Este artigo pertence ao conteúdo do portal Doutrina Positivista

O CAPITAL

O Capital tem que ter a sua origem no Social, e sua aplicação no Social - Aristóteles

" Com o apoio dos Deuses, o Homem concebeu a esperança de exercer sobre o mundo, um império Ilimitado, precisamente na época em que seu poder, era mais restrito. Estas ilusões foram necessárias a nossa Educação Industrial, devida ao Politeísmo ."

" O Fetichismo havia, dignamente preparado este apoio, descarregando-o no teatro humano, disciplinando os animais sociáveis, e fazendo prevalecer a existência sedentária .

Sobre estes três fundamentos:

O politeísmo elevou esta admirável construção prática, que tem nos dado, a garantia de nossa segurança Material e de nossa dignidade Moral. Então iniciou-se a crescer sem cessar as preciosas acumulações, pelas quais cada geração se subordina, a precedente e prepara a seguinte" . Augusto Comte . Política Positiva , III , pag. 184 -185.

O Trabalho , queiram não os deuses ou os reis, é a manifestação prática do princípio rudimentar da Vida Social, que consiste, em que os seres sociáveis, vivam para outrem. Vide artigo Trabalho22.doc

A Produção Material, é o resultado desse mesmo princípio, seja no serviço prestado à Sociedade ou seja referente as técnicas e ações utilizadas no fabrico de um determinado Artigo, ou Bem ou Serviço .

O Salário é também a conseqüência do princípio social de viver para outrem, pois consiste na doação gratuita que faz a Sociedade aos Indivíduos, para que eles possam Trabalhar. Vide artigo Salario2.doc

O excesso da produção sobre o consumo, determina um acumulo de produtos, seja de instrumentos ou de provisões, que formam e incrementam o Capital Social.

Uma parte desta Acumulação de Capital ou deste estoque, como as reservas de mobiliário e domicílio, que devem ser apropriadas ao proletariado, no seu salário de aperfeiçoamento, com vista a melhorar as condições de sua vida doméstica.

A Outra parte, do Capital deve-se acumular nas Provisões Materiais de Caráter Público . As cidades, com suas instalações de Serviço Urbanos, com seus Passeios Públicos e seus Monumentos, com vista ao aperfeiçoamento crescente do Bem Estar Social Geral dos indivíduos.

Os Templos Religiosos, devem reunir todas as mais sublimes produções populares da Arte em Arquitetura , Escultura , Pintura e Literatura, além de toda Cultura Científica , em - Filosofia Primeira e Segunda .

Uma parte do Domicílio dos Patronais, poderá adquirir um destino ao serviço público, quando ocorrer realmente a aliança dos empregados com os patrões, e suas educações uniformes, permitindo converter os salões dos palácios dos Patronais, em Centros da Sociabilidade Popular, com todos os nobres encantos da Arte, em especial a Música e a Poesia .

Estas acumulações de Capital em forma de provisões, entregue aos cuidados do Proletariado, do Patriciado e do Governo, podem se desenvolver sem limite, atendendo desde logo as necessidades reais dessas provisões, e em seguida, a sua qualidade, e por fim, o seu embelezamento indefinido.

A outra parte dos Capitais se acumulam em forma de Instrumentos da produção, sejam para aprimorar a exploração agrícola e mineral da terra, seja nas unidades industriais, que elaboram os produtos agrícolas e minerais, para converte-los em provisões, ou em novos instrumentos destinados a estender e facilitar as nossas ações sobre o Mundo.

Por outro lado, o comercio, igualmente exige, todo um sistema de instrumentos de transporte e de comunicação, para desenvolver as suas atividades.

É evidente, que esta parte das acumulações de Capital, pode diminuir, a mediada que se aperfeiçoam e se estendem pela Terra, as indústrias agrícolas, fabris e comerciais, reduzindo-se então, o crescimento das acumulações de Instrumentos , e somente serão mantidas as industrias existentes .

Não há necessidade de um enorme número de fabricantes de mesmo produto, competindo entre si. Desta forma o Capital estaria locado em outro campo de atividade e a eficiência viria a tona , não pela competição e sim , pelas atitudes morais, da melhoria de processo, que todos viriam a ter, com vista ao Bem Estar Social dos demais.

Caso tenhamos condição de comparar a produção dos bens de Provisões, com as dos bens de Instrumentos, se adquire a convicção, de que os bens de Provisões , podem aumentar sem limites, entretanto os bens de instrumentos tende para um limite fixo.

Hoje em dia se percebe uma violenta preferencia, por parte dos empresários e ainda por parte dos empregados, à executar produções, de instrumentos e provisões de luxo, abandonando as produções de vestuário, mobiliário e domicilio, que realmente necessitam o proletariado.

