Este artigo pertence ao conteúdo
do portal Doutrina Positivista
O Dia do Descobrimento do Brasil e os Grandes Navegadores.
Autoridades Presentes ,
Senhoras e Senhores .
Meus Caros Jovens !
"Trabalhistas " , Proletariados, Patronais, Militares, Estadistas, Religiosos, meu Povo
Viva a trindade - Família , Pátria , Humanidade .
Somos pelo Amor por Princípio , e A Ordem por Base; O Progresso por Fim
Oh , Jovens ! Não foi nada fácil terem descoberto estas Terras de Além Mar .
Já se foram aproximadamente 17 gerações, nestes 495 anos, em que PEDRO ALVARES CABRAL com sua Frota chegou aqui nas Costa do Brasil.
Vamos retroceder um pouquinho, para melhor homenagear estes grandes Navegadores, homens de coragem, perseverança e de alma aventureira; bem como homenagear os fatos que marcaram a Nossa Descoberta .
1) As Origens e Condições Européias da Época
Os Descobrimentos são a origem da expansão Européia, que provocou uma Revolução na História da Humanidade: não somente subverteram as estruturas tradicionais, como também inauguraram uma nova forma de se desenvolver, um outro tipo de Economia Mundial prenúncio do Desenvolvimento Industrial Moderno .
Provavelmente deveriam ter sido os Chineses, os Muçulmanos ou os Indianos os responsáveis pelos Grandes Descobrimentos, pois há muito que os Chineses já percorriam os Mares do Oceano Indico, com a poderosa frota do Almirante Chinês Cheng-Ho, que chegou à costa oriental da África entre 1405-1433 e em seguida, não se sabe porque, este movimento cessa, e o lugar fica livre para os Europeus
No entanto, neste mesmo Período em que o Infante D. HENRIQUE (O Navegador - 1394-1460) encontrou todo o apoio do seu pai, D. João I, para ser o precursor desta tão famosa Escola de Sagres, assim Portugal iniciou a exploração da costa ocidental da África.
A expansão, em que se entrelaçam os Povos, os Personagens e os Interesses distintos e contraditórios, conduz ao início da formação dos Impérios Coloniais.
Esta Abertura do Mundo, permitiu a difusão de novas plantas (Cana de açúcar) e de espécie de animais, até então desconhecidas, contribuindo para eliminar ou atenuar crises alimentares crônicas.
Esta abertura, provocada pelas Navegações, também veio contribuir para a afirmação do Capitalismo e desviar o eixo do Comércio do Mediterrâneo para o Atlântico, vindo provocar a revolução dos Preços, motivar alterações no " Tecido Social " e as mudanças na práticas alimentares .
Este primeiro Encontro Mundial dos Povos, provocado pela Navegação, (fóra a degradante realidade da escravatura), contribuiu formidavelmente para afirmação de Idéias Humanitárias, provocando desta forma pela primeira vez - um tipo de globalização, através de um pensamento MULTICIVILIZACIONAL .
A aventura das Descobertas constitui a grande "Saga" dos povos Europeus.
O gosto pelo desconhecido, muito generalizado na época, excitava a curiosidade dos Europeus em relação aos povos, ditos estranhos e misteriosos, que habitavam estas paragens .
Vamos retroceder mais um pouquinho e lembrar que os Antigos não se afastavam das costas e guiavam-se pelos astros, escolhendo os que eram visíveis acima do horizonte .
Fenícios, Gregos e Cartagineses são os grandes navegadores antigos .
Os Cartagineses - por ordem do seu Senado fizeram 2 grandes viagens:
Direção Norte -Comandada por Himilcon
Outra ao longo da Costa da África, comandada por Hannon 500 aC
É provável que marinheiros Fenícios, por ordem do rei do Egito -Nechau, em 604 aC, tenham feito um a viagem em torno da África. Este fato é narrado por Heródoto, pois julga incrível que os marinheiros tenham informado que tinham observado o Sol à Sua Direita, quando contornavam a Líbia, o que é uma prova a favor da existência da viagem .
