Este artigo pertence ao conteúdo do portal Doutrina Positivista

O AMOR POR PRINCÍPIO, E A ORDEM POR BASE; O PROGRESSO POR FIM

 

VIVER PARA OUTRÉM VIVER ÀS CLARAS

 

CATECISMO ELEMENTAR

 

DA

 

RELIGIÃO DA HUMANIDADE

(RELIGIÃO UNIVERSAL)

( RELIGIÃO POSITIVISTA)

7 DE ARQUIMÉDES DE 207

1 DE ABRIL DE 1995

RIO DE JANEIRO - BRASIL

Religião = Doutrina

 

 

 

Dedico às Mães, este resumido Catecismo Elementar, a fim de facilitar a Educação Religiosa de Seus Filhos em favor da Unidade Moral e de sua Existência Individual, desde o nascimento até a velhice, e da harmonia e felicidade de sua existência Social na Família, na Pátria e na Humanidade.

 

 

 

 

Luis Lagarrigue

Apóstolo da Religião da Humanidade.

20 de Gutenberg de 85

5 de setembro de 1939

 

 

Adaptado, Detalhado e Traduzido para o Português por :

Hernani Gomes da Costa & Paulo Augusto Antunes Lacaz 207/1995

Revisão do Vernáculo por Albino de Bem Veiga

Membro da Academia Rio-Grandense de Letras

A Religião da Humanidade

A Mãe- Meu filho quem o catequisou, como Sacerdote Positivista ?

O Filho-Sarcedote- Mãe , foi o meu Grande Mestre Augusto Comte e sua Musa Inspiradora Clotilde De Vaux ;além de seguir Seus Conselhos , lendo as Obras Indicadas pelo Mestre , com vista a evitar os estragos intelectuais e morais que por toda parte exercem as leituras , Filmes , Videos , etc , inúteis , perniciosos e de nenhuma valia Altruísta .

Modernamente, devido a lamentável pouca disponibilidade de tempo, para ser dedicado a qualquer prazer de Moral Construtiva, é possível , que a Senhora, quando for lá no Templo , obtenha informações mais condensadas, para facilitar as primeiras aprendizágens.

A Mãe __ Qual o objetivo da Religião da Humanidade ?

 

Filho-Sacerdote___É Explicar e Orientar a vida Humana,e esta Vida Humana

será totalmente referida ao Gran-Ser: Família, Pátria e Humanidade .

A Mãe __ O que é a Vida Humana ?

O Filho-Sacerdote - É o relacionamento, da nossa Forma de Ser, isto é : de Sentir , de Pensar e de Agir ; ou ainda, o nosso Comportamento físico-corpóreo e psíquico-cerebral, com o Mundo.

Este Mundo pode ser : O Mundo Interior ou SUBJETIVO e o Mundo Exterior ou OBJETIVO.

A Nossa Forma de Ser , é conhecida como sendo a Nossa Natureza Humana

A Mãe__Como se Estabelecem estas Relações , e, ao mesmo tempo, como estas Relações se compõem e se ajustam, com estes dois Mundos - Interior e Exterior ?

O Filho-Sacerdote_Tudo é por meio da Religião ou Doutrina, minha Mãe, cujo Culto(a) , Dogma(b) e Regímen(c), explicam , orientam e regularizam os Estados Emocionais dos Sentimentos(a) ; as Concepções ou Idéias ou os Pensamentos(b)e as Ações Humanas(c)

A Mãe __ Quais são as fórmulas ou Princípios Sublimes que resumem e regulam ou regem estas relações - do Culto , do Dogma e do Regímen, entre si , e entre eles mesmos ?

O FilhoSacerdote- Os Princípios ou Fórmulas Gerais São:

# A Fórmula Religiosa:

O Amor por princípio, e a Ordem por Base ;

O Progresso por Fim

# A Fórmula Social :

Ordem e Progresso

#As Fórmulas Morais :

Viver para Outrém* e Viver às Claras

*outros

A Estas Fórmulas Religiosas ou Princípios Gerais, se agregam ou melhor, se unem às Fórmulas ou Princípios Complementares do :

Culto: Subordinar o Egoísmo ao Altruísmo ;

do:

Dogma: Subordinar a Razão à Fé ;

do:

Regímen: Subordinar o Progresso à Ordem.

A Mãe _Mas agora , meu Filho ,o que é a Perfeição Humana ?

Oh , Minha Querida Mãe !

É o Estágio Limite do Amadurecimento e do Engrandecimento Moral , Intelectual e Prático do Ser Humano, com o Seu Espírito ou Estilo de Sentir, Pensar e Agir, de forma Coletiva e Individual.

Entende-se por Moral em primeiro lugar sentir , pensar e agir para o Todo, isto é, para o Bem da Comunidade(O Altruísmo), para somente depois enxergar o Bem Pessoal ( O Egoísmo).

Planeje para o Todo, isto é, para o Bem de Todos , que a serenidade do equilibrio fluirá com certeza, redundando em um "ganho", maior para você ; o qual jamais poderia imaginar, no entanto, planeje com sabedoria, isto é, Plante sempre o Amor. Caso a Horta de seu Plantio apodreça a raiz dos seus sentimentos emanados, advirta-o do erro e abandone o local .

Os maus necessitam de mais piedade do que os bons.

A Mãe__ Quem é o Limite da perfeição da Natureza Humana ?

O Filho-Sacerdote - É a VIRGEM MÃE, símbolo supremo da Pureza, unida à Ternura. Sendo a Pureza a compressão máxima do egoísmo pelo Altruísmo, e a Ternura, a expansão máxima do Altruísmo.

Enriquecendo o conteúdo deste Símbolo - Ela, a Virgem Mãe, representa também, o limite máximo da Subordinação da Razão à Fé, e do Progresso à Ordem.

Por Isto, a Virgem Mãe representa à HUMANIDADE, que adiante será esclarecida por uma forma complementar mais "Objetiva".

 

OS SERES SUPREMOS E O GRAN-SER

A Mãe- Quais são os Seres Supremos da Religião da Humanidade ?

O Filho-Sacerdote - Os Seres Supremos são Sete :

1) O Gran-Meio, isto é, O Espaço. Ele é aqui, representado pelo "Volume", ocupado pelas imagens formadas no nosso cérebro, no trabalho de criação Subjetiva .