Assim como o Capital de Provisões deve repartir-se principalmente entre os empregados, em forma de Salário de Aperfeiçoamento,( vide artigo salario2.doc) por outro lado, o Capital de Instrumentos, deve ser entregue, a administração dos empresários agrícolas, fabris, e comerciais. Estes empresários, formam o verdadeiro Patriciado Industrial do Porvir, em intima aliança, com o Proletariado, para produzir o necessário Bem Estar Social crescente, das Gerações Futuras.

 

O Destino Social dos Capitais { Capital Material - Capital Intelectual e Capital Moral } , sem dúvida alguma, irá permitir a todos os homens, viver para os demais e cultivar assim em forma ativa de seus sentimentos ou afeições Altruístas.

O Mestre Augusto Comte, se referindo a esta Influência Social, dos Capitais , disse :

" Caso , estas acumulações não fossem simultâneas e sucessivas, as exigências materiais, imprimiriam necessariamente ao Conjunto da existência humana , um profundo caráter Egoístico." Política Positiva , II, pag . 157.

O Patriciado em união com o Proletariado, produzirá entre os povos, uma cooperação material, muito superior, a do antigo regimen das conquistas militares e dos regimens das alianças, das ligas internacionais, próprias da política metafísica dos nossos tempos.

Esta parceria dos povos será industrial e não militar; será de serviços entre as partes e não de exploração mútua ; esta parceria não somente será material como também intelectual e sobre tudo moral .

O espírito dos povos atingirá uma Harmonia, sob o julgo da ciência positiva, que oferece as concepções universais sobre o mundo, sobre a sociedade e sobre o homem. No entanto a principal aliança será a aliança moral e a dos sentimentos, e isto ocorrerá quando se acordarem os esforços em direção a um mesmo centro afetivo. Este centro do amor universal , só, pode ser a Humanidade, bem dita providencia da paz, da verdade e da bondade. Diante dela se unirão os povos, as famílias e as pessoas, para ama-la, em seu Culto, para conhece-la em seu Dogma e para servi-la em seu Regimen ; Culto , dogma e regimen , que constituem a Doutrina da Humanidade .

 

Esta aliança Universal dos povos necessita um local terrestre, que a represente, assim como o Lar Representa a Família e o Capital representa a Pátria.

Como a Sede da Moral Teológica Católica , está em Roma; a Sede do Capital Material Mundial está hoje em New York, há necessidade de se eleger a Séde do Capital Total Mundial , isto é, o Material, o Intelectual e Moral Positivo, em alguma cidade do Mundo. A proposição de Augusto Comte foi Paris , pois foi lá que foi criado o Positivismo. Cidade que sofreu a influencia de Atenas e de Roma, glorioso emblema da civilização feudal e marco da maior Revolução Social, que foi a Revolução Francesa , em 1789.

Mas nada impede que antes de Paris, seja proposto , por uma fase intermediária a Cidade de Londres. A Inglaterra, merece ser lembrada ,pois a sua Monarquia, se não fosse Aristocrática e Parlamentarista e sim Sociocrática , Republicana e Federativa, facilmente , e por outro lado , acataria o Culto Científico, devido ao seu estágio de evolução intelectual e o seu equilíbrio emocional e o seu poderio econômico e bélico, onde emanaria o respeito aos demais povos , neste momento.

 

E quando o Amor a Humanidade dissipa o rancor dos ódios, que deixam os povos serem levados às guerras, do mesmo modo que o Amor à Pátria dissipa os ódios das Revoluções..

Fiquem todos certos de que não será possível, resolver o problema do Capital Material ,Intelectual e Moral Positivo , se não pelo princípio da Humanidade.

Então o Trabalho, é muito mais amplo, ele é o Dever de Servir a Humanidade ; a Produção é a Oferenda que fazemos a Ela ; e o Salário é a doação que recebemos Dela .

Desta forma, Os Capitais, são os tesouros Materiais da Humanidade, graças aos quais, cada indivíduo pode viver para os demais, isto é, pode Trabalhar .

Se as provisões que necessitamos não estivessem previamente acumuladas, formando o Capital Social, não poderíamos trabalhar, pois teríamos que nos preocupar com a nossa própria sobrevivência ou conservação.

" A instituição dos Capitais é a base necessária da separação dos trabalhos, separação que o incomparável Aristóteles, considerou, como o principal caráter prático da harmonia social. Para que cada qual se dedique à produzir, somente um dos diversos produtos indispensáveis a existência, pois é preciso de fato que os demais produtos, se encontrem previamente, acumulados, ou estocados, em outra parte, de forma que, por doação ou troca, se possa satisfazer todas as necessidades pessoais." Augusto Comte , Política Positiva. II pag 158.

A Formação dos Capitais e seus destinos Sociais, exigem o desenvolvimento de estocagem e de repartição dos produtos. A estocagem se aplica principalmente aos Instrumentos e a repartição se refere sobre tudo às Provisões .

Como sabemos, os métodos de acumulação ou estocagem e repartição dos Capitais se baseiam em quatro formas, que podemos transferir os produtos : A Doação , o Cambio , a Herança, e a Conquista. É muito mais importante a forma de transferência, do que o ganho do Capital.

