Este artigo pertence ao conteúdo do portal Doutrina Positivista
Pais e Filhos Desempregados
Com o título, "Os Filhos do Desemprego", na pagina 39, do Caderno Economia, do Jornal O Globo, de domingo, 24 de maio de 1998 - encontrei um artigo escrito, pela Jornalista Flávia Oliveira, onde me deparei, com mais um dos problemas sociais e morais, das atuais políticas traçadas pelos nossos governantes temporais.
Ao afirmar que Roberto de 23 anos, após ter colado grau, é mais um, a "engrossar" a estatística, que faz sofrer a Família Brasileira; bem como o "estudo do economista Lauro Ramos, do IPEIA, que mostra que, a taxa de desemprego dos filhos, chegou a 14,6% e que, este número, é quase três vezes os 5,4% registrados entre os chefes de Família; e que, é também grave, se comparado à media brasileira, que naquele mês atingiu 8,18%, segundo o IBGE".
Fiquei ainda mais atônito, em saber que os filhos de Famílias, ainda pertencem a uma Família, que possui organicamente um chefe(Pai) e uma Mãe, sendo que esta última, que deveria se dedicar à formação Moral dos filhos, remunerada com a metade do saldo liquido do salário que o pai viesse a labutar, para sustentar toda a Família. Pois é da Mulher-Mãe, que ao ser Educada, surge a única possibilidade de se formar Moralmente o Homem/Mulher.
Jamais será de Creches; pois Creche não é Mãe ; Creche é negócio visa Lucro, jamais visa plenamente afeto altruístico.
Parece estranho esta proposição Positivista, mas é a única saída harmônica. Sabemos que hoje em dia, é meio difícil de ser compreendida, esta proposição, mas cabe alertar aos sexos não opostos e sim complementares, estas idéias. E por outra parte, um erro não justifica outro, pois devido ao homem escravizar ainda a mulher, não justifica a mulher vir a ser rebelde aos homens.
Temos que educar os sentimentos dos dois, e não estimular o conflito entre eles.
No entanto, não sei a onde o nosso atual Ministro do Trabalho, Senhor Eduardo Amadeu, mais um economista das estatísticas, e da frieza dos números, dizer que o "lado bom do número, é que o Brasil, tem preservado o emprego dos Chefes de Família" - Isto significa que o membro com mais participação, da renda familiar, tem sofrido menos com o desemprego"
É lamentável visão tão curta dos problemas sociais e morais, deste nosso "moldado" Ministro do Trabalho.
Para o nosso Ministro, o Papel aceita tudo, e responde tudo.
Primeiramente, o crescimento econômico em vez de desenvolvimento econômico, não aumenta as vagas para trabalho, só incrementa o desemprego; segundo, é que, a tendência das famílias, por razoes diversas do capitalismo, é fazer com que os Homens venham a competir entre si, bem como as Mulheres entre si, e também os Homens conta as mulheres, e as mulheres contra os homens, provocando este desequilíbrio monstruoso e caótico, deste mercado realmente tenebroso, para o ser humano, que deseja a sociedade mais pacifica.
Mesmo que fosse uma família organizada, na concepção hierárquica, e jamais de regime ditatorial retrogrado ou liberal, o salário ganho hoje por um Chefe de Família, é uma desgraça, é miserável, não dá para vencer o mês, se tiver 3 filhos.
Neste momento, não vejo muito mais pais de família ocupando os cargos de chefia nas empresas, só vejo os filhos, e seres desquitados, com salário dos pais, e desta forma destruindo a instituição social, mais bem realizada pela humanidade, que é a Família.
De mais a mais, tem se notado que grupos de mulheres, estão tomando o lugar dos homens, disputas desiguais; pois a mulher realmente para certos tipos de trabalho executa bem melhor que o homem, e ao mesmo tempo são manobreiras. Este tipo de problema, para os homens, já foi percebido no Japão, mas a sociedade japonesa, já esclareceu que o lugar da Mulher é na educação Moral dos seus filhos. Caso ocorra a disputa entre homem e mulher, no Japão, a sociedade japonesa se auto-destroi, mais rapidamente que as outras.
No nosso caso, a nossa sociedade está de a muito desorganizada, somente que os que governam ainda não perceberam, e se perceberam, não estão tendo condições de organiza-la .
