Este artigo pertence ao conteúdo do portal Doutrina Positivista

Bananal, 1 de Descartes de 214

Bananal, 8 de outubro de 2003

 

 

 

                                                Ninguém possui outro Direito, se não, de fazer sempre, o seu Dever”.

 

                               

                                                “Temos que substituir  os Direitos Divinos e os Direitos Humanos, por Deveres Universais

 

 

                                                “A discussão  dos Direitos, nós substituiremos pela fácil Determinação dos Deveres

 

 

                                                                                                                                                            AUGUSTO COMTE         

 

 

DEVERES SÃO DIREITOS

 

 

Os DEVERES como lastro da Ciência Moral Teórica Positiva – Ciência da Construção ou Psicologia Científica, que promovem suas respectivas Aplicações  Tecnológicas, nas Disciplinas  = Individuais, Domésticas, Cívicas, Ocidentais, Orientais e Planetárias; que não bloqueiam a criatividade, nem o desenvolvimento; e muito menos a liberdade com responsabilidade, promoverão a pacificação da espécie Homo-sapiens e não da Homo-economicus, esta última, que nos levará, se permanecer no crescente, com certeza, à espécie Animalis-homo; isto é, ao retrocesso Social e Moral.

 

A Ciência Moral ou Ciência da Construção ou Psicologia Científica, é a última das Ciências, na Escala Enciclopédica ( Matemática, Astronomia, Física, Química, Biologia, Sociologia e Moral ), que possui os 7 atributos , real, útil, certo, preciso, orgânico, relativo e social, de forma simultânea, para ser ciência; é nela que encontramos os DEVERES.

 

   No cumprimento dos DEVERES, podemos definir os Direitos; bem como as penalidades  e o prêmios.

 

Assim as Leis com bases nos DEVERES, são muito mais saudáveis à sociedade, que as Leis com base nos Direitos.

 

Mas como temos que conviver com os DEVERES e com os Direitos, há necessidade e de se subordinar os Direitos aos DEVERES; com objetivo de primeiramente cumprirmos os nossos DEVERES, e depois virmos a exigir os nossos Direitos.

                       

            Por isso, a Sã Política, será a filha da Razão (Leis da Biologia e da Sociologia) e da Moral Positiva (Leis, com base nos DEVERES).

 

            Já pela política de hoje, praticadas pelos Parlamentares, ela é filha de uma das Aplicações Tecnológicas da Ciência Sociologia – A Economia, e do Direito; Direito este que tem por fundamento os sentimentos egoístas; inverso dos DEVERES, que tem como fundamento os Sentimentos Altruístas.      

 

            O Direito e os DEVERES se confundem em um ponto; ambos tem por finalidade regular a conduta humana; o Direito pela discórdias e os DEVERES pela Harmonia.

 

            Mas para que as Leis do Direito e dos DEVERES, sejam cumpridas, há necessidade de se EDUCAR a População, de forma tal, que esta venha a se conscientizar, que as Leis oriundas no DEVERES, conduzem a uma minimização dos conflitos ; enquanto que pelas Leis do Direito, os conflitos são maximizados.

 

            As Leis do Direito partem do conflito Social; enquanto que as Leis dos DEVERES partem dos DEVERES INDIVIDUAIS – com o objetivo de VIVER para OUTREM.

 

            Os Direitos partem da ação da Sociedade sobre o Indivíduo. Os DEVERES partem das ações exercidas pelos Indivíduos, para o bem dos outros, isto é, da Sociedade.

 

Pelos DEVERES, com liberdade e responsabilidade e com Fé no Social, as Leis oriundas dos DEVERES serão cumpridas desde que  os habitantes das Nações sejam EDUCADOS POSITIVAMENTE.