 

A Doação é o procedimento primitivo da transferencia dos produtos , por que, emana do princípio fundamental da sociabilidade ; viver para outrem. A doação é o único procedimento de transferencia que nos oferecem as sociedades animais, quando se eliminam as lutas do egoísmo individual. A doação é o único modo de transferencia que observamos na sociedade Doméstica.

 

A doação está por isto, ligada ao sentimento elementar da propriedade, que só se aplica ao que se pode doar.

O Homem alimenta por doação a mulher e a família .

A Classe ativa alimenta por doação a classe contemplativa.

Cada geração transfere por doação seus tesouros à geração seguinte.

Na vida social se deve a doação, o desenvolvimento de importantes Instituições Morais, Intelectuais e Materiais, como são as organizações voluntárias de Serviço Público Nacional, a Defesa Civil; como a Internacional, neste último a Cruz Vermelha .

No entanto a doação, brilha e brilhará eternamente como a mais nobre forma de transferencia de produtos é a caridade, em que se manifesta a tendência espontânea e altruísta de todos os seres sociáveis, com vista a reparar o dano e proteger a desgraça; estas doações ultrapassam os sentimentos de Pátria e abarcam toda a Terra.

A doação exerce influencias morais favorável ao altruísmo social , porque desenvolve a Bondade naquele que DÁ, a Veneração naquele que RECEBE.

O Próprio Salário, pode ser considerado como uma doação da Sociedade em favor do Indivíduo e que não tem nenhuma relação com o Trabalho, que é , por sua vez , também uma doação da Sociedade .

A grande e grosseira metafísica dos economistas, ao darem ao Salário e ao Trabalho um caráter comercial ; como podem converter em comercio a proteção dos pais pelos filhos.

Tais sofismas, impedem que a sociedade mantenha o operário ainda que não trabalhe , e que o operário, na sua maioria, se sacrifique, mesmo quando trabalha , ficando vivendo no seio da Miséria .

 

A Doação do Salário determina a repartição do Capital.

A Doação do Trabalho produz a acumulação da Riqueza.

 

Todas as transferencias do capital, poderiam operar-se por meio da doação, caso os homens fossem suficientemente perfeitos, para não abusar e cumprirem com espontaneidade seus deveres de trabalho. Desta forma não existiria a moeda e as transferencias se dariam na vida civil, como se faz no seio da família.

O que foi dito é uma utopia do aperfeiçoamento humano, e como ainda se conserva no homem suas condições animais e egoístas, a Sociedade tem necessidade de estabelecer, o procedimento da doação, substituída pela troca.

 

Nesta forma de transferencia, a Troca, predomina o interesse de receber ao desejo de dar , é por esta razão que, na troca, cada um recebe mais do que dá. No entanto hoje já existe condição de receber e dar igualmente, isto é , as partes ficam satisfeitas, e atingem o seus objetivos, pelas atividades de Parceria.

A noção de mercado surge desta, diferença entre receber e dar, em que se compram e vendem os produtos, e aparece o princípio da Oferta e da Procura, e as condições de preço, de custo dos produtos e das utilidades, repercutindo na formação do preço de venda.

 

Os comerciantes que devem ser os agentes da repartição dos produtos, exercem quase exclusivamente as funções por meio da troca ; e para facilitar tais operações a Sociedade desenvolve o credito comercial e institui a moeda.

 

O caráter interessado da transferencia, no ato da troca , a expõe, a todos os dessabores do egoísmo, e por esta razão, a coloca marcada e manchada ,pelas atitudes de trapaças, de fraude , e de ágio.

 

O estado anárquico que nos oferece o comércio, na atualidade, tem sido enfocado pelos economistas, como uma situação normal, comandada pele lei da oferta e da procura . Estes senhores ,economistas, desconhecem a influencia da vontade humana no desenvolver dos fenômenos econômicos . Entretanto , a história nos demonstra , que basta uma percepção religiosa, como a abstinência do vinho , por exemplo , para modificar a conduta industrial.

O Governo Político e Administrativo controla e regulamenta o valor de muitos serviços públicos, como os transportes, e em casos extremos, fixa o valor de gêneros de primeira necessidade .

O que os empresários fazem por exigência de Lei, poderiam faze-lo Voluntariamente , quando tiverem a exata consciência dos seus deveres. Não é somente do lucro que vive a sociedade. Os ricos, também tem os seus DEVERES SOCIAIS.

A única justificativa que tem a especulação comercial, consiste na importância social das acumulações de Capital, como fonte de novas empresas e do progresso material. Mas é indispensável que tal anarquia, que ocorrem nas transferencias de Troca, não encareça os preços dos produtos, chegando a produzir a miséria, na maioria da população; a desvalorização do salário, causando assim a inflação, provocando a desgraça ao proletariado. Bem como o Sistema bancário de hoje, criado pelo controle artificial dos juros, a miséria dos povos , que pelo fluxo artificial da metafísica das Economia-Políticas, nada resolvem na verdade de cunho Social.