Um Ministro que só estuda por meios de numero, jamais irá perceber, os problemas mais profundamente. As soluções não são pela Ciência Matemática, e sim pelas Ciências Sociologia e Moral. Fica difícil para um Metafísico - Economista, enxergar cientificamente as soluções destes problemas, pois a matemática tem por obrigação somente registrar os fatos já ocorridos, e não apresentar soluções, para este tipo de ocorrência. O que devemos é providenciar as ações necessárias, antes que elas ocorram. Indicação de tendência, é diferente da de solução. Já se chegou a fundo do poço, não há mais que analisar tendência.
Quanto a entrada de crianças e jovens, no mercado de trabalho, o Positivismo, não pode concordar, com esta total desorganização, que aparentemente não tem solução, pois que, os Governantes Temporais, do Sistema Capitalista Democrático, desconhecem, de que há condições, em um outro Sistema, O Trabalhista Sociocrático, que serviria como meta, para melhoria de nossa sociedade.
Se tomarmos conhecimento, das proposições, sugeridas por Augusto Comte, como o Maior reformador social, por meio de uma linguagem, mais simplificada ao entendimento, vamos buscar no Catecismo Positivista Elementar, escrito por Luis Lagarrigue, traduzido por Hernani Gomes da Costa e Paulo Augusto Antunes Lacaz; e o vernáculo, revisado por Albino de Bem Veiga - Membro da Academia Rio-Grandense de Letras, vamos encontrar com facilidade, um diálogo entre um Sacerdote Positivista e sua Mãe, vivendo em um Regime Sociocrático, governado por um Dogma Cientifico, e, em um Culto Sociolátrico, onde estão definidas, para o Ser Humano, as diversas faixas de idade e suas respectivas atividades, dentro da Sociedade plenamente organizada. V
ejamos alguns trechos, desta parte, deste Catecismo, que elucida de forma disciplinar, não bloqueando a criatividade e nem o desenvolvimento, mas eliminando a maldade.
"Mãe -
O que é o Culto Sociolátrico?O Sacerdote-Filho -- É o Ato de Adoração Pessoal ou Intima; Doméstica ou Familiar; Pública ou do Templo; todas estas três, referentes ao Gran-Ser, isto é, a Família, a Pátria e a Humanidade .
A Mãe - O que é o Culto Pessoal ou Íntimo ?
O Sacerdote-Filho - É o Ato da Adoração do Gran-Ser Família, representado pelas Mulheres, presididas pela Mãe.
Cabe lembrar que a espécie humana ainda está muito longe de alcançar a plenitude de seu aperfeiçoamento moral, social e mesmo biológico ( saúde, devido ao equilíbrio psíquico).
Esta é a razão pela qual, vemos hoje, tantos exemplos de mães desnaturadas ou de má índole. Pois o natural encaminha para o bem, o desnaturado para o mal .
Por isto, necessitamos EDUCAR AS MÃES .
Educar não é só instruir : é transferir Sabedoria com Base no Amor
Altruísta .
A Mãe - Como se realiza este Ato de Culto Pessoal ou Íntimo ?
O Sacerdote-Filho - Realiza-se por meio de Orações Diárias .
Estas Orações se referem a nossa satisfação em lembrarmos dentre as Mulheres Santas ; aquelas que são do Seio da Nossa Família, que objetivamente ou subjetivamente, diretamente ou indiretamente, nos trazem o bem estar interior ,conduzido-nos sempre para o caminho do Bem ,isto é, de tornar-se Altruísta.
A Estas Lembranças, segue-se a Expansão dos Sentimentos que estas Mulheres Santas nos Inspiram ; nos alimentando e nos proporcionando uma das razões de nos mantermos Vivos - Razão de se - Razão de Existir, isto é, de fazer o Bem ; ser Altruísta.
A Mãe - Agora meu filho querido, me explique : o que é o
CULTO DOMÉSTICO ou CULTO FAMILIAR ?
O Sacerdote-Filho
- Oh ! Minha Venerada Mãe, este Culto é o Ato da Adoração do Gran-Ser PÁTRIA; Culto este que invoca as Mães dos Chefes de Família; e na Adoração do Gran-Ser Humanidade, invocando a pela Virgem Mãe .A Mãe -
Como é realizado o Culto Doméstico ou Familiar do Gran-Ser Pátria ?O Sacerdote-Filho - Por meio de Orações Semanais transmitidas pelo Chefe da Família- O PAI .
