Este artigo pertence ao conteúdo do portal Doutrina Positivista
Bananal, 13 de Bichat de 212
Bananal, 15 de dezembro de 2001
O Método e as Doutrinas
Não devemos faz confusão entre o Método, e as diversas formas de Doutrinas ou Religiões existentes.
O Método, é um só.
Vejamos a explicação pela análise científica, segundo a Teoria Cerebral de Augusto Comte, hiper moderna, como 2+2 são 4 ; e como a soma dos ângulos internos de um triângulo perfaz dois retos. " queiram ou não os Reis, os Deuses, o Deus", ou hoje em dia, os poderosos do Grupo dos 8.
No Homo-sapiens, no Homo-economicus e no Homo-altruisticus, o Método, isto é, os raciocínios elaborados pelas ferramentas ou órgãos cerebrais do Ser Humano, é o mesmo ; mas a base diferencial, está em primeiro lugar, criada pela formação da Inteligência, que pode raciocinar, influenciada pelos Sentimentos, de três formas distintas:
a) Pelas Ficções – Fetichistas ou Teológicas
b) Pela forma Metafísica ou Abstrata - Entidades.
c) Pela forma Científica ou Positiva – Leis Naturais
Estas são realmente as diferenças.
Assim se percebe, pela forma final da evolução humana; pela forma © acima indicada, a Fé Demonstrável, com base nas Leis Naturais Científicas, em que pelo :
Amor; pela Fé Demonstrável e pela Ação, dão razão de vida, aos de nível altamente Altruísta, Intelectualmente culturados Cientificamente e de Ação Social; substituindo a esperança, pelo ato de agir, para o bem comum.
A operação cerebral, com base neste Método, utilizando estes três níveis de Inteligência – Ficção ; Metafísico e o Científico ou Positivo, é que geram as diferenças entre as Doutrinas ou Religiões, existentes ou por vir.
Dentro da Doutrina Positivista, encontramos os seus Dogmas ou Leis Científicas, onde estão depositadas os esclarecimentos da fé demonstrável; que podemos grupa-las em :
1) Filosofia Primeira – ou as 15 Leis Universais, conhecidas como Fatalidade Suprema, comum as 7 ciências Positivas.
2) Filosofia Segunda ou as 7 ciências – Matemática, a Astronomia, a Física, a Química, a Biologia, a Sociologia Positiva e a Moral Positiva; que possuem os sete atributos simultâneos : reais, úteis, certas, precisas, orgânicas, relativas e sociais.
3) Filosofia Terceira ou Tecnologias.
Na Filosofia Segunda, estas ciências são dispostas, na série indicada, e conhecidas como Série Enciclopédica. Tem sua razão de ser.
a) Se analisarmos da Matemática para a Moral, por enfoque objetivo, isto é, pelo que ocorre no Mundo, temos:
A Generalidade decresce da Matemática para a Moral, e
A Complexidade cresce da Matemática para a Moral.
b) e se analisamos pelo enfoque subjetivo, teremos:
A Generalidade decresce da Moral para a Matemática, e
A Complexidade cresce da Moral para a Matemática.
Com base neste pequeno resumo, que mostra a forma com que a Inteligência, funciona no conjunto das Leis Naturais, desde a Matemática à Moral Positiva; e tomando como ponto de partida, que devemos procurar analisar, como ocorrem os fenômenos naturais, e não os por quês, surgiram estes fenômenos; faz com que a Doutrina Positivista, seja a mais lógica de todas as Doutrinas, até hoje registradas pelo cérebro humano, para o bem estar deste humano. Pois explica o comportamento Social e individual do Ser Humano – mostrando o caminho da Paz, e alertando para as suas ações Futuras, com base no Passado, pois o Presente é um " Flash", que à tempo, podemos moldar ou manobrar.
Esta Inteligência é com certeza influenciada pelos Sentimentos, que podem ser egoístas ou Altruístas, que por sua vez, como já foi dito, dá um feed-back aos sentimentos, que se alteram , gerando estados de emoção, na defesa ou na conciliação.
O Problema atual do Mundo, sempre foi o da excitação do egoísmo humano.
E finalmente a ação ou Caráter, que depende da Coragem, da Prudência e da Perseverança, com vista à Ação ser desencadeada ou não.
As outras Doutrinas agem com base no sobrenatural e na metafísica, que não são demonstráveis, e normalmente conflitantes com a realidade terráquea; onde tudo é relativo, e nada é absoluto, bem como nada se explica por meras palavras da metafísica.
Sem mais para o momento, esperando ter colaborado com mais este artigo, para a evolução científica da sociabilidade; subordinando a personalidade à sociabilidade, desejo-lhes
Saúde, respeito e Fraternidade,
P. A . Lacaz / Positivista