As conquistas de Alexandre - O Grande - deram muitos impulsos aos conhecimentos geográficos. Nearco, por ordem de Alexandre explorou, navegando, as margens do rio Induz no Golfo Pérsico
Os Cosmógrafos da Idade Média e a Imaginação popular, criavam para estas regiões inexploradas, fantasias terríveis. Pensavam em encontrar seres horríveis- Monstros .
As Cruzadas deram nascimento a relações mais íntimas entre o Oriente e o Ocidente , e fizeram surgir uma série de viajantes , no início frades , que deram as primeiras notícias , sobre os países produtores de certos tipos de mercadorias - Especiarias das Índias- cravo canela etc , levados à Europa, principalmente pelos comerciantes de Veneza e de Gênova- O mais ilustre destes viajantes foi Marco Polo -- depois veio o Inglês Mandwile .
Surgiu daí o interesse de chegar às Índias, sem passar pelas cidades maometanas , desejo este somado à introdução da bússola, permitiram os primeiros ensaios no sentido de encontrar um caminho marítimo para as Índias, contornando a África .
Os valentes Portugueses aparecem no século XIV (1300), pois já tinham dobrado o cabo Não e redescoberto as cérebres ilhas Afortunadas (dos Antigos) - as Ilhas das Canárias .
Mas antes de entrarmos nas Grandes Descobertas, vamos lembrar algumas coisas importantes, que ocorreram naquelas épocas, que favoreceram as Descobertas.
Segundo a geografia medieval , marcadas pelas especulações dos teorizadores do Cosmos, diziam que o nosso planeta era constituído de 85% terra e 15 % de mar .
Por outro lado segundo a geografia de Ptolomeu, astrônomo grego do século II( 100 dC) , conhecida no ocidente desde o Século XV (1400), sustentada pela escolástica , a superfície da terra era encarada sob uma visão matemática, subestimando a circunferência da terra .
De acordo com esta teoria , a Ásia está mais próxima da Europa, e é impossível chegar a Índia e a China contornado a África .
O atlas catalão de 1375 , elaborado na famosa escola cartográfica de MAIORCA , pelo judeu Abraão Cresques , colocava Jerusalém como centro do Mundo
Os PORTULANOS , ou cartas marítimas .começam a existir nos séculos XIV (1300) e XV (1400). Em Portugal eram conhecidos por ROTEIROS e descreviam as rotas marítimas com indicação de rumos .Estas cartas apareceram no século XIII (1200) de origem genovesa, catalã ou portuguesa .
Não há duvida que é em Portugal que nasce a Cartografia Moderna. Vivam os Portugueses!
O mestre Jaime de Maiorca, que chega a Portugal no Século XV ( 1400) ,
é um dos principais criadores da célebre escola cartográfica portuguesa .
Portugal foi o celeiro dos cartógrafos , principalmente no século XVI(1500) - influenciou a criação da famosa escola Flamenga - ( Luso-Germânica) (1570 a 1670)
Por outro lado , para que estas cartas pudessem ser aprimoradas e para atravessar o Atlântico, seria necessário dominar técnicas que ultrapassassem os conhecimentos empíricos, que eram suficientes para navegar em mares menores . Não há duvida que, sendo este Oceano Atlântico, que se estende de um polo a outro, onde se observam grandes diferenças Climáticas , numa imensidão de águas batidas por ventos e correntes, as técnicas de navegação costeira, são naturalmente insuficientes .
Foi nas grandes navegações pelas Costas da África , quando de regresso a Portugal, que os Navegadores Portugueses, para fugirem do regime de ventos e correntes marítimas , foram obrigados a se deslocar para o Norte do Golfo da Guiné, navegar no mar alto, e utilizar um sistema de orientação, para o qual a bússola, a carta portulano ou a roleta de martolóio eram insuficientes .
Assim os "pilotos" foram obrigados a conhecer a "maquina do mundo", ou seja as linhas fundamentais da cosmografia, e possuir algumas noções de Astronomia, para poderem situar o navio em alto mar, dia após dia .
Estes pilotos navegavam observando o céu e calculando a posição dos astros mediante instrumentos como o ASTROLÁBIO, o QUADRANTE e a BALISTINHA .
Para isto tinham que possuir conhecimentos matemáticos e astronômicos , que tiveram a sua origem nos muçulmanos de Toledo, e nos judeus que se estabeleceram em Portugal .