Sendo o Gran-Meio a séde, ou local Universal de todos os fenômenos absorvidos, através dos sentidos, que são em número de oito ; e apreendidos através da Inteligência, o Espaço representa naturalmente o conjunto das Leis Naturais(15 leis da Filosofia Primeira e mais as leis que regem as sete Ciências), que moldam o Destino de cada Indivíduo ou melhor de cada Ser.

O Espaço já havia sido Esboçado pelos Gregos, na Idéia de Moira , e também entre os Chineses com o Taoísmo de Lao-Tse. O destino era para eles Imutável e Inteligente, ao passo que para nós Positivistas , Ele , o Destino é mutável, no que se refere aos Coeficientes da sua Equação Paramétrica e Restritivas da Vida e do Mundo , não é inteligente .

Maiores esclarecimentos veja a Terceira Lei da Filosofia Primeira .

O Espaço, O Gran Meio, nos "Alimenta " e estimula a Idéia de Aceitação e Tolerância para com Terceiros e as imperfeições Naturais do Mundo .

Este Espaço é concebido como destituído de Inteligência e de Ação ou Atividade, mas, por sua total passividade ( que não deixa de ser o grau de liberdade geométrica plena, aplicado a todas as nossas idéias-da Matermática à Moral), deve-se imaginá-lo como dotado de Simpatia, no sentido de Amor e Aceitação Plena de Tudo quanto Sentimos, Pensamos e Fazemos .

2) O Céu , aqui representa o limite visual ou instrumental, de todos os astros,(excluindo o Planeta Terra, que compõem os Sistemas Planatários, que tenham reconhecidas influências no Planeta Terra e nos Seres que nela existem . Entende-se por Seres, os corpos Inanimados e os Vivos .

3) O Fluido é aqui o Substrato, o Sustentáculo e o Receptor, conhecidos por Água e por Ar .

Nota:

Esta noção de Fluido é , como todas as demais noções Positivas , relativa, pois em outros astros que contenham o Fluido ,este fluido provavelmente terá outra composição e/ou outra estrutura .

4) Gran-Fetiche - Não é Outro senão :

O Nosso Maravilhoso Planeta Terra .

5) A Vegetalidade - As Nossas Grandes Florestas e todas as demais plantas, estando ou não em florestas .

6) A Animalidade - Ou seja o conjunto dos animais cuja existência é compativel com a vida e a saúde do homem , que de algum modo facilite a vida e a saúde deste mesmo homem ,ou ainda todos os que neste estágio de evolução não se manifestam nem positiva nem negativamente em relação à Humanidade.

# ) O Estudo dos Seres Supremos referidos nos itens , 4, 5, e 6 , anteriormente abordados , são hoje compreendidos numa disciplina conhecida como Ecologia - Chamada por Nosso mestre de Império Biocrático.

Embora estes estudos estejam se desenvolvendo agora com maior ênfase, falta a estes estudos o cunho verdadeiro de um Culto Religioso, para podermos atingir o real objetivo da conscientização da não-destruição muito antes de aparecerem os sintomas deste Mal e sem que seja preciso depender do medo, da repreensão .Por isto, já por muitos anos, representamos a vanguarda Ecológica .

7) O Gran-Ser :é a Família , a Pátria( Mátria) e a Humanidade

# A Família é a menor célula da sociedade , e possui características próprias ,e muitas destas características, não são encontradas em cada um de seus membros ,de per si. Por isto , não cabe a responsabilidade de um conflito familiar a um dos membros participantes desta célula , e sim , à resultante oriunda das relações que passaram a existir nesta célula familiar .

 

Somente agora , começaram os psicólogos a pereceber esta grande verdade , externada pelo nosso Mestre a nada menos de 150 anos .

# A Pátria é um conjunto de áreas - Federações; cunjunto este atualmente definido e consolidado pela Forças Militares. De acordo com a evolução humana, na conseqüente implantação do regímen Sociocrático (Pacífico e Industrial), chegaremos a situação final de Mátria -que serão as Pátrias, reduzidas em suas extensões territoriais , passando a limitar-se pela livre cooperação entre as empresas e famílias que as compõem, estas Mátrias . E neste glorioso futuro, as Forças Militares passarão a ter um comportamento semelhante aos "Glóbulos Brancos Saudáveis " do nosso organismo, como se fosse uma " Força Tarefa Universal , que se dissolve tão logo, a Solução de ORDEM ( Para que haja Progresso ) tenha sido, enfim atingida. Mais informações vide Moral Teórica -

# A Humanidade - É o Conjunto Contínuo dos Seres Convergentes,

do Passado, do Futuro e do Presente, que colaboraram, colaborarão e colaboram, para o aperfeiçoamento contínuo da Ordem Universal, que nos Domina, para o Bem Estar Social .

 

Ordem Universal Concreta é o conjunto das circunstâncias Materiais e Ambientais que envolvem o Homem.

Ordem Universal Abstrata é o conjunto das leis Naturais, percebidas pelo homem, tomando como ponto de partida a Ordem Universal Concreta, e a sua Própria Natureza Subjetiva.

É por meio da Humanidade e através de sua Veneração, que fazemos o Culto à Pátria (Mátria) , à Família e aos demais seis Seres Supremos .

A Mãe- Caro Filho, já que me esclareceste até agora, tanta coisa boa, a respeito destes Grandes mistérios da Natureza, é que percebi que só com o seu Mestre Augusto Comte, chegaste a este nível de Sapiência, responda-me :

Qual é o destino religioso dos Seres Supremos ?

O Filho-Sacerdote -Oh ! Mãe, o destino Religioso dos Seres Supremos é serem adorados e venerados, para dar caráter emocional ou afetivo às concepções das 7 Ciências : Matemática, Astronomia, Física, Química, Biologia, Sociologia e Moral; e as Atividades da Indústria : Bancária, Comércial, Fabril, Mineira, Agrícola e de Serviços; e as outras Três atividades da Política e da Educação e da Instrução, estas duas últimas, serão no Estado Normal, unidas e fundidas.

 

A Mãe - Daqueles sete Seres Supremos que você, meu Filho , já me explicou anteriormente , diga-me qual é o Principal dos Seres Supremos?

O Filho-Sacerdote- O Principal como Referencial Absoluto, isto é , Padrão de Modelo, é a Humanidade .Se os outros Seres Supremos fossem tomados por referência ou Padrão , nós não teríamos , condição de receber influência , destes outros Seres Supremos, ao nível de se desenvolver plenamente o conjunto das nossas aptidões , Morais , Intelectuais e Práticas .