Estas Orações tem por finalidade estender o Amor, a um Círculo mais Amplo de Relações Humanas, através do PAI . Estas Orações, fazem sentir, principalmente nos Filhos e também na Mulher-Mãe, a comunhão - religiosa da Família com a Pátria, demonstrando assim, que a Família está ligada e subordinada a Pátria e que, a felicidade da Família, depende da Harmonia de sua Pátria e o relacionamento desta com todas as demais Pátrias que habitam esta Querido Planeta Terra .
Lembro-me minha Mãe , que meu Pai sempre falou que devemos amar o Brasil. A Forma que ele dizia para amarmos este Brasil era de lembrarmos dos Mártires e dos Grandes Vultos, que lutaram para o bem da maioria desta parte da Terra, para o Sucesso e Felicidade do povo que aqui vive, e não para a exploração da maioria por uma minoria .
Filho , Papai dizia : " Seja correto em suas ações, justo e sempre de pé, ainda que o mundo lhe caia pela cabeça "
"Nunca se misture com a ambição excessivamente egoísta, não se esquecendo que os atributos do coração e de escrúpulo, no exercício das funções públicas ou particulares, devem constituir o requisito principal ; a base em que assenta a capacidade construtiva e também exemplar de cada cidadão" ."O Homem honesto, em toda parte está em segurança:
"A tranqüilidade de espírito é o Grande prêmio da Virtude".
Minha Mãe ; agora vou fechar os olhos, deixando-me fluir mais uma vez, de volta no tempo, para trazer Subjetivamente, a Imagem Colorida e a Voz do meu Velho e Querido Pai , que naquelas noites de inverno, noites de breu ,onde as estrelas ficam mais nítidas, ensinando-me a reconhecer as constelações do Cruzeiro do Sul ; de Orion ; de Procion ;de Cirius ;de Canopis ; do Triângulo Austral ; de Escorpião ;da Espiga ( Alfa da Virgem), que são visíveis no Hemisfério Sul .Meu Pai nesta ocasiões aproveitava para relembrar-me as Gloriosas façanhas dos Grandes Navegadores. Estes bravos Peregrinos dos Mares utilizavam estas estrelas nos seus astrolábios, para orientarem-se nas suas viagens. Muito mais tarde, com a Proclamação da República, estas estrelas foram homenageadas por Teixeira Mendes, que as inseriu no Pavilhão Nacional. O Cruzeiro do Sul é relembrado, em destaque, acompanhado da Divisa Política do Positivismo -"Ordem e Progresso", que faz parte de um dos nossos quatro Símbolos da Pátria .(Armas Nacionais; Selo Nacional ; Hino Nacional e Bandeira Nacional).
A Mãe -
Como se realiza o Culto Doméstico ou Familiar do Gran-Ser Humanidade ?O Sacerdote-Filho -
O Culto realiza-se por meio de Orações Coletivas transmitidas diariamente pela Mãe, e por meio dos Sacramentos Sociolátricos, que ligam a Família à Humanidade nos Templos da Humanidade.A Mãe - Meu querido Filho: quais são os Sacramentos Sociolátricos ?
O Sacerdote-Filho - Estes Sacramentos Sociolátricos, que ligam a Vida Íntima à Vida Pública, são nove e estão abaixo relacionados para o Estado Normal . No entanto, temos o permanente dever de procurar, desde agora, e tanto quanto possível, nos espelhar e nos aprimorar, tomando como base, os
nove Sacramentos abaixo descritos.
Tratemos pois de cumpri-los, gradativamente até a sua Plenitude !