E com bases nos livros, chamados Guias Náuticos, que possuem regras e índices corretivos, que permitiam ou permitem calcular a latitude estabelecida, graças a observação astronômica - Ficou célebre o "Regimento da Estrela Polar "elaborado por pilotos Portugueses no século XV (1400), e foi através deste documento que começou a Navegação Astronômica .
O cálculo da latitude era simples ; bastava observar a latitude do Sol ao meio dia ,pelo relógio solar , e por observação visual. Através de um tirante, coletava os dados e entrava com estes nas tabelas de correção em função da Estação (Primavera , Verão etc ) e definia a latitude .
Além disto para atravessar o Atlântico era necessário outro tipo de navio .É ai que surgem as Caravelas. Criação dos nossos IRMÃOS Portugueses, um instrumento revolucionário. Com certeza as vitórias conseguidas pelos Portugueses no século XV(1400) e XVI(1500) , foram devidas principalmente às Caravelas .
A Caravela era um navio pequeno fácil de manejar , que permitia navegar contra o vento (bolina) , e que foi projetado para percorrer grandes distâncias. Tinha 30 metros de comprimento e 8 de largura, com altura de casco de 3 metros.
Este tipo de navio, pode ser derivado dos cáravos árabes, mas reflete a sua construção em técnicas provenientes da Europa do Norte e do Mediterrâneo. Mais tarde surgem os navios mais imponentes, como as Naus e os Galeões, adaptados às navegações de oceano, permitindo levar cargas mais volumosas e assegurando mais comodidade às tripulações .
Após esta visão da Época vamos ao descobrimento do Brasil .
A expansão Européia do século XIV(1300) ao Século XVIII (1700), transformou o Mundo, ao rasgar novas rotas marítimas que vão aproximar os Homens e romper o isolamento das civilizações, criando também outros tipos de problemas- escravidão etc .
a) Origem da Expansão Européia
A depressão sofrida pela Europa no século XIV(1300) deve-se ao crescimento da população e concentração urbana, que geram novas necessidades e que explicam o retomar do desenvolvimento ou melhor do dinamismo econômico .
Este movimento expansionista constitui um meio de sair da crise da Economia Feudal , a qual se torna incapaz de satisfazer a necessidade alimentares (cereais e carne) da população .
Somente com um aumento significativo das áreas de cultivo e de pastagem, associados a uma maior produtividade, devido aos progressos tecnológicos, seria possível fazer frente as estas exigências .
Por outro lado, o Comércio Internacional encontrava-se em crise devido às atitudes dos Otomanos, que bloqueavam a passagem das caravanas que se deslocavam para as Índias .
Como satisfazer os hábitos dos Europeus que já não conseguiam viver sem o açúcar e as especiarias ?
Como responder as carências de matérias primas e encontrar novos Mercados de escoamento para as indústrias têxteis, cuja produção não parava de aumentar ?
Como encontrar solução para a " Fome da Moeda" , fundamental para as atividades mercantis em pleno desenvolvimento , e onde encontrar os metais nobres para cunhar a moeda dando-lhe valor ?
O Ouro, que chega do Sudão e de outras regiões da África aos portos de MAGREBE , estimulando a economia Européia, serve para cunhar moedas, entesourar ou fabricar objetos. Mas também trocado por objetos oriundos da Ásia, que usam para decorar os templos, os palácios, e até o vestuário dos aristocratas .
Em meados do Século XV(1500), a produção de Prata na Europa Central aumenta, no entanto não era suficiente para satisfazer a procura .
Não há dúvida, que o excedente populacional no Mediterrâneo ocidental é igualmente uma das causas da expansão Européia .
Cabe aqui perguntar : "podemos ligar estes fatos às expulsões dos Judeus e mais tarde à dos Mouros, e também as guerras dos Séculos XIV 1300 ao XV(1400) , com a queda do poder econômico da nobreza e com o movimento expansionista do leste Europeu ?
Não podemos ignorar o FENÔMENO RELIGIOSO na Expansão --As descobertas tinham um espírito de missão, e mesmo de cruzada - os franciscanos foram os que melhor concretizaram este sentimento missionário .
Assim acabamos de mostrar as razões que permitiram explicar, genericamente, o Fenômeno expansionista Europeu .