Cara Mãe , vou lhe esplicar mais detalhadamente, vejamos :

No caso do Gran Meio , sendo como já vimos destituído de Inteligência e Ação ou Atividade, nós jamais poderiamos imitá-lo plenamente .

No caso do Céu, do Fluido e do Gran-Fetiche, que só possuem as Propriedades Gerais de Sensibilidade e Atividade, também não seria válido tomá-lo como Referencial Absoluto, pois estes três seres supremos não possuem, como nós, a capacidade e a necessidade de alterar conscientemente o seu estado corpóreo e psíquico, para atingir objetivos, por nós pré-determinados .

A Mãe - Então neste caso, meu filho, Eles não Possuem Inteligência, não é mesmo ?

O Filho-Sacerdote - Mamãe, a Senhora acabou de penetrar no âmago da questão. Eu já sabia que era competente, pois meus amigos sempre me disseram, agora tenho certeza, de onde veio, pois a Senhora, na sua simplicidade além de sensível e inteligente é Sábia !

Mamãe, completando este assunto, vejamos agora, porque não podemos também, eleger os outros dois Seres Supremos, que ainda estão faltando para serem analisados, ou sejam, a Vegetalidade e a Animalidade, como Modelos ou Padrões de Referência Absoluta .

No caso da Vegetalidade, o seu sistema metabólico, que sustenta a sua Vida, resume-se quase completamente na chamada vida de Nutrição, e só acessoriamente na vida de Relação. Suas relações com os outros seres, são profundamente limitadas pela ausência dos conjuntos de órgãos Sensoriais (são oito) em nível animal ; órgãos estes que, os vegetais estando desprovidos, não permitem que a sua forma de ser seja como a dos animais, que são, estes últimos, dominados pelas suas Vidas de Relação.

Animal = Vida de Relação ( Sentimento, Pensamento e Ação) + Vida de Nutrição

e por outro lado o

Vegetal = Vida de Nutrição + Atividade Elementar de Relação .

 

Chegamos assim Mamãe, à conclusão que a Humanidade realmente resume a forma do comportamento de todos os Seres , e informa e transmite todas as explicações da razão de ser Subjetiva de cada um dos Seis Seres Supremos, e da Sua própria existência.Contudo, não nos preocupamos em oferecer explicações absolutas e transcendentes, ou seja, respostas que não se relacionem diretamente com os fatos Úteis-Observados .

Exemplo : Como foi o início do Mundo ? Quem ,ou o que o Criou ?

Como Será o seu Fim ? Por que o Criaram ?

Para Quê ? Por que as Coisas são como são?

A Mãe - Amável e Paciente Filho, já que és profundo conhecedor da Religião Positivista, me esclareça :

---De que é Formada a Humanidade ?

O Filho-Sacerdote - A Humanidade, minha querida Mãe, é formada de Pátrias (Mátrias ) e de Famílias . Relembrando o que já foi dito anteriormente, de forma um pouco diferente, podemos dizer que na Humanidade, se incorporam os Seres humanos, animais, vegetais e materiais ou objetos, do passado, do porvir (Futuro) e do presente, na medida em que não interferem negativamente para a Hamonia e Manutenção e Desenvolvimento da Sua Existência, objetivando o Bem Estar Social .

A Mãe - Oh ! Meu Filho - De agora em diante não lhe vou agradecer mais as suas gentilezas em esclarecer as minhas dúvidas, pois sinto que você também vibra e adora em me explicar estas Sublimes coisas da vida, em que a minha Mãe infelizmente não sabia para ter me ensinado . No entanto, ela por ter lido a Filosofia Chinesa, me transmitiu a rara Sabedoria do Saber Escutar -" Só os Sábios não se irritam com o Falar dos Outros " .

 

Qual é o elemento individual da Família ?

O Filho-Sacerdote - Grato Mamãe pelas suas gentilezas e amabilidades . Respondendo a sua pergunta, o elemento individual da Família é a Mulher, como Mãe, Esposa, Filha e Irmã ; que são os Anjos da Guarda dos filhos, do Esposo, do Pai e dos Irmãos.

A Mãe - Fico muito feliz meu Filho , de ver que a nossa Religião embora não aceite o conteúdo das explicações sobrenaturais, serve-se de todas as grandes idéias e palavras que são normalmente usadas em outras religiões místicas .

O Filho-Sacerdote - Exatamente minha Mãe, o fato de usarmos estas palavras de idéias protetoras (Anjos, Alma, sacramentos etc ), não só nada tem a ver com a crensça nos seres sobrenaturais, que estas palavras dão conotação hoje em dia, mas é exatamente o uso destas palavras feito por nós, que prova a nossa mais perfeita emancipação do sobrenatural, utilizando-as com outras significações de maior profundidade e realidade .

A Mãe - Qual é, meu filho o Elemento Individual da Pátria (Mátria)?

O Filho-Sacerdote - O Elemento individual da Pátria é o Homem do sexo Masculino , como patrício que administra a propriedade Industrial e o Governo Político ; e como proletário que executa o trabalho industrial e serviço público . Esta divisão tão marcada, será a conseqüência natural, por parte da Mulher , da redescoberta do seu Grande Valor como Anjo da Guarda - não explorada pelo homem-machista. Tanto o homem-machista como a Mulher Feminista, são Aberrações Sociais ; mutatis mutandis o Homossexual-masculino como o Homossexual -feminino, são aberrações Morais .

A Mãe - Qual é o elemento individual da Humanidade ?

O Filho-Sacerdote - O Elemento individual da Humanidade é o Homem do Sexo masculino ,que , como Eu, Sacerdote, realizo, agora a educação universal, e presido o Culto da Religião da Humanidade .

A Mãe - Que Propriedades tem o Gran Ser ?

O Sacerdote-Filho - O Gran Ser tem propriedades Morais, Intelectuais e Práticas.

A Mãe - Quais são as Propriedades Morais do Gran Ser?

O Sacerdote-Filho - Suas Propriedades Morais são Três :

 

O Culto - que regula o Coração , isto é, o Sentimento.

O Dogma - que regula o Espírito, isto é ,os Pensamentos.

O Regímen - que regula o Caráter, isto é, os Atos.