1) A Apresentação : Este Sacramento foi praticado por todas as religiões. No Positivismo, seu significado é de obrigar moralmente os pais a educarem o recém nascido na Religião da Humanidade. Neste Sacramento, o Positivismo herda do Catolicismo a nobre instituição dos padrinhos, que devem suprir os pais, se estes vierem a faltar. Até os 14 anos o Filho será educado, pelos pais, e, em especial pela Mãe.( Primeira e Segunda Infância : 0-7 e 8-14 anos )
2) A Iniciação : Este Sacramento é recebido pelos"Juniors",de 15 a 21 anos ( adolescência) .Através desta cerimônia, o rapaz e a menina são confiados ao Sacerdote da Humanidade, para receberem, gratuitamente do Sacerdote, o seu Mestre, que os acompanhará em sua evolução, e ministrará, durante todo este tempo, os ensinamentos teóricos, que por sua vez compreendem :
a) A Filosofia Primeira, ou seja , o conjunto das 15 Leis Universais da Fatalidade Suprema ou Destino.
b) A Filosofia Segunda, ou seja, o conjunto de todas as leis compreendidas nas sete Ciências Fundamentais, que são : Matemática, Astronomia, Física, Química , Biologia, Sociologia e Moral
Este ensinamento durará até os 21 anos , quando então será administrado aos que estiverem suficientemente preparados , o Sacramento da :
3) Admissão : Desde os 22 até os 28 anos, os jovens - "Seniors" ( Juventude), entram em contato com a vida afim de encontrar sua verdadeira Vocação, e encontrando-a recebem, aos 29 anos , o Sacramento da :
4) Destinação : Desde os 29 aos 42 anos (Virilidade ) - Este Sacramento só era, e ainda é realizado nas outras religiões, aos que desempenhavam e desempenham certas funções Superiores , como por exemplo, na ordenação dos Sacerdotes e na consagração dos Reis. No Positivismo , entretanto, onde todas as funções são indispensáveis à existência Social, desde as aparentemente mais humildes até as mais elevadas, todos recebem o Sacramento da Destinação. A Pessoa escolhe a profissão e o Sacerdote o consagra, para que ele exerça sempre esta carreira livremente escolhida em nome da Humanidade .
5) Matrimônio : Entre os 21 até 28 anos para a Mulher, e entre 28 até 35 para os homens, como regra geral .
Ao Sacerdote caberá analisar todas a exceções caso a caso .
A Finalidade do matrimônio, segundo o Positivismo, é o aperfeiçoamento recíproco dos Cônjuges, cujas resultantes de suas ações repercute tanto fora como dentro do lar .
O casamento começou pela poligamia, para chegar a monogamia, que foi consagrada pelo Catolicismo. O Positivismo avançou muito mais, estabelecendo como ideal religioso deste Sacramento, a indissolubilidade ; mesmo após a morte de um dos cônjuges. Esta modificação não é arbitrária, nem artificial, pois realizada espontaneamente, pelas naturezas cheias de pureza e cheias de ternura . Este gesto sempre mereceu a simpatia, o respeito e a profunda admiração de todos .
Na verdade , as pessoas que se querem intensamente, não se sentem nem um pouco estimuladas a contrair novas núpcias. O cônjuge que permanece vivo, guardará espontaneamente a memória do morto, e só a idéia de um segundo matrimônio lhe parecerá uma infidelidade .
Depois do matrimônio, vem o Sacramento da:
6) Madureza : Desde 43 até 62 anos .
Até a Madureza , podem ser perdoados muitos erros que não seriam perdoados mais tarde. As pessoas entram na Madureza, no período de plena responsabilidade, no qual devem tratar de cumprir a sua missão, de modo a merecer depois de sua morte, a Incorporação na Humanidade.
Explicação sobre a Incorporação vem no item 9.
7) Retiro : Dos 63 anos até a Morte .
Aos 63 anos se confere o Sacramento do Retiro.
É muito justo que o Homem descanse em sua velhice, desde que tenha dignamente preenchido e colaborado em sua função social ativa ou passiva **. Este homem passa então, do trabalho ativo ou passivo se assim desejar, para o Trabalho de Conselheiro - Consultoria, para o qual o predispõem sua idade, sua experiência, sua disposição corpórea e psíquica e o seu "Know-How".
** O proletário passivo é o mendigo.
8)Transformação :
Este Sacramento, no Positivismo, é feito pelo Sacerdote da Humanidade, apreciando o conjunto da existência objetiva que se acaba, misturando-se com as lágrimas da família e os pêsames da sociedade, presenciando os últimos atos corporais do moribundo, com o objetivo de registrar as impressões finais daquele que poderá se transformar em uma parcela Subjetiva do Gran-Ser. As cerimônias referentes a este Sacramento estendem-se até a inumação (enterro) .