E outro fator : Por que este fenômeno se passou em Portugal, um pais tão pequeno em área, onde viviam uma percentagem ínfima da população Européia ? 1.800.000 Hb.
O povo Português, além possuir uma configuração física de resistência e bravura, também possue uma perseverança e vontade de Luta ímpares, que junto ao Patriotismo já existente naquela época, e somados à localização geográfica, à tradição náutica, ao domínio das técnicas de construção naval, à estabilidade política e às vantagens econômicas, e ainda às motivações de natureza religiosa, deram, sem dúvida, resposta ao Sucesso e Grandiosidade deste povo fabuloso que, são os Portugueses; a menos do período da coloniozação !
Poderíamos nos estender, falando no Século XIII (1200) da Federação Aragonesa no Século XIV (1300) de MAIORCA, que se tornou um grande centro de náutica e cartografia .
A expansão Atlântica no Século XIV (1300), deu-se com a descoberta do Arquipélagos das Canárias .
No entanto é com Um Majestoso e Grandioso Português, o INFANTE D. HENRIQUE, o Navegador (1394-1460), que tem início de forma organizada e sistemática, a grande epopéia das Descobertas .Como todo o bom Português, este homem, príncipe, dotado de uma vontade forte e de um grande espírito de iniciativa, reúne à sua volta Homens das mais diversas formações e incutiu-lhes um verdadeiro espírito de missão .
Foi reduzindo o Egoísmo e Enaltecendo o Altruísmo, que o Infante D. Henrique reuniu Judeus , Muçulmanos e Cristãos, vindo de diferentes regiões do Mediterrâneo, ou do Norte da Europa ou da África, para tornar o seu sonho uma realidade .
Deu início aquilo que se tornou a escola de Sagres .
Ocupação do arquipélago da Madeira - 1418 a 1425
Descoberta do Arquipélago dos Açores 1427 a 1492
Portugal, nesta mesma época, resolve conquistar cidades marroquinas, como a tomada de Ceuta, em 1415 - cidade perto do estreito de GIBRALTAR , e da rota marítima ao longo do Mediterrâneo e o Atlântico. Ponto estratégico comercial, onde convergem as rotas das caravanas que regressavam do Sudão, carregadas de Ouro. Também esta cidade tinha ao seu redor, uma grande região de plantio de cereais que podia suprir o déficit português em cereais. Os portugueses não foram felizes nesta conquista .
Por outro lado, para progredir ao longo da costa africana, era necessário conhecer o regime dos ventos que sopravam no atlântico bem como as suas correntes marítimas .
Em 1434- GIL EANES, a bordo de uma simples barca, dobra o cabo BOJADOR.
Em 1445- DENIS DIAS, atinge Cabo VERDE e o SENEGAL
Em 1460- com a morte de D. HENRIQUE, os portugueses chegaram até SERRA LEOA, na África.
Foram descobertas depois as Ilhas de São Tomé, Ano Bom e Ferando Pó .
Com D. João II , a expansão marítima portuguesa sofre novo Impulso , com um Caráter mais popular e coletivo .
Em 1483 - , Diogo Cão atinge o Zaire .
Em 1488- Bartolomeu Dias, concretiza um dos sonhos dos navegadores Europeus, ultrapassando o extremo austral da África .Demonstrando que as águas do atlântico e do Indico se encontravam , contrariando a ciência antiga, também veio demonstrar a simetria dos ventos que sopram nos dois hemisférios.
Paralelamente, o Rei D. João II recebe informação de um dos seus emissários , PÊRO da COVILHÃ , o qual, disfarçado de mercador árabe , percorre o Oriente e consegue obter preciosos dados acerca da navegação no Oceano Indico e sobre o seu fabuloso mercado de especiarias .Neste momento os Portugueses passam a deter a chaves, da descoberta do caminho das Índias, o sonho mais cobiçado pelos Europeus da época.
Em 1492, Cristóvão Colombo, de origem Genovesa , casado com uma portuguesa, foi uma das figuras Européias que marcou a História da Humanidade. Após sem sucesso ter mostrado os seus planos aos Portugueses, que não lhe deram crédito, encontrou respaldo em Isabel a Católica, rainha da Espanha. Partindo do Porto de Pablo em agosto de 1492, encontrou a ilha de Guanahani, no arquipélago das Bahamas e depois Cuba e Haiti .