Observação: As palavras Coração , Espírito e Caráter correspondem aqui, aos três grandes grupos de funções interiores do Cérebro. Como alguém pode pensar que o coração está no cérebro, vai aqui uma explicação : A palavra coração foi usada por Augusto Comte, baseado na concepção primitiva, da mais remota antiguidade, que o coração físico -bomba cardíaca - era o local onde ficavam os Sentimentos. O uso universal da palavra coração o desligou desta interpretação antiga, passando a designar somente o sentimento, principalmente os sentimentos de Amor.

 

A Mãe - Agora que já me explicaste as propriedades Morais do Gran Ser, esclareça-me quais são as propriedaes Intelectuais do Gran-Ser .

 

O Sacerdote-Filho - As Propriedades Intelectuais do Gran Ser são três :

# A Poesia - que expressa o conjunto das Artes Simples (Versos, Música, Pintura, Escultura e Arquitetura ), bem como as suas combinações, originando as Artes Compostas, tais como a Dança, Peça de Teatro, Programa de Rádio, Realidade Virtual , etc

A Poesia , é o conjunto destas das Artes, que idealizam o Belo .

# A Filosofia - que generaliza o Verdadeiro, seja o Verdadeiro Real ou o Verdadeiro Fictício .

É comum confundir-se Real e Verdadeiro como sinônimos ; no entanto o Verdadeiro é que expressa a Realidade do Real .

O Real pode ser Verdadeiro ou Mentiroso .

Vamos a um Exemplo :

Em Algumas latas de Óleo de Soja, na etiqueta externa, lê-se "SEM COLESTEROL"- Uma grande Verdade para os incultos mas que não expressa a verdade do Verdadeiro ; por isto não é Real .

O Colesterol não existe no óleo vegetal ; o Colesterol é um produto gerado pelo metabolismo animal, podendo ter a sua origem maximizada em triglicerídios com ácidos graxos saturados .

Esta e outras situações semelhantes, hoje em dia tão comum em Mídias, nestes veículos de propaganda, geram uma conturbação Mental da Ordem ; isto é um Sofisma, que fez atualmente gerar os Códigos de Defesa do Consumidor .

O Verdadeiro é Superior ao Real , pois o Veradadeiro tanto pode ser Real como Fictício, sem ser mentiroso . Pois o Verdadeiro é Moral ( Simpático ) e # A Ciência que formula o Real; que é tão somente um Fato, que pode ser Manipulado Egoisticamente ou não.

Exemplo de Ficção Verdadeira : Uma História que não correspondeu a realidade, pois não se passou de fato, é verdadeira porque está de pleno acordo com o conhecimento da natureza humana, e tem mais valor do que uma construção científica, isto é Real, mas que não é capaz de aperfeiçoar o nosso Interior.

Exemplo de Ficção Verdadeira-A novela "Lúcia " de Clotilde de Vaux .

A Mãe - Quais são as Propiedades Práticas do Gran Ser ?

 

O Sacerdote-Filho - Depois de havermos visto as duas grandes propriedades, Morais e Intelectuiais do Gran Ser, fico contente da Senhora ter lembrado que estavam faltando as três Propriedades Práticas , vejamos:

# A Educação - que aperfeiçoa a Sabedoria Integral da Pessoa Humana, através das Mães e, no futuro, complementada pelo Sacerdote da Humanidade .

Educação Expontânea - a Sabedoria dada pela Mãe, orientada pelo Sacerdote , sempre na medida das solicitações do filho.Sempre deixando criar o Hábito da Curiosidade, nunca bloquear , mas orientar e educar, dentro das Disciplinas Positivas.

Eduacação Sistemática - Compreende as aulas ,isto é ,

transferência da instrução e, ao mesmo tempo o acompanhamento e abalizamento do fluxo e do aproveitamento das Instruções

Transmitidas -"Assistencia Após as Instruções Transmitida"

Isto é , tirando as dúvidas, para ver se o receptor sentiu, memorizou e entendeu, o Espírito Moral do assunto que foi ministrado.

Sabedoria é pela Educação, Ciência é pela Instrução. Quando atingirmos o Estado Normal, as duas se fundem .

A Sabedoria desce do Amor para a Fé, através dos Sentimentos - A Instrução reconduz, da Fé ao Amor , através da Inteligência .

 

# A Sã Política ; que aperfeiçoa a sociedade.

 

# A Indústria ; que aperfeiçoa o Mundo .

 

 

A Mãe - Qual é a Representação Universal (Imagem ) do Gran Ser ?

O Sacerdote-Filho - É a Imagem da Virgem Mãe; símbolo que reúne ao mesmo tempo o máximo de Pureza e o máximo de Ternura .

Pureza é a compressão do Egoísmo, e a Ternura é a expansão do Altruísmo .

Desde a Antiguidade, que levados pela lógica dos sentimentos , os povos buscavam um símbolo que pudesse representar o limite máximo da perfeição. Devido a esta procura , foi-se aprimorando ou lapidando gradualmente, a idéia ou conceito da Virgem Mãe .

Quanto mais puros e enternecidos tornavam-se os povos , mais despontava e se consolidava esta bela Imagem .

O Catolicismo Romano, resumo de toda evolução teológica, conseguiu tanto quanto pôde , Endeusar esta figura. Teve época que o povo espontaneamente sentiu mais afinidade ao Culto da Virgem que ao Culto do próprio Cristo .

O Positivismo retira do seio do Domínio Sobrenatural esta Imagem , fazendo-a doravante representar o conjunto contínuo dos Seres Convergentes .

 

CULTO SOCIOLÁTRICO

A Mãe - O que é o Culto Sociolátrico ?

O Sacerdote-Filho -- É o Ato de Adoração pessoal ou íntima ; doméstica ou familiar; Pública ou do Templo; todas estas três, referentes ao Gran-Ser, isto é, a Família, a Pátria e a Humanidade .

A Mãe - O que é o Culto Pessoal ou Íntimo ?

O Sacerdote-Filho - É o Ato da Adoração do Gran-Ser Família, representado pelas Mulheres, presididas pela Mãe .

Cabe lembrar que a espécie humana ainda está muito longe de alcançar a plenitude de seu aperfeiçoamento moral, social e mesmo biológico ( saúde devido ao equilíbrio psíquico).

Esta é a razão pela qual, vemos hoje, tantos exemplos de mães desnaturadas ou de má índole. Pois o natural encaminha para o bem, o desnaturado para o mal .

Por isto, necessitamos EDUCAR AS MÃES .

Educar não é só instruir : é transferir Sabedoria com Base no Amor Altruísta .

 

A Mãe - Como se realiza este Ato de Culto Pessoal ou Íntimo ?