9) Incorporação :
Este Sacramento , minha Mãe, é o último na seqüência dos Sacramentos da nossa Religião, que acompanham a Vida Humana do Berço ao Túmulo.
A Senhora pôde vislumbrar, que cada parte importante de nossa vida foi comemorada, por sacramentos e ligam a existência do homem e a existência da Humanidade .
Sete anos depois da Morte ou Transformação, verifica-se, o Sacramento da Incorporação. Este consiste no julgamento, cujo esboço deste sacramento, a Antigüidade Teocrática fornece ao Culto Sociolátrico .
Quando o Morto for considerado Digno de ser Incorporado à Humanidade , seus restos mortais serão conduzidos ao Bosque Sagrado, em sepulturas conjuntas com seus entes queridos.
Este Bosque Sagrado circunda cada Templo da Humanidade .
A Incorporação deve abraçar também todos os dignos auxiliares de cada Verdadeiro Filho da Humanidade, sem excluir os nossos queridos amigos animais, que compartilharam das nossas alegrias e tristezas .
Os Nossos Nove Sacramentos Sociolátricos tem portanto, um caráter profundamente Social e nada de Teologia ou de Metafísica .
A Mãe - Acabamos de ver o Culto Doméstico à Humanidade. .Agora meu Filho , explique-me com toda clareza que lhe é peculiar : o que é o Culto Público ?
O Sacerdote - O CULTO PÚBLICO, Mamãe, é a adoração Pública do Gran-Ser - Família, Pátria e Humanidade, por meio de 81 cerimônias anuais que se celebram nos Templos da Humanidade ; e por Cerimônias Mensais, Semanais e Diárias , que comemoram os Grandes Vultos da Humanidade .( vide folha 985 -do "O Ano Sem Par ", de Teixeira Mendes -112/46/1900 )
Cinqüenta e duas cerimônias do Culto Público, realizam-se aos domingos, sendo as demais, por sugestão de Augusto Comte, distribuídas nas quintas feiras, consideradas Feriados. No entanto, para os dias de hoje, foram deslocados para o Sábado
.Depois desta razoável explicação das fases, organizadas da Vida Humana, verificamos que o capitalismo, sempre procura escravizar o ser Humano, por um lado, e Mercenarizar uns poucos, do outro lado. Os dois lados, Proletários e Patronais, são necessários; mas não como conflitantes.
Quanto a entrada dos Jovens no mercado de trabalho, como vimos nos textos do Catecismo Positivista ou Catecismo Cientifico, deveria ocorrer somente quando atingirem a idade do Período da Destinação. Este planejamento de Idade, é feito para dar tempo do Chefe da Família, se aposentar e ser substituído, pelo novo chefe de família, de forma Sociocrática; e com certeza, não ser um Jovem sem responsabilidade Social. O Chefe de Família, deve estar concientizado, de comum acordo com sua esposa, de terem no máximo, três filhos, por razões de ordem espiritual e não material.
É normal em um sistema egoísta, "que o Jovens tomem o lugar dos mais velhos", como disse o Ministro , pois no seu pensamento, ele jamais ficará velho.
Os jovens deveriam tomar o lugar do velhos, somente quando os velhos, atingissem a idade do Período do Retiro. No entanto isto tudo só será possível se uma serie de medidas organizacionais da sociabilidade viesse a ser posta em prática. Para isto basta sermos educados pela Moral Positiva, no que se refere ao seu sub-item, a Moral Prática, A Pedagogia é uma pequena parte da Moral Prática.
Infelizmente esta forma desumana de disputa entre os Jovens, criada pela maldade da criação educacional, dita moderna, que é fundada, nos Sentimentos egoístas ; acrescida da pouca oferta de emprego redunda em se ter como argumento, que a maioria dos jovens, devem aguardar a sua melhor qualificação técnica, para melhor disputar as poucas vagas existentes, traz grandes conflitos, intermináveis, sem solução para a paz humana.
