Este artigo pertence ao conteúdo do portal Doutrina Positivista

Os Elementos Morais da Civilização

Não há dúvida, que não pode haver Sociedade sem Ordem ( a Ordem representa aqui a Hierarquia e a Divisão dos Ofícios, para que haja União dos Esforços); e nem Ordem, sem Normas ou Regulamentos; e podemos tomar como regra, que o Poder do Costume varia na razão inversa da multiplicidade das leis humanas, muitas vezes conflitantes com as Leis Naturais; do mesmo modo que o poder do instinto, varia inversamente, em relação as multiplicidades dos pensamentos. Bem como só pode haver tranqüilidade social, se houver Progresso.

Algumas normas são necessárias ao "Destino da Vida" ; podem diferir conforme os grupos, mas dentro de um grupo tem forçosamente que ser as mesmas. Essas normas podem ser convenções, costumes, moral ou leis.

Convenções são modos de conduta considerados bons pelo povo; costumes são convenções aceitas por sucessivas gerações, após a natural seleção da experiência; Moral é o conjunto de Leis Naturais, percebidas intuitivamente, pelo povo, indispensável ao seu bem estar individual, e que provoca sua Pacífica Sociabilidade e seu Desenvolvimento Construtivo.

Nas sociedades primitivas, em que não há leis escritas, estes cumprimentos das Leis Naturais Morais, ou Leis da Construção, esses costumes vitais , ou ditos morais, regulam toda a existencia humana, e dão continuidade e estabilidade à Ordem. Pois o Progresso, é o desenvolvimento da Ordem; mas, desde que o Progresso fique subordinado à Ordem.

Através dos tempos, e pela continuada repetição, se tornam a Segunda natureza do indivíduo; desde que seja ensinado, por uma Educação dos Sentimentos Altruístas; se ele às viola, sente um certo medo, vergonha, tem brio, fica com certo incomodo; temos aqui o surgimento da " dor de consciência" ou senso Moral que Darwin, tinha com a mais impressionante diferença entre os outros animais e o animal Homem. Esta Educação era praticada, pelos professores nas escolas. Hoje, se o Professor Educar, ele é punido. Desestruturação do ensino Disciplinar ( Ordem) Moral no Brasil. Não há respeito pelo Mestre. Os Psicólogos pregam a igualdade – Grande hipocrisia. Estes são os destruidores da Estrutura Moral. Não há mais noção de Respeito e de Veneração.

Em seu mais alto desenvolvimento, a noção de Sociabilidade Pacífica, pelo sentimento Altruísta – o senso de que o indivíduo, pertence ao grupo e que lhe deve lealdade e consideração, da parte com o todo; e de cada grupo, com um grupo maior. Sem isto, a Civilização se torna IMPOSSÍVEL. Ai está a desgraça da disputa, do primeiro EU, para depois o NÓS - deveria SER O INVERSO.

Será que o Sociólogo FHC, realmente estudou SOCIOLOGIA ! Se estudou, não foi com base em nenhuma Moral.

Me foi dito que o mau caráter – isto é, os covardes, os não prudentes, e os não perseverantes, se unem aos Materialmente Fortes; para Governar.

Saúde, Respeito e Fraternidade,

P. A . Lacaz / Positivista

PS – Quem desejar conhecer gratuitamente a Ciência Moral Teórica Positiva – a Ciência da Construção é só solicitar , que enviarei o Livro.