 

O Sacerdote-Filho - Realiza-se por meio de Orações Diárias .

Estas Orações se referem a nossa satisfação em lembrarmos dentre as Mulheres Santas ; aquelas que são do Seio da Nossa Família, que objetivamente ou subjetivamente, diretamente ou indiretamente, nos trazem o bem estar interior ,conduzido-nos sempre para o caminho do Bem ,isto é, de tornar-se Altruísta.

A Estas Lembranças, segue-se a Expansão dos Sentimentos que estas Mulheres Santas nos Inspiram ; nos alimentando e nos proporcionando uma das razões de nos mantermos Vivos - Razão de ser - Razão de Existir, isto é, de fazer o Bem ; ser Altruísta.

A Mãe - Agora meu filho querido, me explique : o que é o

CULTO DOMÉSTICO ou CULTO FAMILIAR ?

O Sacerdote-Filho - Oh ! Minha Venerada Mãe, este Culto é o Ato da Adoração do Gran-Ser PÁTRIA; Culto este que invoca as Mães dos Chefes de Família; e na Adoração do Gran-Ser Humanidade, invocando a pela Virgem Mãe .

 

A Mãe - Como é realizado o Culto Doméstico ou Familiar do Gran-Ser Pátria ?

O Sacerdote-Filho - Por meio de Orações Semanais transmitidas pelo Chefe da Família- O PAI .

Estas Orações tem por finalidade estender o Amor, a um Círculo mais Amplo de Relações Humanas, através do PAI . Estas Orações, fazem sentir, principalmente nos Filhos e também na Mulher-Mãe, a comunhão- religiosa da Família com a Pátria, demonstrando assim, que a Família está ligada e subordinada a Pátria e que, a felicidade da Família, depende da Harmonia de sua Pátria e o relacionamento desta com todas as demais Pátrias que habitam esta Querido Planeta Terra .

Lembro-me minha Mãe , que meu Pai sempre falou que devemos amar o Brasil. A Forma que ele dizia para amarmos este Brasil era de lembrarmos dos Mártires e dos Grandes Vultos, que lutaram para o bem da maioria desta parte da Terra, para o Sucesso e Felicidade do povo que aqui vive, e não para a exploração da maioria por uma minoria .

Filho , Papai dizia : " Seja correto em suas ações, justo e sempre de pé, ainda que o mundo lhe caia pela cabeça "

"Nunca se misture com a ambição excessivamente egoísta, não se esquecendo que os atributos do coração e de escrúpulo, no exercício das funções públicas ou particulares, devem constituir o requisito principal ; a base em que assenta a capacidade construtiva e também exemplar de cada cidadão" ."O Homem honesto, em toda parte está em segurança:

"A tranquilidade de espírito é o Grande prêmio da Virtude".

Minha Mãe ; agora vou fechar os olhos, deixando-me fluir mais uma vez, de volta no tempo, para trazer Subjetivamente, a Imagem Colorida e a Voz do meu Velho e Querido Pai , que naquelas noites de inverno, noites de breu ,onde as estrelas ficam mais nítidas, ensinando-me a reconhecer as constelações do Cruzeiro do Sul ; de Orion ; de Procion ;de Cirius ;de Canopis ; doTriângulo Austral ; de Escorpião ;da Espiga ( Alfa da Virgem), que são visíveis no Hemisfério Sul .Meu Pai nesta ocasiões aproveitava para relembrar- me as Gloriosas façanhas dos Grandes Navegadores. Estes bravos Peregrinos dos Mares utilizavam estas estrelas nos seus astrolábios, para orintarem-se nas suas viagens. Muito mais tarde, com a Proclamação da República, estas estrelas foram homenageadas por Teixeira Mendes, que as inseriu no Pavilhão Nacional. O Cruzeiro do Sul é relembrado, em destaque, acompanhado da Divisa Política do Positivismo -"Ordem e Progresso", que faz parte de um dos nossos quatro Símbolos da Pátria .(Armas Nacionais; Selo Nacional ; Hino Nacional e Bandeira Nacional).

 

A Mãe-Como se realiza o Culto Doméstico ou Familiar do Gran-Ser Humanidade ?

O Sacerdote-Filho - O Culto realiza-se por meio de Orações Coletivas transmitidas diariamente pela Mãe, e por meio dos Sacramentos Sociolátricos, que ligam a Família à Humanidade nos Templos da Humanidade.

A Mãe - Meu querido Filho: quais são os Sacramentos Sociolátricos ?

O Sacerdote-Filho - Estes Sacramentos Sociolátricos, que ligam a Vida Íntima à Vida Pública, são nove e estão abaixo relacionados para o Estado Normal . No entanto, temos o permanente dever de procurar, desde agora, e tanto quanto possível, nos espelhar e nos aprimorar, tomando como base os nove Sacramentos abaixo descritos.

Tratemos pois de cumpri-los gradativamente até a sua

Plenitude !

 

1) A Apresentação : Este Sacramento foi praticado por todas as religiões . No Positivismo, seu significado é de obrigar moralmente os pais a educarem o recém nascido na Religião da Humanidade. Neste Sacramento, o Positivismo herda do Catolicismo a nobre instituição dos padrinhos, que devem suprir os pais, se estes vierem a faltar. Até os 14 anos o Filho será educado, pelos pais, e, em especial pela Mãe.( Primeira e Segunda Infância : 0-7 e 8-14 anos )

 

2) A Iniciação : Este Sacramento é recebido pelos"Juniors",de 15 a 21 anos ( adolescência) .Através desta cerimônia, o rapaz e a menina são confiados ao Sacerdote da Humanidade, para receberem, gratuitamente do Sacerdote, o seu Mestre, que os acompanhará em sua evolução, e ministrará, durante todo este tempo, os ensinamentos teóricos, que por sua vez compreendem :

a) A Filosofia Primeira, ou seja , o conjunto das 15 Leis Universais da Fatalidade Suprema ou Destino.

b) A Filosofia Segunda, ou seja, o conjunto de todas as leis compreendidas nas sete Ciências Fundamentais, que são : Matemática, Astronomia, Física, Química , Biologia, Sociologia e Moral

Este ensinamento durará até os 21 anos , quando então será administrado aos que estiverem suficientemente preparados , o Sacramento da :

3) Admissão : Desde os 22 até os 28 anos, os jovens - "Seniors" ( Juventude), entram em contato com a vida afim de encontrar sua verdadeira Vocação, e econtrando-a recebem, aos 29 anos , o Sacramento da :

4) Destinação : Desde os 29 aos 42 anos (Virilidade ) - Este Sacramento só era, e ainda é realizado nas outras religiões, aos que desempenhavam e desempenham certas funções Superiores , como por exemplo , na ordenação dos Sacerdotes e na consagração dos Reis .