Na Sociedade Trabalhista, estes jovens só iriam consumir, o que desejassem , após constituir família, já no Período da Destinação, não como agora com esta gastança supérflua, com vista somente para o EU (egoísta); lembrando por outro lado, que as riquezas do Mundo Material são limitadas e tendem a acabar. Coitados das próximas gerações, se não mudarmos esta desgraça onde vivemos.
Se é para consertar, vamos alterar alguns pontos, para evitarmos os constantes conflitos e o rápido desaparecimento das fontes de Matérias Primas não renováveis.
O Chefe de Família (Pai), hoje em dia, além de ter que aceitar, qualquer salário, para garantir as necessidades da Família (Pai, Mãe Filhos), provocando a queda de padrão de vida, chegando ao nível de sobrevivência - miserabilidade, principalmente quando abandonado pela mulher e os filhos; que arrumam trabalho com salário mais baixo.
Quando a mulher ficava em casa, e não disputava o mercado de trabalho industrial com o homem, problemas existiam e existem de maltrato do homem à mulher, o que está muito errado. Mas o homem sustentava a mulher, bem ou mal, mantinha a família, e educava os filhos, de forma mais ou mesmos moral; mas fazia da mulher escrava, o que está violentamente errado.
Agora a grande maioria das mulheres, quando sentem, que o marido vai perder o emprego, ou vai baixar de nível material, e se ela também trabalha, ela acha um meio rápido de se separar.
Um erro não justifica um outro, errado estava, e ainda está, o homem, em ter feito, e ainda fazer, a mulher de escrava.
O outro erro da atual forma de relacionamento é fazer o homem, perder o seu lugar de trabalho na Industria, pela mão de obra da mulher, mesmo que esta seja mais capaz, no campo material.
O que seria certo são as mulheres mães, que necessitam formar os seus filhos, pela Educação Moral, sejam remuneradas, por tal dedicação, pelos seus próprios maridos.
São estes maridos, que vão buscar o controle do Mundo nas Industrias e nos Exércitos.
Por esta dedicação, de educar moralmente os filhos, os maridos deveriam sempre às idolatrar, e jamais humilha-las ou desrespeitá-las. Em contra partida, as Mulheres Mães, pelo sentimento de Posse, estremados pelo afeto de ternura, transferir aos seus filhos a grandeza deste Amor Casal, que está acima do relacionamento, de qualquer um dos instintos egoístas, de sexo, nutrição etc.
O correto será, que de 0 a 14 anos as Mulheres Mães, eduquem Moralmente os Filhos; e os homens após 28 anos, não lutem industrialmente para melhorar o mundo, e sim, vivam para trabalhar harmonicamente, com vista a melhorar socialmente o mundo.
As mulheres devem se dedicar ao culto do Belo - Belas Artes ; e ao Culto do Bom, as Boas Artes.
Desta forma, o Mundo estaria mais harmonioso, e o Amor entre os Homens, estaria superando , os instintos guerreiros, hoje em dia, tão danoso à sociedade.
É lamentável, que o Secretário do Ministro do Trabalho, o senhor André Uraní, deixa a desejar, em qualidades humanas altruísticas, para afirmar que, que o emprego sem carteira, pode ser considerado de pior qualidade, pois estes trabalhos são sobretudo ilegal.
Gostaria de saber, se quem não tem carteira de trabalho assinada, por um patrão, hoje em dia, deve procurar o seu sustento, a onde? Se grande parte dos patrões, não gostam de assinar carteira, para não recolherem os absurdos impostos, que são cobrados pelo Estado, que o Secretario representa.
Este Senhor não tem sentimento algum da linha de AMOR; deve ter sido formado, para raciocinar na linha de sentimento egoístico, que as universidades retrogradas, da metafísica, procuram formar, para o mau estar constate da sociedade , ou melhor das personalidades, altamente destruidoras de hoje em dia, na visão dos neo-liberais, os oportunistas e subjetivistas, que projetam os seu próprio EU, para a solução que são a do próprio Nós.
A Vergonha e o Brio, lhes faltam, na santa ignorância do universo do desconhecido labuto das trevas do não saber, o que o Grande Mestre, Augusto Comte, já demonstrou cientificamente, com as saídas, para as soluções do Bem Estar Social, " aqui na Terra.
O Senhor Uraní, é anti-filósofo, é apadrinhado das Universidades Teológicas e Metafísicas . " É Triste".