Em 1498-1504 - Chegou as Antilhas, Ilha da Trinidade, e por fim desembarca na América Central, no território que é hoje República das Honduras .
Com as descobertas de Colombo, Espanha e Portugal foram obrigados, para garantir uma paz assinarem um acordo, que se chamou " Tratado de Tordesilhas ", que consagra o princípio do " Mare clausum " que divide o mundo de acordo com o meridiano situado a 370 léguas do arquipélago de Cabo Verde .
Em 1498 , outro Grande Navegador Português -- VASCO DA GAMA descobre o caminho marítimo para as Índias, concretizando assim o objetivo da expansão isto é, atingir o Oriente por via marítima, descobrindo as novas rotas das especiarias ." Grande Argonauta D. Vasco da Gama , 1o Conde de Vidigueira , Almirante das Índias Orientais e seu famoso Explorador".
A viagem de Vasco da Gama , reagiu e influenciou poderosamente a Ciência e a Política .
Com o contato de novos povos tão diferentes , e de crenças tão diversas , não há duvida que será cada vez mais a insignificância das doutrinas provisórias e a necessidade de uma religião Universal .
O Monoteísmo Cristão , forçado a reconhecer a sua impotência em face do seu rival maometano , se reconhecerá igualmente impotente , perante estas teocracias veneráveis, que na sua imobilidade , esperam ainda a conciliação Científica da ORDEM , que elas sistematizaram , com o Progresso elaborado pelo Ocidente .
Glória , portanto, àquele que, por sua coragem e sua prudência , soube levar a termo esta Revolução Célebre na História da Humanidade .
+ uma vez os portugueses...Humanidade
Tendo partido de Lisboa, a 8 de Julho de 1497 , com uma pequena esquadra de 3 ( três) Naus e uma arca de mantimentos , após uma breve escala em Cabo Verde, iniciam uma larga curva em pelo Oceano Atlântico, continua até a latitude do cabo da Boa Esperança, beneficiando-se assim dos ventos de Oeste, para fazer a grande curva - Dobrando o Cabo da Boa Esperança .
Pouco depois chegou a Moçambique, em Melinde, onde com a ajuda de um piloto muçulmano de Guzerate, realiza a atravessia de Oceano Indico, para ir ancorar em Calecute, em maio de 1498 - 11 meses de viagem.
Os portugueses ficaram vivamente impressionados com a riqueza desta cidade, na costa do MALABAR, cujo comércio era dominado pelos ÁRABES . Com grande dificuldade Vasco da Gama consegue negociar com o Samorim, e estabelece a primeira relação comercial, levando um precioso carregamento de especiarias.
Neste momento , não há dúvida que a descoberta do Brasil está estreitamente ligada a descoberta do caminho marítimo para a Índia .
Finalmente o Descobrimento do BRASIL
O Rei D. Manuel I - O VENTUROSO , confia a Pedro Alvares Cabral , uma poderosa armada composta por 12 caravelas e uma nau de mantimentos ,que tem por missão impor a presença portuguesa no Oriente .
Esta esquadra deixa Lisboa em 9 de Março de 1500, seguindo a rota sugerida por Vasco da Gama. E após quase 2 meses, em uma quarta feira, 22 de abril de 1500, a armada de Cabral que no dia anterior encontrara sinais de terra, avistou um grande monte, e depois serras mais baixas ao Sul, terra chã com grandes arvoredos. E estava-se no oitavário da Páscoa .E monte Pascoal chamou-se o primeiro ponto avistado : A noite a armada fundeou em 19 braças, à distancia de 6 léguas da costa.
Quinta feira dia 23, a armada fez vela, com os navios pequenos sondando adiante, até que às 10 horas, lançaram ferro, na foz de um rio.
Arriados os batéis e os esquifes, foram todos os capitães à nau do Capitão-Mor .
Que terra seria aquela ? Perguntavam
Evidentemente a Índia respondiam, nem poderia ser outra, pois entre a Europa e a Ásia Oriental havia um só mar, segundo os cientistas daquele tempo .