No Positivismo , entretanto , onde todas as funções são indispensáveis à existência Social , desde as aparentemente mais humildes até as mais elevadas, todos recebem o Sacramento da Destinaçào. A Pessoa escolhe a profissão e o Sacerdote o consagra, para que ele exerça sempre esta carreira livrimente escolhida em nome da Humanidade .

 

5) Matrimônio : Entre os 21 até 28 anos para a Mulher, e entre 28 até 35 para os homens, como regra geral .

Ao Sacerdote caberá analisar todas a exceções caso a caso .

A Finalidade do matrimônio, segundo o Positivismo, é o aperfeiçoamento recíproco dos Cônjuges, cujas resultantes de suas ações repercute tanto fora como dentro do lar .

O casamento começou pela poligamia, para chegar a monogamia, que foi consagrada pelo Catolicismo. O Positivismo avançou muito mais, estabelecendo como ideal religioso deste Sacramento, a indissolubilidade ; mesmo após a morte de um dos cônjuges. Esta modificação não é arbitrária , nem artificial, pois realizada espontaneamente , pelas naturezas cheias de pureza e cheias de ternura . Este gesto sempre mereceu a simpatia, o respeito e a profunda admiração de todos .

Na verdade , as pessoas que se querem intensamente, não se sentem nem um pouco estimuladas a contrair novas núpcias. O cônjuge que permanece vivo, guardará espontaneamente a memória do morto , e só a idéia de um segundo matrimônio lhe parecerá uma infidelidade .

Depois do matrimônio, vem o Sacramento da:

6) Madureza : Desde 43 até 62 anos .

Até a Madureza , podem ser perdoados muitos erros que não seriam perdoados mais tarde. As pessoas entram na Madureza, no período de plena responsabilidade, no qual devem tratar de cumprir a sua missão, de modo a merecer depois de sua morte , a Incorporação na Humanidade.

Explicação sobre a Incorporação vem no item 9.

7) Retiro : Dos 63 anos até a Morte .

Aos 63 anos se confere o Sacramento do Retiro.

É muito justo que o Homem descanse em sua velhice, desde que tenha dignamente preenchido e colaborado em sua função social ativa ou passiva **. Este homem passa então, do trabalho ativo ou passivo se assim desejar, para o Trabalho de Conselheiro - Consultoria, para o qual o predispõem sua idade, sua experiência, sua disposição corpórea e psíquica e o seu "Know-How".

** O proletário passivo é o mendigo: vejamos o que diz o nosso Mestre Augusto Comte, sobre esta interessante classe social:

" a última festa de nosso mês popular refere-se essencialmente à mendicidade , quer passageira , quer mesmo permanente . A melhor ordem humana não poderá nunca prevenir de todo esta consequência extrema das imperfeições próprias à vida prática .Assim , a idealização de nossa sociabilidade , ficaria incompleta se o Sacerdócio , não a terminasse por uma justa apreciação dessa existencia excepcional. Quando plenamente motivada e diganamente exercida , ela pode merecer até as simpatias , e algumas vezes os elogios, de todas as almas honradas . Mais móvel que qualquer outra, esta classe complementar liga-se de modo espontâneo a todas as categorias sociais, que alternativamente , lhe devem tomar e fornecer indiíduos.( Uns saindo outros entrando ). Ela, a mendicidade , torna-se assim muito apropriada a desenvover a reação geral do proletariado sobre todos os poderes humanos. Haveria , pois ,tanta imprevidência quanta injustiça em não a favorecer com uma idealização distinta ." ( Catecismo Positivista primeira parte ,quinta conferencia : Culto Público- pag 166 da quarta edição Apostólica ).

Todos os mendigos devem ser considerados recuperáveis.Eles surgem em função do seu carate, que é muitas vezes oriundo de deturpação genéticas .

Com grande esforço, já se conseguiu um esboço do Sacramento do Retiro, por influência espontânea do sentimento geral, unido às Forças Sindicais , indipensáveis ao Atual Sistema Capitalista, ainda não completamente Altruísta. Isto levou os Governos Temporais ( ou Material) a introduzirem Sistemas Previdenciários, para tentar amenizar a situação material dos Anciãos.

Com a tecnologia atual , grande parte dos Anciãos , poderá continuar a trabalhar, se assim o desejar, fornecendo Consultorias dentro do seu próprio Lar .

8)Transformação :

Este Sacramento, no Positivismo, é feito pelo Sacerdote da Humanidade, apreciando o conjunto da existência objetiva que se acaba, misturando-se com as lágrimas da família e os pêsames da sociedade, presenciando os últimos atos corporais do moribundo, com o objetivo de registrar as impressões finais daquele que poderá se transformar em uma parcela Subjetiva do Gran-Ser. As cerimônias referentes a este Sacramento estendem-se até a inumação (enterro) .

9) Incorporação :

Este Sacramento , minha Mãe, é o último na seqüência dos Sacramentos da nossa Religião,que acompanham a Vida Humana do Berço ao Túmulo.

A Senhora pôde vislumbrar, que cada parte importante de nossa vida foi comemorada, por sacramentos e ligam a existência do homem e a existência da Humanidade .

Sete anos depois da Morte ou Transformação, verifica-se, o Sacramento da Incorporação. Este consiste no julgamento, cujo esboço deste sacramento, a Antiguidade Teocrátia fornece ao Culto Sociolátrico .

Quando o Morto for considerado Digno de ser Incorporado à Humanidade , seus restos mortais serão conduzidos ao Bosque Sagrado, em sepulturas conjuntas com seus entes queridos.

Este Bosque Sagrado circunda cada Templo da Humanidade .

A Incorporação deve abraçar também todos os dignos auxiliares de cada Verdadeiro Filho da Humanidade, sem excluir os nossos queridos amigos animais, que compartilharam das nossas alegrias e tristezas .

Os Nossos Nove Sacramentos Sociolátricos tem portanto, um cárater profundamente Social e nada de Teologia ou de Metafísica .

A Mãe - Acabamos de ver o Culto Doméstico à Humanidade .Agora meu Filho , explique-me com toda clareza que lhe é peculiar : o que é o Culto Público ?