Por outro lado é igualmente importante, que estas acumulações de capital se apliquem ao desenvolvimento das empresas industriais e não indo favorecer as ridículas vaidades do patriarcado aristocrático, solidárias as funestas invejas do proletariado democrático.

Quando o Patriciado se converter de Aristocrata em Sociocrata, se subordinando no todo de seu pensamento ao interesse social, o proletariado deixará de ser democrata, para ser igualmente Sociocrata, e aliar-se ao Patriciado, a fim de realizarem juntos, os serviços materiais que a sociedade exige.

Assim sendo, o Comércio tenderá, devido a conservação de suas empresas e o não incrementando indefinidamente das acumulações de capital, e os preços se mantendo estáveis, guardará uma harmonia com os Salários.

As transferencias por Doação e por Troca, são suficientes, para produzir a solidariedade dos interesses econômicos, mas não para assegurar, a continuidade do progresso material. Há necessidade por isto, e se torna indispensável, que a sociedade institua a transferencia por Herança.

 

Entretanto predominou, sempre na civilização humana, o princípio da herança , na transferencia das funções sociais, o princípio utilizado nos regimen das Castas; a transferencia da fortuna, se processando conjuntamente com a transferencia hereditária.

No entanto a media que o princípio do mérito (competência, capacidade, sociabilidade, e posição), nos exercícios das funções, for predominando sobre o do nascimento , se estabelecerá o desacordo entre o Capital e o Trabalho ; pois os Capitais irão se transmitindo por herança, entretanto as funções ou ofícios sociais serão obtidos por mérito, proclamado ou sancionado pela opinião pública, de cunho enciclopédico.

A Herança Societária, onde existe parte Patronal e parte Proletariada, será transmitida, pelo mérito , por meio do sistema Sociocrático, de indicação do substituto ,por quem está se desligando e proclamado ou sancionado pela, opinião pública da unidade societária, levando em conta o valor ponderal dos votos, quando esta aprovação do substituto, for levado à plenário. O critério de ponderabilidade é definido e aprovado pelos sindicatos do Patronais e dos Proletariados, previamente.

A Herança não Societária do Capital ( moradias , sítios ) será executada pela transferencia hereditária, vigente hoje em dia .

 

As intimas alianças, entre os empresários e os empregados, que se observa nas organizações da Idade Média, se dissolve a medida que se herda o Capital, sem se herdar a Empresa , que gera o Trabalho. Surgindo assim, na Vida Industrial a Fortuna Burguesa , que aspira ser equiparada as Fortunas Aristocráticas, emanadas da vida militar e dos períodos monárquicos.

 

A necessidade de se conservar as empresas ficou em parte satisfeita com o sistema dos majoritários e pelos matrimônios de conveniência, com o sacrifício das mulheres.

Desta forma se resolveu provisoriamente o problema, dando às empresas industriais o caráter de sociedade anônima, para evitar que os capitais se dissolvessem com o sistema hereditário.

Formou-se assim grandes empresas bancárias, comerciais, de serviços, fabris, agrícolas e de mineração .

A constituição da indústria sociedade anônima, incrementa sobremaneira a ganância do Patriciado Capitalista, e o que é ainda mais grave, pois tornou-se impossível resolver os problemas do operários, que dependem sobretudo, da intima aliança, das atividades materiais, intelectuais e morais entre operários e empresários.

Quando nos reportarmos, no artigo sobre A Propriedade , trataremos fazer ver qual é a organização que a ciência social aconselha, a todas as empresas e a sua forma de transferencia hereditária; de forma Sociocrática.

Por enquanto , a doação a troca e a herança, tem sido consideradas como procedimentos de transferencia destinados a repartir e acumular o Capital.

A Doação se encaminha para a forma de Troca e se converte finalmente na transferencia por Herança.

Este mesmo caráter de vontade forçada, tem a transferencia pela conquista , quando pela lei se impõe o confisco do Capital .

Este sistema de transferencia tem sido preponderante no regimen das conquistas militares, e permanece, no seio da paz onde se aplica os Impostos e as multas ou confiscos e ao mesmo tempo que se proíbe o roubo e se tolera o jogo.

Neste tipo de sistema de transferencia se substitui o desejo de Dar pelo Desejo de Receber. Por isto o jogo deve se equiparar moralmente ao roubo, porque os sentimentos que inspiram o Jogador, são os mesmos que inspiram o Ladrão : O de apoderar-se do Alheio ; e se o jogador expõe o capital, o ladrão expõe a liberdade e as vezes a vida. O que se ganha no jogo, é um roubo decidido pela sorte, em lugar de sê-lo por astúcia ou violência .

Dar ao jogo destinos de caricatura, eqüivale a envolver o vício em um manto puro de virtude. A Caixa Econômica Federal , hoje em dia, tem conduta IMORAL.

O desenvolvimento e a regulamentação crescente dos procedimentos de transferencia , troca , herança e conquista, determinam tanto a repartição dos Capitais, como sua acumulação indispensável .

