Este artigo pertence ao conteúdo do portal Doutrina Positivista

Um País perplexo consigo mesmo"

Lendo o jornal O Globo de 24 de maio de 1998, neste domingo, na sua pagina 47, em um artigo elaborado pelo jornalista José Meirelles Passos, com o titulo, " Um País perplexo consigo mesmo ", o nosso esquecido USA, das grandes atitudes Morais Positivas, por intermédio dos seus lideres políticos, como por exemplo, daquele que foi eleito por três vezes (1933-1945 / trigésimo segundo Presidente dos USA), o venerável FRANKLIN DELANO ROOSEVELT -1882 -1945, com o seu plano NEW DEAL e mais recentemente o Grandioso John Fitzgerald Kennedy (1917-1963), (trigésimo quinto Presidente dos USA). Homens como estes e outros, deveriam surgir no próximo século, para tentar por em ordem, esta grande desordem que o capitalismo democrático, dito como a salvação do relacionamento entre o Capital e o Trabalho, tem nos últimos anos provocado uma desestruturação, da educação dos seus próprios filhos. Digo educação e não instrução.

Diz o jornalista : que o assunto " se refere ao fato de que, os americanos ainda não sentiram temor, diante de um fato corriqueiro da vida".

Me desculpe, mas, este modo de pensar, de que estes fatos são corriqueiros, está muito errado, pois eles tem profundas raízes, de patologia social, em um dos seus tripés, que dá, o sustentáculo de uma sociedade - no Tesouro Moral. As outras duas pilastras são do Tesouro Intelectual e a outra, do Tesouro Material.

Mas, como os governantes materiais, ou melhor dizendo os estadistas, se preocupam somente com os tesouros material e intelectual, se descuidando de escutar e atender os Conselhos dos Governantes Sacerdotais, no que se refere ao Capital Moral, da formação da sociedade; infelizmente, vão os levar, à níveis de risco, de uma possível implosão, se não tomarem à tempo, as devidas providencias cabíveis.

Como o sistema que impera nos USA, é fomentar o consumo e propagar o Eu, em vez do Nós; a disputa, a competição, a luta, a conquista, isto tudo, desde quando a criança é gerada e no período de formação e consolidação do seu caráter, por sofrer influencias de raciocinar, submetido aos sentimentos altamente egoístas, afim de se adaptar, quando estiverem adultas, para não virem a ser molestadas por depressões e desajustes com esta sociedade patológica; algumas crianças, são levadas por influência desta maciças propagandas de heróis violentos, a se comportarem como tais, afim de serem destaques na mídia, sem poder medir as conseqüências dos seus atos, pois ainda não tiveram tempo suficiente de tomar conhecimento do complexo problema humano, cuja as soluções, Augusto Comte, as sugeriu, há muito tempo.

O problema tem a sua origem, não na falta de algo do tesouro material e intelectual, e sim, uma melhor educação visando as grande lacunas de uma Moral Positiva, quase empiricamente esquecida. Mas já poderia estar sistematizada há muito tempo.

O pior é que as soluções encontradas, pelas leis humanas americanas, para estes casos patológicos de agressão juvenil, é de penalizar os jovens, com pena de morte; prisão perpétua etc.

Parece jocoso, mas quem deveriam estar sendo penalizados, seriam os atuais ditos educadores, destas falsas faculdades pedagógicas, que a sociedade burguesa, tem interesse de propagar, para que ela consiga sobreviver, forçando somente a instrução, para que esta massa de crianças possam entrar o mais sedo possível, na luta de mercado, tornando-se os futuros executivos, deste grande País, de tecnologia e business; com vista à geração de Capital Material e Capital Intelectual, se esquecendo que para viver em sociedade, há necessidade, de se fortalecer o Capital Moral Positivo.

Primeiramente, antes de instruir, isto é, alfabetizar, vamos educá-los, isto é, vamos tocar nos Sentimentos, antes de atacar a inteligência.