O Sacerdote - O CULTO PÚBLICO, Mamãe, é a adoração Pública do Gran-Ser - Família, Pátria e Humanidade, por meio de 81 cerimônias anuais que se celebram nos Templos da Humanidade ; e por Cerimônias Mensais, Semanais e Diárias , que comemoram os Os Grandes Vultos da Humanidade .( vide folha 985 -do "O Ano Sem Par ", de Teixeira Mendes -112/46/1900 )

Cinquenta e duas cerimônias do Culto Público realizam-se aos domingos, sendo as demais, por sugestão de Augusto Comte, distribuídas nas quintas feiras ,consideradas Feriados .No entanto para os dias de hoje,foram deslocados para o Sábado .

Os costumes normais estipulam que hajam dois dias de descanço em relação ao trabalho.

A Mãe- Como você , meu Filho, Resumiria em poucas palavras o Conjunto do Culto Sociolátrico ?

O Sacerdote- Resumo minha Mãe, no Ato de Adoração à VIRGEM- MÃE

Dogma Sociológico

A Mãe - O que é, e em que consiste o Dogma Sociológico ?

O Sacerdote - Consiste na idéia de que a Humanidade é a única e verdadeira Providência dos Homens; mas a Humanidade não é representada por todos os Seres Humanos que tem vivido até Hoje: somente o conjunto daqueles Altruístas que tem prestado serviços ao Homem são incorporados à Humanidade.

O Dogma é o aspecto da Religião da Humanidade que serve para dirigir, ou melhor, ordenar as nossas Idéias .

A Mãe - E como podem ser Organizadas Estas Idéias ?

O Sacerdote - Podem ser organizadas pelo conhecimento da Filosofia Primeira, da Filosofia Segunda, e da Filosofia Terceira, que nos mostram como é formado e são Compostos o Gran-Ser ou a Humanidade; e os demais Seres Supremos : o Espaço ; o Céu , que é o conjunto dos astros; O Fluido que é o ar e a água que envolvem o Gran-Fetiche; O Gran-Fetiche, isto é a Terra ; Vegetalidade e a Animalidade .

A Mãe - De que se compõem , a Filosofia Primeira ?

O Sacerdote - A Filosofia Primeira se Compõe das 15 Leis Universais e Comuns a Todos os Fenômenos que afetam a Existência Objetiva e Subjetiva do Gran-Ser, isto é, da Humanidade.

A Mãe - De que se compõem a Filosofia Segunda ?

O Sacerdote - A Filosofia Segunda se compõe das Leis que regem cada uma das Sete Ciências, ou melhor das " Sete Ordens de Fenômenos da Existência" que são: A Matemática, A Astronomia, A Física, A Química, A Biologia, A Sociologia e A Moral, do Gran-Ser, isto é, da Humanidade .

 

A Mãe - De que se copõe a Filosofia Terceira ?

O Sacerdote - Compõe-se da Tecnologia, isto é, das Instituições pelas quais o Gran-Ser ou Humanidade, aperfeiçoa as condições matemáticas, astronômicas, físicas, químicas, biológicas (vitais, sociais e morais de sua existência).

 

A Mãe- Qual é o Resumo do Dogma Sociológico ?

 

O Sacerdote - É a DOUTRINA da VIRGEM MÃE. É um Ideal de Pureza e de Ternura (Amor), para o qual tenderam e tendem todas as Religiões .

Este Ideal é uma Utopia, ou seja, é uma situação que ainda não existe estabelecida no Mundo Objetivo; entretanto este ideal é factível, pois não contraria as leis naturais

 

 

 

 

 

 

 

 

Regímen Sociocrático

 

A Mãe - Em que Consiste o Regímen Sociocrático ?

O Sacerdote - Consiste na Regularização da Conduta dos Indivíduos, das Famílias e das Pátrias, para que Todas estas Três Instituições se subordinem à Humanidade e a Organização do Templo da Humanidade .

A Mãe - Quais são os Deveres que regulam e definem a Conduta Individual ?

 

O Sacerdote- Vamos abaixo enumerar, pois são dez, estes Deveres.

1o) Reprimir o Instinto Egoísta de Nutrição e os Vícios de Gula e Embriaguez e de Jogo, e praticar a virtude de abstinência, como forma de disciplinar ,e/ou controlar todos os Egoísmos .

2o) Reprimir o Instito Sexual e os vícios de luxúria e desonestidade, e praticar a virtude de castidade, como forma de sinal do verdadeiro Amor.

3o) Reprimir o Instinto Maternal ou de Apropiação e os vícios da avareza e da cobiça, e praticar a Virtude do Desprendimento , como Base da Liberdade Moral .

4o) Reprimir o Instinto destruidor e os vícios do Ódio e da Malediscência , e praticar a virtude da Paz, como Fonte da Felicidade e do Sucesso.

5o) Reprimir o Instinto Construtor e os Vícios de Inconstância e Inquietude, e praticar a Virtude do Trabalho, como o meio de Viver para os Outros.

6o) Reprimir o Instinto de Orgulho e os Vícios da Cultura e Dominação ; e Práticar a Virtude de Submissão, como base do Aperfeiçoamento .

7o) Reprimir o Instinto da Vaidade e os Vícios da Hipocrisia e da Vanglória, e praticar a virtude da Modéstia como meio de viver ás Claras.

8o) Cultivar o Instinto Altruísta da Simpatia ( apego), como Base da União Moral, e praticar a virtude de Amizade .

9o) Cultivar o Instinto Altruista da Veneração, como Base da Unidade Moral, e praticar a Virtude da Humildade.

10o) Cultivar o Instinto Altruísta da bondade; como base da continuidade Moral, e praticar a Virtude da Caridade.E nunca perder o entusiasmo de fazer o bem ao próximo .Nos dias de hoje existem, muitas dificuldades em cumprir este Ideal, mas devemos persigui-lo com todas as nossas forças, afim de que um dia possamos todos alcançar a ventura de fazer o bem aos outros sem esperar o retorno ; ou seja fazer o bem não será mais um esforço , mas a expressão do nosso próprio jeito de ser .

Deixar que o mau seja abandonado à própria sorte é muitas vezes um benefício para tão triste natureza .

Exemplo : Tiradentes e Silvério dos Reis

Qual seria a atitude do Tiradentes, caso fosse absolvido e se encontrasse com o seu delator Silvério dos Reis ?