 

O Direito encontra suas sanções, nos Tribunais, que representam a Justiça pelo Estado. Os DEVERES , tem sua sanção , no BRIO e na VERGONHA Individual, que é a essência da penalidade Moral; onde pela Educação dos Sentimentos de VENERAÇÃO; se forma a conduta  e a Justiça Individual. O Indivíduo se auto penaliza, pelo remorso; ou se disciplina para evitar o não cumprimento dos DEVERES, por ter brio e vergonha, e saber Venerar  

 

O Poder Público, o Parlamento, o Governo Temporal, em resumo, as corporações políticas, é nisto que consiste a Ordem Jurídica; por outro lado os meios de comunicação – a mídia, a propaganda , o ensino, além das corporações filantrópicas – religiosas e das Escolas, que promovem a Educação dos Sentimentos e da Instrução; e a Essência da VIRTUDE, que vem construir a Ordem Moral.

 

            Da Ordem Jurídica e da Ordem Moral, nascem respectivamente:

 

 

·        Da Ordem do Governo Temporal, a LEI JURÍDICA ou do Direito.

 

·        Da Ordem do Governo Sacerdotal, a Lei Moral ou dos DEVERES

 

 

Com certeza, a Lei Moral (DEVERES) e a Lei Jurídica(Direitos), se bem que exerçam suas ações conjuntamente, todavia não se confundem; e se desejarmos viver mais pacificamente, devemos  subordinar  os Direitos a DEVERES – Vide o trabalho, realizado pelo autor deste artigo, para a ONU, propondo  a ascensão dos DEVERES sobre os Direitos. www.geocities.com/doutrinapositivista  em ARTIGOS

 

Os Direitos Divinos e Direitos Humanos, devem ser substituídos  pelos DEVERES COM A HUMANIDADE.

 

Não há duvida que este assunto necessita, para muitos, de muitos esclarecimentos, pois tratar  os fenômenos pouco conhecidos, que podem parecer a primeira vista, extremamente absurdos; pois ainda são ditos empíricos; mas com certeza, podemos sistematizá-los, perante as Leis Naturais, da Ciência Biologia, Sociologia e Moral Positivas, para virmos à praticar uma Sã Política, ao Governarmos uma Nação.

 

O Homem, como um dos órgãos componentes do sistema da convivência no Planeta Terra, deve obediência ao Governo Temporal e as Leis do Direito, procedendo sempre de conformidade com a Ordem Jurídica, criada pelo Parlamento e Sancionada pelo Presidente do Governo Temporal, conhecido com Presidente da República (Estado); e se caso este homem se torne rebelde, o contemos por meio da força - da prisão e até da morte. Tal é o Domínio do Direito.

 

O Homem, do futuro próximo, como órgão das Futuras Nações, cumprirá os seus DEVERES, por saber fazer parte da HUMANIDADE, só por forças das imposições da “consciência” - BRIO, Vergonha e a Veneração – por saber espontaneamente cumprir os Preceitos Morais – DEVERES, e as suas respectivas Disciplinas; e por isso são julgados pela HISTÓRIA, que é o seu Tribunal Universal. Tal o Domínio dos DEVERES.

 

   

“ No Direito se discute; pelos DEVERES se age. ”

 

Assim, as Leis da Ciência Moral, gerando as suas respectivas Disciplinas, com base nos DEVERES, é que devem  constituir a atmosfera, em que deverá atuar o Direito; e não o inverso, como hoje em dia, se praticam confeccionar as Leis do Direito, sem nenhuma atmosfera de DEVERES.

 

Ao cumprir os nossos DEVERES e criando as Disciplinas que não bloqueiam  o nosso Progresso, e simultaneamente mantendo o desenvolvimento da Ordem; tendo como sentimento o AMOR - subordinado os sentimentos egoístas aos Altruístas, entre os Homens, para o bem dos próprios Homens; virmos só pensar e procurar os Direitos, somente quando, todos os caminhos tiverem sido exauridos, pelo cumprimento de todos os DEVERES.

 

Se desejarem conhecer os 7 Teoremas da Ciência Moral Positiva, favor entrar na pagina –  www.geocities.com/doutrinapositivista ; e dê baixa gratuita, no Livro sobre a Moral Teórica Positiva. 

 

Sem mais para o momento, desejo-lhes,

 

                        Saúde, respeito e Fraternidade

 

                        Paulo Augusto Lacaz