Nada mais simples que verificar ; ali estava Nicolau Coelho , um dos capitães , que já estivera na Índia, ele próprio iria tira-lo a limpo. Sua resposta foi bem diversa da esperada.
No dia 24, a armada navegou para o norte, ao longo da costa, cerca de 10 léguas, até encontrar uma enseada CONVENIENTE.
No sábado dia 25, penetrou-se em uma baia. E depois de fundiados os navios, reuniram-se os capitães a bordo da Nau Capitânea. Nicolau Coelho foi novamente a terra, e desta vez acompanhado por Bartolomeu Dias, o descobridor do Cabo de Boa Esperança, (cabo das Tormentas), grande marinheiro e experiente nas coisas da África .
Se não eram índios ( Homens da Índia), aqueles homens que andavam nus, podiam ser qualquer casta de negros, como foram chamados por algum tempo, e depois ficaram com o nome de Índios .
No dia 26, domingo da Páscoa, o Capitão-Mor resolveu assistir uma missa, que foi celebrada, numa pequena ilha da enseada, o ilhéu da Coroa Vermelha, por Frei Henrique de Coimbra, franciscano, depois Bispo de Ceuta e Inquisidor de Portugal
Depois da missa, em seu sermão, ele declarou, como se conclui pela carta de Pero Vaz de Caminha, que foi enviada a D. Manuel I, que se a terra não era a Índia e nem a Africana, era uma terra nova, uma ilha como outras já descobertas no Atlântico, pelos portugueses, e sua forma de ser achada, conformara-se com o sinal da cruz, sob cuja obediência viera a armada; seu nome estava de antemão dado, nem havia outro a escolher : Ilha de Vera Cruz .
Assim a velha PINDORAMA das tribos fetichistas destas plagas, ao mudar de Senhor, recebia nome ocidental. Mas esta mesma ilha de Vera Cruz, depois Ilha da Cruz, acabou por se chamar Brasil, superando o ponto de vista puramente comercial ao religioso - cuja a origem do nome todos nós conhecemos .
No dia 1o de maio , foi celebrada a segunda missa e já em terra firme, depois que foi fixada a cruz-padrão foi tomada posse da nova terra, em nome do rei de Portugal .
No dia 2 de maio , navegou para Lisboa o navio de Gaspar de Lemos , a fim de comunicar os acontecimentos , e levar o relatório do Capitão-Mor , e cartas de Pero Vaz de Caminha e de Mestre João Faras . Não Havia o Sistema Internet .
A primeira carta descreve com realismo a terra descoberta .
A segunda cita a presença da constelação do Cruzeiro do Sul em nosso céu .
No mesmo dia , 2 de maio de 1500, as 10 naus e o navio de mantimentos, que compunham a esquadra de Cabral, zarpam para as Índias .
Esta esquadra era composta inicialmente de doze naus e mais um navio de mantimentos, preparados para a paz e para a guerra, com 1.500 soldados, com armamentos e artilharia de melhor qualidade .
Esta esquadra destinava-se a consolidar o poderio Português no Oriente, pois 8 meses antes chegara a Lisboa a armada de Vasco da Gama , depois de realizar o Sonho do Infante D. Henrique : Chegar às Índias navegando ao Sul e depois a Leste
Como é do nosso conhecimento , como Capitão-Mor ia Pedro Alvares Cabral .
Dentre os capitães das naus destacavam-se : Bartolomeu Dias , descobridor do cabo da Boa Esperança ; Nicolau Coelho e Diogo Dias, irmão de Bartolomeu. Como Observador ia o Sábio e Ilustre Cosmógrafo Duarte Pacheco, autor do "Esmeraldo de Situ Orbis " , a mais completa descrição da terra então conhecida .O Rei havia ordenado que a armada fosse a mais poderosa e a mais bem aparelhada que pudesse organizar, pois dela dependia o domínio português no Oriente .
Vamos, para terminar, nos engajar na armada, de Cabral e viajar na Nau-Capitânea, para compartilhar das alegrias e dissabores desta viajem as Índias e o seu retorno a Lisboa - Portugal .
Sabemos que a armada que tal descobrimento fizera, saíra do Restêlo ou Belém, Tejo, no dia 9 de março de 1500, e era a maior armada que já havia saído de Portugal .