Quanto aos sentimentos Altruístas, vamos expandi-los, para que ocorra a liberação da ternura.

Quanto aos sentimentos Egoístas, vamos comprimi-los para que ocorra a liberação da pureza.

Não desejamos, nem anjos nem santos. O que desejamos, é minimizar as maldades humanas.

Assim seria possível, criarmos as condições de subordinar a Personalidade à Sociabilidade.

Hoje em dia, quase não existem mais Educadores, existem somente instrutores ou Administradores Escolares, quase nada sabem sobre educação, mas, muito sobre instrução. Conhecedores profundos das Ciências Matemática, Astronomia, Física, Química, Biologia, e quase nada, da Ciência Sociologia Positiva, e nada da Ciência Moral Positiva. Conhecem muita coisa da Metafísica Sociológica e muito mal da Moral Teológica.

Quanto a compra de armas, as crianças nos USA, já as compram subjetivamente, desde que são concebidas, pelos filmes de "cow-boy", dos heróis das forças materiais, e de outras guerras, que o Estado Americano se envolveu.

As crianças desde muito cedo, são levadas a pensar em brigas, em lutas, que são os maiores do universo, que não podem ser contrariadas, pois a resposta, é a violência.

Qualquer distúrbio, são levados aos psicólogos, que são os Chefes do EU - mais egoísmo, e, é assim, que o sistema prossegue de forma mais violenta ; até dentro do LAR, onde a mulher não é mais a MÃE, é a mãe, o Pai, quase não existe; surgindo a famosa Desorganização Domiciliar da Família.

As estatísticas americanas, nos retratam a violência, mas devido ao capitalismo turbilhonar, da vida cotidiana, os Americanos não teem condições, de poderem perceber, a origem destas causas, tão maléficas a sua Sociedade.

Normalmente, querem resolver o problema, combatendo o efeito, gerando outra violência; e nada fazendo para corrigir ou eliminar a causa; e convivendo com o crescente e impossível controle, destes efeitos patológicos, de sua sociedade, vão aos poucos se auto destruindo.

Esta guerra não Química, e nem Atômica, e nem tão pouco Economico-Financeiro, é da Moral Negativa, é lenta, gradativa, é crescente, é mortífera. Se não tratada há tempo, com um antígeno, isto é, com a Moral Positiva, que também é lenta, é gradativa, mas é eficiente; e faz perdurar pacificamente a Sociedade.

No estado atual, em que se encontra a Sociedade dos USA, onde a "Entropia Moral Positiva" é sinalizada para o "zero", nos alertando à tendência para o caminho da implosão de sua sociedade, com todas as suas ciências e tecnologias, das mais avançadas do mundo moderno.

O futurismo acima externado, não é senão, o resultado da extensão do espirito científico aos domínios da Sociologia Positiva e da Moral Positiva, percebida e organizada por Augusto Comte, o Mestre dos Mestres e já comprovada muitas vezes.

A Rede de TV CNN, acha que pelo diálogo e pelos debates, em um meio de "ignorantes", vai ser possível achar uma solução, para os problemas de educação. Está totalmente enganada.

O Senhor Bill Slates, posicionou muito bem a sua pergunta:

" Vocês já se perguntaram por que coisas como essas , não acontecem na Índia e na China?"

Consciente ou inconscientemente, os economistas e os homens de marketing, de hoje, são em grande parte culpados, pelos esforços negativos, da mídia, com base em sentimentos egoísticos, que geram raciocínios, em suas inteligências, de cunho grandemente maléficos à sociedade; complementados pelos psicólogos e instrutores e não educadores, como responsáveis pela formação do modo de pensar, dos "cérebros", das atuais gerações, mais jovens, isto é, sem nenhuma educação positiva; São estes cérebros mais jovens ," disquetes semi-formatados", embuidos de poder, e se acham doutores, em medíocridades, que não podem ser contrariados, isto é, com elevado grau de orgulho, vaidade, espirito de destruição e outros sentimentos egoísticos.

