Este artigo pertence ao conteúdo do portal Doutrina Positivista

Bananal, 14 de Dante de 212

Bananal, 29 de julho de 2001

Eminentíssimo Cardeal,

D. Eusébio Scheid,

 

Nós* os Positivistas, já fizemos e ainda fazemos muito pela defesa da Moral Teológica, da Igreja Católica Apostólica Romana e da Ortodoxa, e já mostramos aos seus " Valentes Soldados, dos quais o Senhor engrossa as fileiras" que as suas verdades, estão bem acima de qualquer outra Religião, de base Teológica.

Anexo à esta correspondência, os meus contatos com o Eminentíssimo Cardeal Arcebispo Dom Eugênio de Araújo Sales, cuja primeira correspondência, leva como assunto : A Parceria Espiritual do Segundo Milênio.

Depois tentei me aproximar da Congregação dos Jesuíta, cujas cartas seguem em anexo, que também não teve êxito.

Infelizmente, não fui suficientemente feliz, nas minhas colocações, para que o diálogo pudesse prosseguir.

Ao ler vossa entrevista na Folha de São Paulo, fui tomado de maior emoção Altruísta, e resolvi neste Domingo, que estou só, pois minha grande Mulher está no Rio de Janeiro; por isso surgindo em min, um estado emocional dos mais sublimes dos Amores, influenciado pela distância; pois o Senhor sabe que é mais fácil criar com Amor, pois que pelo Amor, nunca nos cansamos.

O Amor por Princípio, e a Ordem por Base; o Progresso por Fim (Objetivo)

Como Positivista estou de pleno acordo, quando o Senhor diz que nem o Socialismo de Força – o Comunismo e A Democracia Capitalista, são os Regimens adequados ao Ser Humano, para procurarmos ter aqui na Terra um Paraíso, isto é, uma maior Harmonia Social.

Quem dera poder dialogar com o Senhor, com todo respeito ao Vosso DEUS, mesmo que ainda acredite Nele de forma somente Subjetiva, pois Ele me fez e ainda me faz muito bem; mas gostaria que respeitasse e não viesse acreditar em minha Deusa – a Humanidade; vamos sim congelar as nossa diferenças, para o Bem da humanidade .

 

 

Se formos rebuscar as cooperações ocorridas no passado, mais recente, peço licença para trazer neste trecho da carta, temas que se ligam as diretrizes do Concílio Vaticano II, com o Papa João XXIII em 1959/1963.; abordando - Paz na Terra, Progresso do Povo e Exercício do Trabalho – que constam na Encíclica Pacem in terris – 25/01/1968 – Papa este que teve a lucidez, de aproveitar das conversas que teve com o Positivista Paulo Beredo Carneiro – Diplomata e Membro Executivo da UNESCO, quando este era o Cardeal Ângelo Giuseppe Roncalli, representando o Vaticano em Paris; onde se conheceram.

O Positivismo tem uma proposta de um Regimen conhecido como Sociocracia Trabalhista. Terei todo o prazer de lhe mostrar a saída por um Socialismo Pacifista – cujo nome podemos dar de " Democracia Controlada". Mas há necessidade de se elaborar uma Constituição não democrática e sim Sociocrática. E alterar o sistema e o conteúdo da Educação, e outros pontos de forma gradativa e evolucionária, e não de forma revolucionária.

Para não mais me estender, espero que estas primeiras linhas possam ser de vosso agrado e simpatia, para prosseguirmos, com fraternidade, nossas obras sociais, aqui na Mãe Terra; quando no Céu, sigo plenamente vossos conselhos; pois que aqui na Terra, tudo é relativo, e LÀ tudo é Absoluto.

 

Sem mais para o momento, permaneço às ordens,

 

Saúde, Respeito e Fraternidade,

 

P. A . Lacaz / Positivista

(*) – São poucos os Positivistas – muitos são simpatizantes; NEM SEMPRE AQUELES QUE ESTÃO EM ENTIDADES POSITIVITAS, SÃO POSITIVISTAS. Vide minha pagina www.doutrinapositivsta.hpg.com.br e a da Associação Internacional Positivista em Paris – que me considerou, um Político e um Religioso Positivista localizado no Brasil . – www.multimania.com/clotilde/urls.htm