Aproveitando o mesmo Jornal, na pagina 40, o artigo da Jornalista Germana Costa Moura - " Homem que ganha até três salários, corre o risco de demissão", aproveito a oportunidade, para tecer alguns comentários :
Como o Capitalismo é ingrato com o Ser Humano; bem como o comunismo, o nazismo, o fascismo, isto é, qualquer tipo de regime de força, tipo de socialismo de conflito; fica bem claro, no entanto, que sou a favor de um regime socialista pacifista, isto é, da Sociocracia, dito utópico, mas não quimérico.
O Capitalismo, recorre ao lucro, a redução do custo, para incrementar a competitividade e a marginalidade do Trabalhador, que é tratado como custo, e não Ser Humano, como o Seu Patrão o É. É expancionista e altamente egoísta.
Esta propagação do comportamento egoista, vem fortalecer cada vez mais, a destruição da instituição familiar, principalmente do Chefe de Família, desorganizando a Sociedade, que já se encontra em um Caos, quase que perfeito.
Não estamos longe, devido as mulheres perdendo a noção de pureza e de ternura, iniciarem com os homens, que de a muito já haviam perdido estas noções, virem `a disputarem entre si, nos jogos, nos trabalhos, por lutas intelectuais e por lutas corporais, para se manterem na vida. Que loucura!
Voltaremos à pré-história.
Tenho notado, que dentro das Industrias Jornalísticas, e também em outras, que as mulheres vem ocupando cargos de chefia, subchefia etc., pois elas por terem a capacidade de "manobrar", dominam a tática, mas usam os homens para a parte que lhes faltam, que é a da criatividade, isto é, a estratégica.
Assim, o número de mulheres tem elevado brutalmente, principalmente nos meios de comunicação. Artigos sérios, normalmente são eliminados, pois são poucas as mulheres, que percebem o seu valor, para publicação. Pois as inteligências são complementares - Vide Teoria Cerebral de Augusto Comte -
Uma das sete teorias da Ciência Moral Positiva - Ligada a Moral Teórica.
A luta entre homem e mulher, e mulher e homem, criando, como por exemplo, o Canal de TV da Mulher, uma afronta aos homens, provoca a discriminação, gerando mais um crime, contra a Humanidade.
Nesta noção de que somente, o ser humano qualificado, para a escravidão capitalista, pode obter emprego, produz o terrível mal para os bem educados, mas maus instruídos tecnologicamente, criando um batalhão de miseráveis. Há necessidade de se reduzir custo, e considerar a mão de obra um custo; as maquinas tem eliminado o Ser humano, reduzindo a necessidade de seu trabalho.
"analfabeto não tem mais vez" , diz a reportagem.
Perguntamos: O que faremos com eles? Os jogaremos no "lixo" ?
Puxamos a descarga?
Os analfabetos não são seres humanos?
Eles não querem ser analfabetos, são porque a sociedade os fez.
Esta geração trata os desempregados, como meros refugos ou massa humana criadores de problemas. Não foram eles que criaram tais problemas, e sim, os que evoluem egoisticamente nesta sociedade de Consumo de Supérfluo.
No Japão quando se deseja substituir um funcionário, ou a empresa por qualquer razão tem necessidade de ser fechada, os repensáveis patronais, tem que procurar emprego para estes funcionários, antes de fechar empresa . Se isto ocorrer nos USA, ou melhor no Ocidente, os diretores estariam demitidos antes dos proletários. No Brasil, a legislação é a mesma, do Capitalismo Selvagem.
O Amor ao próximo, é nenhum. Isto é realmente anti-social, no entanto esperamos que enxerguem, que a vida humana, tem por necessidade, para se manter, "Viver para Outrem" , "Viver às Claras" tendo o "Amor por principio, a Ordem por base e o Progresso por fim"; se não, a sociabilidade ficará, subordinada à personalidade - e desta forma, a sociedade desaparecerá, ou melhor, somente existirão conflitos violentos, como hoje em dia, já temos exemplos gritantes desta verdade, principalmente nos países onde predomina o capitalismo.
A única saída, é pela divisão dos ofícios e união dos esforços, de forma harmônica, não escrava e não mercenária.
Saúde, Respeito e Fraternidade
P.A. Lacaz / Positivista