A acumulação na base Material da sociedade, nos permite transformar toda a nossa atividade em Trabalho, vivendo para os demais . Por esta razão o Capital é a instituição principal da vida social. Sem estes acúmulos hereditários teríamos submergido na vida animal , preocupando-nos somente na nossa própria manutenção ou conservação. .

O Capital adquire assim , como fundamento material da existência social, uma dignidade comparável a Linguagem e a Família, que são os fundamentos, intelectual e moral do Ser Humano.

 

Os Tesouros Intelectuais da Humanidade se acumulam e se repartem por meio da Linguagem . Estes Tesouros Espirituais devem se destinar ao Serviço da Humanidade, seja subordinado a forma de métodos, que permitam estabelecer a Verdade, ou sejam como doutrinas que as formulem.

Seu destino Social exige que se elimine do Tesouro Intelectual, as verdades inúteis e que incorporem a ele, ficções, como são as ficções poéticas, que são úteis para emocionar generosamente em nossos sentimentos.

 

E por último os Tesouros Morais da Humanidade, que se acumulam e se repartem no seio da Família, fonte e base principal da pureza dos sentimentos , da concepção dos Deveres e da prática das Virtudes.

Devemos pois considerar o Capital, a Linguagem e a Família como os três instrumentos sagrados da Humanidade, destinados a socializar nossas três existências Material , Intelectual e Moral, respectivamente.

Santiago do Chile -1920 - Luis Lagarrigue

Rio de Janeiro - 1996 - Paulo Augusto Lacaz

 

Anexo : Quadro das Virtudes e dos Vícios do Ser Humano

 

Quadro das virtudes e dos vícios Humanos

Baseado em :Willem De Constant-Rebecque - 1860

Discípulo direto de Augusto Comte

Colaborador Financeiro do Mestre

Traduzido e Complementado por

P.A. Lacaz & H. G. Costa - 1996

O Amor por Princípio, e a Ordem por Base; O Progresso por Fim

Amar, Pensar e Agir.

Agir por Afeição e Pensar para Agir

I

SENTIMENTO

Princípio---------- Impulso ------------Coração

# Sentimento Egoísta de : Interesse: Instinto de Conservação:

1- Instinto Nutritivo, (a,b,c) de Conservação do Indivíduo, colaborando para:

Funções Maléficas Funções Benéficas

Gulodice, Voracidade, Volúpia Abstinência, Regime, Frugalidade,

no comer, bebedeiras, fumar, tóxicos, a Sobriedade, Desejo Excitante `a Veneração,

etc. excitam à revolta, etc. etc

Primeiro Grau de Impureza. Primeiro Grau de Pureza

.

2 -Instinto Sexual, (a,b,c) de Conservação da Espécie, colaborando para :

Funções Maléficas Funções Benéficas

A Luxúria, a Volúpia Sensual, A Santidade, A Devoção, A Pureza

a Obscenidade, o Cinismo; A Piedade, A Simplicidade de Sentimentos;

Os Casamentos Impuros, Os Casamentos Puros, Bons, Cheios de

Falsos, Infelizes; Egoísmo Felicidade, de Altruísmo, excitando

à dois, criando a dissolução, excitando o afeto, o amor e o apego, criando assim

a Desunião, etc. a União, etc.

Esta Impureza Cruel e Imprudente, Esta Pureza, enternece, comove, clareia ,

debilitada o Indivíduo e Deteriora ilumina , brilha e fortifica o Indivíduo e

a Espécie. Aperfeiciona a Espécie.

Segundo Grau de Impureza. Segundo Grau de Pureza

3 -Instinto Maternal. (a,b) de Conservação da Espécie, colaborando para :

Funções Maléficas Funções Benéficas

O Egoísmo de Família, na qual as Amor Maternal Puro, na qual as crianças

as crianças corrompidas, e seus bem disciplinadas e educadas, e seus

casamentos, de conveniência, casamentos de afeto, de carinho, de ternura,

bem como, amizade colorida, bem aventurado, propício, pacífico, tranqüilo,

infelizes, triste, doloroso, mesquinho, Felizes, puros e bons, etc , dando origem a

impuro e imperfeito, falso, Simpatia.

depravado, libertino e corrupto, etc.

dando origem a Antipatia.