Depois de deixar, a Ilha de Vera Cruz, já em alto mar, ou melhor usando a expressão daqueles tempos -POR AQUELE MAR de LONGO , na noite de 22 de março, quando a armada já passara pelas ilhas de Cabo Verde, a nau de Vasco de Ataide,se perdeu ,se desgarrou, e que depois de procurada, foi dada como perdida.
Quando os navios, passavam pelo cabo de Boa Esperança (cabo das Tormentas), forte temporal fez naufragar as naus de Bartolomeu Dias, Luíz Pires, Aires da Silva e Simão de Pina. Ninguém e nada se salvou !
Assim o Gigante Adamastor da lenda, puniu os INTRÉPIDOS navegadores, pois 24 de maio de 1500, morria neste naufrágio Bartolomeu Dias e todos os tripulantes dos 4 navios "
Assim escreveu Camões
" Aqui espero tomar, se não me engano
De quem me descobriu, crua vingança."
As outras 7 naus, após a tempestade, se dispersaram.
A de Pedro Dias,não encontrando nenhuma das naus, voltou para Lisboa .
As seis restantes puderam se reunir, e no dia 16 de julho chegaram em Moçambique, e finalmente no dia 13 de setembro chegaram a Calicute na Índia.
No retorno, em Melinde se perde o navio de Sancho de Tovar.
No dia 22 de abril de 1501, um ano depois da descoberta de nossa Pátria, domingo da Páscoa, Cabral contornava de retorno, o célebre cabo da Boa Esperança, com apenas 3 navios, que chegariam a Lisboa no dia 31 de julho de 1501 .
Dos 13 navios, retornaram a Lisboa (2 +3) = 5 ; afundaram 8 naus
Não podemos deixar de homenagear , os Navegadores :
Magalhães- que servia sob as ordens de Albuquerque, imaginou chegar as Índias, navegando para o Oeste, não conseguindo convencer o Rei de Portugal , ofereceu as suas idéias e planos ao Rei de Espanha, Carlos V , e realizou a sua proeza dando a volta ao mundo pela rota do Pacífico -- Devido a longa viagem, faltou alimentação e água , foram obrigados a comer sola de sapato e rato. Magalhães foi morto em Havaí, por sua própria tripulação devido a sua indomável insistência de prosseguir viagem. No entanto fez a primeira viagem de volta ao mundo
Para complementar esta homenagem, vamos enaltecer o Povo Português, relembrando um grande colonizador que não foi Navegante, mas mudou o rumo do mundo, em sua época, com reflexos até aos nossos dias.
Um grande vulto da Historia Universal que pretendeu uma harmonia foi ALBUQUERQUE- Foi um Grande Colonizador Humanista.
Todos os esforços e trabalhos dos portugueses nas Índias se deve a figura extraordinária do Grande Afonso de Albuquerque .
Foi o único exemplo de conquistador colonial , que tentou conciliar, o domínio temporal, com a adesão Moral dos povos dominados, que mais tarde foram , em peregrinação até a sua Tumba em Goa, para implorar a sua proteção, contra os seus crureis sucessores.
As conseqüências políticas da descoberta de Vasco da Gama , começaram a fazer-se sentir no Oriente, contrariando os princípios muçulmanos.
Alguns anos depois desta memorável viagem, o poder dos muçulmanos , tendo sido destruído pela armas Turcas, e o Egito e a Síria tornando-se independentes do império Otomano, e os Sultões compreendendo que teriam que expulsar os portugueses do Oriente, se desejassem restituir as províncias que recentemente os portugueses haviam dominado, isto é, a sua retomada ao monopólio do comércio Oriental , só era possível com a expulsão dos Portugueses .
Por outro lado, os VENEZIANOS , por várias vezes , dirigiram os esforços do seu poder militar, contra um punhado de portugueses, que haviam dominado o Oriente.
Os portugueses , apoderando-se sucessivamente de todas as portas , de entrada ao Oriente , fizeram frente a este formidável inimigo e liberaram a Europa das ameaças de uma potência que, aumentando sempre se teria tornado invencível, se tivesse conseguido enriquecer-se com o monopólio comercial que planejara .
Albuquerque, é mais que herói português, pois conseguiu segurar os muçulmanos, não os deixando dominar a Europa .