Como quem nada sabe, (sabedoria) pode ser tratado, de forma a não prestar respeito aos mais Velhos Sábios; que lhes querem o bem?

Pois ainda não sabem os seus Deveres, como podem exigir os seus Direitos ?

A crise do "afeto", como foi dito, no texto do artigo, seria melhor que fosse colocado, como a crise do Altruísmo ( Veneração, Apego e Bondade); e em conseqüência, surgem as indisciplinas , que geram as expontâneas faltas de respeito ao pais, e por conseqüência a aparente perda de autoridade dos mesmos.

A disciplina, não é ditadura, quando não bloqueia, nem a criatividade nem o desenvolvimento, isto é, consegue manter a ordem e o progresso.

Não é a consciência de cada um, que manterá a liberdade, ela propagará a liberalidade, que hoje em dia, está tomando uma forma monstruosa e imbecil, de comandar as decisões no mundo.

Os meus irmãos americanos, com a extensão desta técnica de "brain-storm", de alta aplicabilidade dentro de campos específicos e altamente científicos desde a matemática, a astronomia, a física, a química e a biologia, em ciclos de cientistas, é altamente valida. Seria também valido, para os problemas morais e sociais, se já estivéssemos formando cientistas, com profundos conhecimentos das Ciências Sociologia Positiva e Moral Positiva, onde encontramos as Leis Naturais, da mesma forma, que nas cinco ciências, acima listadas.

Mas esta atitude de utilizar técnicas de "brain-storm" com o objetivo de se encontrar soluções não cientificas, e sim fetichistas, teológicas e metafísicas , consultando a opinião publica, que na sua maioria, educada pelos seus sentimentos egoístas, onde se espera que a maioria tenha razão. Pode acertar por acaso.

Como a maioria ignora as verdades da sociabilidade, isto é, as Leis Naturais da Ciência Sociologia Positiva e da Ciência Moral Positiva, registrada por Augusto Comte, ao se consultar uma massa ignorante socialmente, só trará resultado anti-social. Pode por sorte, ameniza mas não resolve.

A maioria de hoje, não é Educada para a Sociabilidade, e sim, para a Personalidade; e economicamente, para o Capitalismo e não para o Trabalhismo; esta é uma das razões do conflito.

Com esta técnica, não iremos encontrar soluções para os problemas sociais, nas opiniões do atual público, totalmente deseducado positivamente. Não está na pesquisa de opinião, a solução para os problemas do comportamento do Jovens, e sim na Ciência Sociologia Positiva e na Ciência Moral Positiva, que são desconhecidas da maioria dos intelectuais e estadistas do atual Mundo. Pois, no momento que passarem a realmente conhecerem estas duas ciências, não haverá mais necessidade de se ficar filosofando saídas teológicas e metafísicas, dentro de tantas universidades, cujo os recursos ali locados, seriam muito bem empregados, na melhoria do bem social, de muitos desnutridos e famintos humanos.

O "Afeto" ou carinho, como disse o Professor, Doutor Universitário, de um centro de metafísica, da Escola de Medicina da Universidade de Minesota nos USA, é a solução para o problema .

Afeto é a forma delicada de se transmitir algo ao ser humano. Se transmite certo algo errado, nada adianta, somente facilita o aprendizado, errado. Errado socialmente.

É pena, que este Senhor Professor, desconheça o que Augusto Comte percebeu, com a ajuda de outros cientistas de sua época, principalmente o Dr. Gall, que a "Alma" humana é formada de 18 funções cerebrais ou órgãos cerebrais - sendo 10 do Sentimento ; 5 da Inteligência e Três do Caráter. Alertando que os Sentimentos comandam a Inteligência. Julho de 1851.

Esta mania de se perguntar a opinião de ignorante, em lugar errado, para se procurar o certo, jamais dará resultado Cientifico; pois sabemos que só a ciência, unirá o Homem.