Terceiro Grau de Impureza Terceiro Grau de Pureza

# - Sentimento Egoísta de : Interesse: Instinto de Aperfeiçoamento

4 -Instinto Militar , (a,b) , de aperfeiçoamento para Destruição, para :

Funções Maléficas Funções Benéficas

 

A Destruição de qualquer coisa, A destruição de qualquer coisa,

em relação aos tempos, aos lugares, em relação aos tempos, aos

se tornam bons para serem malignos, lugares, se tornam bons para serem

danosos, nocivos, sinistros, fatais, benignos, com condições de melhora,

funestos, sem condição de melhora, surge ; a generosidade, a liberalidade,

surge ; a inveja, a cobiça, o ódio, a grandeza da alma :a magnanimidade,

a raiva, a rancor, o aborrecimento, o brio, o animo, a indulgencia,

a má vontade, a antipatia, o horror, a clemência, a condescendência, a

a repugnância, a barbaridade, bondade, a anistia, a doçura, o espirito

a crueldade, desumanidade, a severidade, conciliante e evolucionário , a justiça,

a aspereza, a inflexibilidade, o espirito o acordo, as guerras defensivas e a revolucionário, a injustiça, as disputas, uma Paz garantida e Durável,

as guerras de extermínio, de religião, com Ordem .

de conquistas e as de desordem, etc.

Quarto Grau de Impureza Quarto Grau de Pureza

 

 

 

 

 

# - Sentimento Egoísta de : Interesse: Instinto de Aperfeiçoamento

5 -Instinto Industrial, (a,b), de Aperfeiçoamento para Construção, para:

Funções Maléficas Funções Benéficas

O furto(1), a ladroagem, o latrocínio, A Probidade, a bondade, a equidade,

o roubo; a depredação, a pilhagem , a Integridade, a justiça, a sinceridade,

o saque, a falsidade, a gatunice, a verdade, , a ingenuidade,

a ratonice, a trapaça, a avareza, a boa fé, a liberdade, a franqueza,

a cobiça, a mesquinhez, a miséria, a honestidade, a decência, o decoro,.

o luxo, o desperdício, etc a castidade, a modéstia, a cortesia,

(1) - Mercúrio é o deus do Furto e do Comércio o pudor, a urbanidade, o presente, a liberalidade, o donativo,

o favor, a beneficência, a generosidade,

a moderação, a prudência, a economia, a direção, o governo, o regímen , o arranjo , a ordem, a disposição, a parcimônia, a poupança, etc.

Quinto Grau de Impureza Quinto Grau de Pureza

 

 

Destes Instintos de Aperfeiçoamento 4 e 5, que são originários das idéias fictícias ( teológicas -metafísicas) de um estado de perfeição da Humanidade Superior , anterior sobre a Terra : o Paraíso ; e o Posterior, por outro lado, O Céu ; e recentemente os movimentos opostos da Alma :

O Desespero , o Pesar, a Dor , a Tristeza , a Angustia, a Doença, a Insegurança

e

A Tranqüilidade, a Alegria, a Esperança , a Confiança, a Saúde, a Segurança

# - Sentimento Egoísta de : Ambição:

6 -Instinto de Orgulho, (a,b), Necessidade ou Carência de Domínio Temporal , geram :

Funções Maléficas Funções Benéficas

O orgulho exterior, a cólera, o desprezo, A Altania, o Brio, a Vergonha

o desdém, o descrédito, o aviltamento, A severidade, a Paciência, o Sofrimento

a revolta, motim, a rebelião, sublevação, A Tolerância, a Constância, a Firmeza

desobediência, desordem, perturbação, A moderação, Tranqüilidade

a tirania, opressão, violência, crueldade, A obstinação,

poder déspota, escravidão, servo,

espirito sombrio, superstição, teima,

birra, a violência. A Arrogância, o Orgulho,

a Vaidade, a Fereza, a Ferocidade ,

a hipocrisia, a impertinência

Sexto Grau de Impureza Sexto Grau de Pureza

# - Sentimento Egoísta de :Ambição

7 -Instinto de Vaidade, (a,), Necessidade ou Carência de Aprovação Espiritual, geram :

Funções Maléficas Funções Benéficas

 

A Curiosidade, a maledicência, Desejo de se Educar e se Instruir para

a difamação, a detração, murmuração, se beneficiar e melhorar-se; desejo de

caluniar, o maldizer, a delação, aprovação por meio de sua Consciência,

a impostura, a acusação, Educada pela Moral Positiva, dando

a Susceptibilidade à escândalos, a baixeza, prosseguimento a formação dos Órgãos da

a covardia, a fraqueza, o aviltamento, Humanidade; para a equidade, a integridade

a ignobilidade, a vileza, a pequinês, a inteireza, a probidade, a lealdade,

a modicidade, a bagatela, a ninharia, a sinceridade, a candura, a caridade,

a escassez, o ridículo, a fofocagem, a misericórdia, a calma, a pacificidade,

a intriga, a Inveja, a rivalidade, o desejo, o serenar, o sossego, o apaziguar

o ciúme , a cobiça, a paixão , a hipocrisia, o aquietar, o tranqüilizar, a Simplicidade,

a falsa piedade, a jacobice, o falso pudor, a inocência, a candura, a singeleza, a

a falsa modéstia, a desonra, a infâmia, generosidade, a honra, a excelência, a grandeza

a torpeza, a afronta, falta de vergonha, a dignidade, o esplendor, a magnificência

a ruindade, o enfadonho, o falso, o fingido, a modéstia, a prudência, a compostura, a

o mentiroso, o viciado, o velhaco, falso honesto, decência, a franqueza, a boa fé, o superar, o

a vaidade pueril ou a gloriola. A Maldade vencer, a confiança, o credito, a esperança, a segurança, a firmeza, o animo, a ousadia

a confidência, o certo, o indubitável, o aprovado, o verídico, o sincero, o puro, o perfeito, o saudávio, o proveitoso, o útil, o conveniente, o oportuno, o necessário, o verdadeiro, a honestidade, a fama, a glória, a estima, o mérito,