Foi este Grande Homem um herói do ocidente , cujos serviços prestados à Humanidade, se acham assinalados por Augusto Comte, no seu Calendário Histórico .
Brasileiros Patriotas!
Fomos dominados pelos português - tivemos muitos martires, dentre muito Tiradentes e hoje, os portugueses , São nossos irmãos mais velhos
Nós nos Libertamos com a Independência - tivemos como Herói José Bonifácio de Andrada e Silva .
Nós nos Libertamos da Monarquia, com a República, que deveria ser a Sociocrática e nao a democrática, tivemos Benjamin Constant
Nós nos Tornaremos Gigantes pela Própria Natureza , quando fizermos a Maioria dos Nossos Filhos , conviverem em uma Pátria , com o padrão de vida dos USA, com a Moral da França,com a dignidade da Suécia e a Sabedoria dos Chineses .Em um regime Republicano, Federativo , Presidencialista , "Trabalhita " ( Jamais Capitalista), Sociocrático, com estado de direito Democrático, com salário mínimo de US$ 1.000 , com Impostos de no Máximo de 10% ,onde os custos das mercadorias tivessem de 30 a 70 % do componente salário + Encargos ; e os encargos sociais de no máximo 20% , Somadas as Profundas Mudanças, para alternarmos o nosso Rumo, que neste momento, caminha na direção do CAOS .
Nós Positivistas estamos trabalhando para elaborar Planos, em vários níveis , para que possamos deixar para os nossos filhos e netos, uma forma de vida mais tranqüila e saudável e se possível com elevado
GRAU de ALTRUÍSMO .
SAÚDE E FRATERNIDADE
Neste momento , quero agradecer ao Almirante Alfredo de Moraes Filho, por ter cedido, substancial subsidio, que enriqueceu bastante esta exposição.
Devemos lembrar, em quanto o nosso Presidente da República , está "Dançando em Versaille " lá nos USA, e nada realmente fez para modificar este estado de coisas, pois não tendo plano Patriótico, pois nunca soube fazer nada, do ponto de vista de realização física -Objetiva , está levando este pais, para o Caos, pois o povo está procurando o caminho da Bastilha ! PARA QUE TRAZER DINHEIRO DE FORA , INDUSTRIA DE FORA, SE OS PRODUTOS GERADOS POR ESTAS INDÚSTRIAS NÃO SERÃO CONSUMIDOS POR BRASILEIROS, E Darão UMA QUANTIDADE MÍNIMA DE EMPREGOS AQUI DENTRO, POIS A MASSA CONTINUA SEM COMER - QUE PLANO É ESTE !
PRESIDENTE SEJA BRASILEIRO ! FAZENDO O BEM DOS BRASILEIROS, ISTO É, MUDANDO A MENTALIDADE DOS BRASILEIROS QUE POSSUEM O PODER , NÃO OS DESTRUINDO, OS EDUCANDO, MOSTRANDO À ELES OUTRAS OPORTUNIDADES , QUE DÊEM A MAIORIA DOS BRASILEIROS MEIO DECENTE DE VIDA, NÃO TIRANDO DELES "CAPITALISTAS " O SEUS NÍVEIS DE VIDA E SIM MUDANDO A FORMA DELES GANHAREM , DANDO OPORTUNIDADE AOS OUTROS! É POSSÍVEL , É SÓ PLANEJAR NESTE SENTIDO, NÃO ESQUECENDO OS NOSSOS PARCEIROS LÁ DE FORA, POIS SOMOS A FAVOR DE UMA GLOBALIZAÇÃO DESCENTE, ALTRUÍSTA .
Estamos perseguindo uma Civilização Pacífica e Industrial , acabando com as Guerras, inspirada no Amor entre os Homens. É utópica mas não quimérica.
PELOS MEIOS PACÍFICOS !
MUITO OBRIGADO. 207 / 1995
PAULO AUGUSTO ANTUNES LACAZ
POSITIVISTA
PALESTRA PROFERIDA, no dia 22 DE ABRIL DE 1995 -- NO TEMPLO POSITIVISTA DO BRASIL - Rio de janeiro
contacte - http://www.doutrinapositivsta.hpg.com.br