Ainda no texto do artigo jornalístico, em análise, verificamos que se gasta muito dinheiro em pesquisa, como fez a Clinica Mayo, de Rochester, que teve necessidade, por meio de ferramentas matemáticas, tal como a estatística, concluir que a família é algo importante na sociabilidade. Isto é, que os jovens americanos na década de 60 , perderam 10 a 12 horas de contato com os seus pais, devido a ambos, estarem trabalhando fora do Lar.

Não é possível que os Doutores da Clinica Mayo, tenham que recorrer, a métodos estatísticos, para concluírem que a família é algo importante para a sociabilidade, principalmente na Educação dos Jovens, quando necessitam da Mulher-Mãe para estar ao seu lado. Cabe aqui lembrar Aristóteles, o Príncipe dos Filósofos, que dizia : " Divisão dos ofícios e união dos esforços".

Vamos buscar recentemente na própria sociedade americana o parecer de um "Cientista Político" ( Cabe aqui alertar que Política jamais será Ciência ; sempre será uma Arte do Bom), o Cientista Político e Historiador Edward Nicolae Luttwak, em 14 de junho 1995, em sua entrevista na Revista Veja, "A competição entre empresas e entre as pessoas, estão se auto-destruindo; se destroi as pessoas, as empresas e finalmente destroi o próprio país - USA . Esta disputa desenfreada está tirando a serenidade da vida, a tranqüilidade da convivência familiar e concentrando a renda como nunca se viu sem sangue, na História recente da Humanidade".. "No Sul da Itália , o perder o emprego , significa pouco . O sujeito encontra apoio emocional e material na Família. Lá não existe a eficiência e liberalidade de Manhattan. No entanto, no ambiente rural, com liberdade, ninguém precisa de "Turbocapitalismo ", ou melhor de Capitalismo-Egoísta , pois a vida econômica, não é que seja estável; é que as famílias, possuem a Mama, que emana empiricamente a Moral Positiva, sem saber -; o Sr. Luttwak, não percebeu devido a sua formação; que isto não é, como ele disse, que a parte Moral Positiva, deve ficar para os pregadores ou pastores Americanos; mas o que adianta se os pregadores teologistas, não satisfazem com a suas pregações, os argumentos científicos das suas "ovelhas", e provocam a suas debandadas. Na Itália, estas pregações de Moral Positivas ficam para as Mães - as Mamas; verdadeiras Mulheres, de Grandes Famílias . Grande aqui não implica em riqueza material, e sim em Riqueza Afetiva Altruísta, como já vimos é gerado pelo Trabalho Moral, que está acima da Classe de Trabalho Material e Intelectual .

Como vivemos em uma fase revolucionária da Humanidade, é difícil de entender, que a função da Mulher está fadada a Educar Moralmente os Homens, e os Homens tem por obrigação administrar "Industrialmente o Mundo", desmilitarizando-o gradativamente. Mas a Mulher, jamais poderá ser explorada . Esta sua função, tem que ser muito bem remunerada materialmente, em igualdade de condições com o Pai de Família.

Jamais, a Mulher-Mãe deverá abandonar as crianças entre 0 e 14 anos , para se dedicarem ao trabalho industrial, na disputa inadequada com os Homens. Os sexos não são opostos, são Complementares.

É de 0 a 14 anos que se forma o Caráter e se molda os Sentimentos Humanos. Uma creche não passa esta Educação aos alunos, pois creche não tem filhos, tem negocio.

Meus caros humanos que habitam os USA, vamos mudar um pouco o modo de sentir, pensar e agir, para evitarmos a auto-destruição de uma Nação, que chegou a tão elevado nível material e intelectual, mas tem deixado a desejar, no Nível Moral Positivo, e que repercute violentamente no seu nível de Sociabilidade.

Saúde, Respeito e Fraternidade.

P.A. Lacaz/ Positivista