Sétimo Grau de Impureza Sétimo Grau de Pureza

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

# - Sentimento ALTRUÍSTA - Viver para Outrem - Viver às Claras .

8-Sentimento de Apego (a) - Amor entre Iguais. - A Esposa e o Marido ; Entre Irmãos ; entre Amigos.

9 -Sentimento de Veneração(a) - Amor aos Superiores - Aos Pais, aos Avós, aos Grandes Vultos da Humanidade, aos Competentes, aos Capazes. etc

10- Sentimento de Bondade (a) - Amor aos Inferiores - Aos Filhos, aos Sobrinhos ; aos mendigos aos pobres , aos Necessitados etc ou melhor, sob o Amor Universal (A Simpatia) HUMANIDADE, motor afetivo social, função do Coração da Alma ou do Cérebro, sempre de acordo e funcionando sem intermitência, constituindo de três elementos da

GRAÇA - do AUXILIO - da BOA VONTADE -da AJUDA

da BENEVOLÊNCIA - dos ENCANTOS - dos ATRATIVOS

do PERDÃO - da ALEGRIA - do PRAZER COMEDIDO , etc

 

 

PURAMENTE HUMANA OU POSITIVAMENTE ADMIRÁVEL ou POSITIVAMENTE EXTRAORDINÁRIO ou POSITIVAMENTE SUBLIME ou

POSITIVAMENTE DIVINA

PUREZA e a TERNURA

AMAR

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

II - INTELIGÊNCIA

Meio------------- Conselho ------------Espírito

Saber Prever, afim de Prover

As cinco Funções Intelectuais ou Funções do Entendimento : a Contemplação Concreta, a Contemplação Abstrata ,a Meditação Indutiva ,a Meditação Dedutiva e a Expressão; donde quatro destas funções são de CONCEPÇÃO e uma de COMUNICAÇÃO ; de acordo com aquelas que servem a satisfação, sendo sete de motores Afetivos Pessoais ou de Sentimentos Egoístas e de três motores Afetivos Sociais ou de Sentimentos Altruístas , de nossa ALMA ou das Funções do nosso CÉREBROCÉCÉREBROCCCCcCCCCCfgnbsgnbshgnshnérebro, que produzem ou criam ;

Raciocínios Maléficos Raciocínios Benéficos

 

De Espírito Restrito e Pessoal, fútil, inconstante, De Espírito Amplo e Simpatizante, Sólido, Antipático, volúvel, superficial, fraco, frugal, Estável, Sério, profundo, talentoso, engenhoso

instável, moleque, folgazão, desrespeitador, de brio , de vergonha e de aprovação interior,

genioso, impertinente, debochado, vaidoso de ternura, de afeto, de carinho, de delicadeza

maldoso, Pouco Ciso, Muito Riso, mentira, de amenidade, de suavidade, de Altruísmo,etc.

de orgulho excitado e de vaidade exterior,

de frialdade, de crueldade, de desumanidade,

de aspereza, de Egoísmo, etc

 

As 5 Funções Cerebrais da Inteligência, são neste caso Contrários ou Favoráveis a

Graça -de origem do Sentimento e por conseqüência, favorecem a unidade das funções da Alma ou do Cérebro, d´où celle des fonctions exterior, medida positiva da nobre Saúde e de nosso Mérito, como de nossa Felicidade , de nossa Satisfação, constituindo assim a nossa Salvação Positiva.

Demasiado Passivo ou Contemplativo, com excesso de Objetividade , origina o Idiotismo.

Demasiado Ativo ou Meditativo, com excesso de Subjetividade, origina a Loucura.

 

Deste Equilíbrio resulta o Bom Senso, o Bom Juízo, a Boa Sapiência.

A Quinta Função Intelectual ou de Entendimento , a Expressão, isto é, Comunicação ( Mímica, Oral e Escrita) , disciplinados pelas quatro primeiras funções do Espírito, dá origem `a um comportamento de Expressão:

Extravagante, ou um Verdadeiro Discurso

Falador, A Eloquência

Gerador de Disparates

PENSAR

III - AÇÃO

Resultado-------------EXECUÇÃO ------------CARÁTER

Um Caráter converge para um Destino.

Para completar as leis Naturais São Necessárias as Vontades

Já nascemos com os sinais da Fatalidade Benigna Indicados.

O Mal que existe no Mundo não Provém de uma pretendida Malignidade do Destino , mas sim de sua cegueira.

O Caráter auxilia definir o Destino, e o Destino congrega os de mesmo Caráter.

As três qualidades Práticas da Alma ( A Coragem, a Prudência e a Perseverança) não aspiram diretamente , se não à Ação , e são , em si mesmas, indiferentes ao Bem e ao Mal. Na medida em que estas três qualidades estimulam as funções egoístas ou as funções Altruístas, com mais ou menos intensidade, elas promovem :

O Modo Impuro O Modo Puro

A Preguiça, a Indolência , a Inanição A Animo, O Entusiasmo, a Aplicação, o exercício,

o Desleixo, a Negligência, a Covardia, escrita, obra, trabalho, força, labor, produção,

a Fraqueza, a Frouxidão, ao Excesso o planejamento, arrojamento, audácia, denodo, de uma Cega Prudência, causando fidúcia, valor, confiança, firmeza, segurança;

a Imprudência; Petulância Uma Prudência Moderada e Esclarecida,

Futilidade, a Fraqueza do apático, A Dignidade, Assiduidade, Diligencia, Energia,

do descuidado, do desmazelado, Destreza, Jeito, Habilidade, Astúcia Positiva,

o cansado, o debilitado, o atemorizado, Educado,Gentil, recato, respeitador, Dedicação

o manhoso, o enganador, o velhaco, Sagacidade Positiva, Retidão, a Postura de Conduta, e o

o impostor, o mentiroso, o sacrílico, Aprumo Corporal, Devoção, Inicencia, Santimonia,

o abusado, Profano: Homem indigno de ser Integridade, Justiça , Piedade, Pureza, Acerto,

admitido em Sociedade; a desonra, o sujo, Descrição, Sabedoria, Sapiência , Senso, Virtude,

o porco, o imundo, falta de higiene, Modéstia, recato, moderação, reflexão, cautela, tino,

sem entusiasmo, sem perspectiva, do ébrio, Circunspeção, Cordialidade, Sensatez, Justeza,praticidade

do toxicoma, do pecador, o delituoso, do criminoso; Perícia, Esperteza Positiva, Grandeza, Distincao,

a inconstância, a extravagancia do Humor, Gravidade, Exatidao, Regulador, Robustez, Impeto

das Falhas do Caráter; Vigor, Generosidade, Magnanimidade, Limpo,

a uma vida devassa, libertina, desonesta Higienico, Decencia, Pontualidade, Cuidado, Vigilancia obscena, instável, incerta, vida de conflitos, Serenidade,equilíbriio, arrumação, Uma Vida ordenada , de discórdia, de perturbação,de desarmonia ; meticulosidade, Estabilidade, Solidez, Consistência,

Vida e Revolução - de erros, de defeitos Unidade, Acordo, entendimento,hamonia,parceria

gerando desequilíbrios, à desunião, à agitação, casamento, afinação, conveniência, simetria,

a inquietação, a confusão, a desordem, entendimento, Paz , tranqüilidade, serenidade, sossego,

ao motim , ao tumulto, a sublevação, equidade, probidade, retidão, rigor, severidade, alinho

a discórdia, a guerra civil; a agitação, proporcionalidade, moderação, Consciência Pura,- pelas

a violência do estado da alma, a Injustiça bondade, calma, bondosa, bom, alegre, jovial

a uma Consciência impura, injusta, cruel, Disciplinas da Moral Positiva, a justiça, Escrúpulo

danosa, turbulenta, , agitada, maldosa, Remorso, etc Estas Virtudes servem como

prejudicial, ruim , sinistra, funesta, triste, medida Positiva de Avaliação para aferir-se a Nossa

perigosa e etc. Estes defeitos servem como Saúde, o Nosso Mérito e a Nossa Felicidade , para

medida Positiva de Avaliação para aferir-se atingir a realização ,não somente do Sucesso , e

os Defeitos de Saúde - doenças, nossos sim da realização de uma pessoa realmente

Deméritos e nossa Infelicidade ; Humana; Estas Virtudes constituem nossa

a perseguição, a desgraça e o infortuno, manha verdadeira SANTIDADE - O Paraíso Terrestre

afetação, bioco, momices, palhaço, bobo, galhofa

ironia, Pompa, Ostentação, Nobreza, Violência

teimosia, Imobilidade, Invariabilidade, fanatismo

obsessãoEstes defeitos , constituem nossa

verdadeira DANAÇÃO - O INFERNO TERRESTRE.

CARÁTER

O verdadeiro e salutar remorso, é o sentimento penoso que experimentamos quando a natureza egoísta da alma se revolta contra a sua natureza Altruísta ou vice versa, quando a forma Altruística se opõem à egoistica do erro cometido objetivamente ou subjetivamente. O leitor não deve se esquecer que este quadro das virtudes e vícios Humanos, não é, se não, um ensaio para mostrar como é que todas as nossas virtudes e nosso vícios, podem ser deduzidos do Quadro Sistemático da Alma - Classificação Positiva das 18 Funções Interiores do Cérebro - construído por Augusto Comte em 1851.