Como Positivista, provavelmente não mudaria de calçada, e cruzaria com ele como se não o tivesse visto; e isto com a finalidade moral, de fazê-lo sentir toda a gravidade dos seus atos anteriores .

As atitudes em si variam conforme o caso, mas a finalidade deve ser sempre a mesma : proporcionar ao infrator a oportunidade de sentir o quanto errou, o quanto foi maldoso e canalha.

Caso ocorresse, do Silvério do Reis, estender a mão para o nosso Mártir, ele provavelmente , não estenderia sua mão, no entanto o fulminaria com um olhar penetrante e severo . Isto tudo com um único objetivo de educá-lo, para que ele mude de conduta.

Uma vez dada ,pelo Silvério dos Reis, provas descisivas e definitivas, de sua regeneração Moral, após ter decorrido longo tempo, Tiradentes voltaria a cumprimentá-lo, felicitando-o dos resultados que foram obtidos devido exatamente à sua energica atitude de Educação .

A Mãe - Que beleza meu Filho, e como o mundo seria diferente !

O Sacerdote - Não há dúvida, minha querida Mãe .

 

A Mãe - Meu Filho, você acabou de me mostrar os Deveres que regulam a Conduta Individual.

Gostaria agora, que você me falasse quais são os Deveres, que regulam a conduta da Família ?

O Sacerdote - Lógico minha Mãe .Os deveres, são o Matrimônio com a Viuvêz Eterna ; O dever Paternal de Alimentar a Família e o dever Maternal de dirigir a Educação Moral dos Filhos .

A Mãe - Quais são os Deveres que Regulamentam a Conduta da Pátria ?

O Sacerdote- Puxa ! Mãmãe, a Senhora, não deixa nem a gente respirar, e encaixa, logo outra questão de Grande Sabedoria. Não problema, vamos às soluções ...

Os Deveres começam pela Ordem Interna; isto é, a Pátria deve se Organizada de Forma a deixar o Governo Político, em forma exclusivamente Temporal, Coordenando as Indústrias : Agrícola, Fabril, Comercial, Serviço e Bancária, para assegurar o Bem Estar Material do Proletariado e a Lucratividade Controlda dos Gestores Sociocráticos do Capital ***e dos Bancos ;

( ***Trabalhismo)

O Governo deve reduzir suas funções Educativas do Estado. Somente a Instrução Primária será por ele ministrada -A Educação de 0 até 7 anos será dada pelas Mães, através dos Ritos - Educativos da Sabedoria - Emanados nas Cartilhas, nos Vídeos, e nos Cursos a serem distribuídos e fornecidos às Mães pela Câmara de Educação.( sugestão proposta pelos tradutores-adaptadores deste Catecismo).

E as Mães , ao serem Educadas, pela Câmara de Educação, sofrerão Influência de uma Instrução Dotrinária, que estará aos cuidados das Autoridades Espirituais - Os Sacerdotes Positivistas, que serão remunerados pelas Agências bancárias dos seus Bairros -Cada Bairro ou Cidade( 50.000 habitantes) terá um Sacerdote Positivista .

As Instruções Técnicas ( Matemática, Astronomia, Física,Química,Biologia e suas respectivas aplicações Tecnológicas) ficarão a Cargo das Empresas Industriais de Instrução (Colégios Privados e as Próprias Empresas; Tipo SESC-SENAI-SENAC-SESI etc) que terão por obrigação, se estruturarem para dar Instrução a Todos, em todos os Níveis, com prêmios e penalidades, aos alunos.

Sendo que Somente o Mérito será Fator de Promoção .

Definiremos mais tarde, nas Prédicas, os Ritos para nivelamento do Mérito.

Estas Empresas devem Constituir a Propriedade Material da Sociedade como uma Função Social, exercidas por Administradores Competentes, que se Sucedem por Herança Sociocrática, ( jamais por Herança Aristocrática), baseada no Mérito, e cuja Autoridade está Limitada por uma Gestão Real, na Administração do Capital e pela Responsabilidade Direta no que diz respeito ao Bem Estar das Famílias, que fazem parte, nestas Comunidades de Trabalho (Nas Empresas).

 

A Mãe -Mas a mentalidade, a educação e a cultura dos Banqueiros nos dias de Hoje , não é esta, que você está me dizendo ?

O Sacerdote - Nem os Banqueiros, nem os Empresários, nem os Sindicatos dos Proletários , e nem o Governo estão Educados , para primeiro perceber e depois por em prática tão bela Doutrina . No entanto, é Utópico, mas não Fantasioso ; é questão de Educação ,de Planejamento e de Tempo .

O Positivismo só vai Vingar a partir do Século 30 e se consolidar lá pelo Século 50 dC .

Caso não venhamos iniciar, mostrando que Esta Doutrina seria melhor para todos nós, nada acontecerá no Futuro, para que as novas gerações agradeçam a Nós e aos nossos antepassados, e ao mesmo tempo, que estas, Novas Gerações, venham aprimorar o que os Grandes Vultos da Humanidade, já fizeram por Eles, e o que Eles poderão fazer pelos que Virão.

Mãe - Quais são os Deveres, de Ordem Exterior, das Pátrias ?

O Sacerdote - Isto mesmo , minha Mãe, faltava abordarmos, a questão do Relacionamento Exterior entre as Pátrias, vejamos:

1)As Pátrias devem prestar seu apoio Material aos Bem Estar e Progresso das demais Pátrias ;

2) As Pátrias devem permanecer alheias aos conflitos internos de Outras Pátrias ;

3) As Pátrias devem impedir que os Cidadãos abandonem o Território Nacional, sem motivo justificado;

4) Deve negar toda proteção aos Cidadãos, que agridem a Pátria em que residem , no entanto, devem considerar e pôr em prática aquelas idéias que sugerem modificações de cunho Moral, oferecendo sugestões e soluções baseadas na Ética .

5) Deve Criar a Honra Nacional , na Conduta de seu Próprio Governo e de Seus Cidadãos .

A Mãe - Em que consiste a Organização da Igreja da Humanidade ?

O Sacerdote- Consiste em estabelecer entre as Pátrias, a uniformidade do Culto, do Dogma e do Regímen, ou seja, a Uniformidade da Religião .

 

A Mãe - Como Podemos Atingir este Estágio ?

O Sacerdote - Hoje em dia, cada um de nós que acreditamos, em tudo que foi dito neste Catecismo, sem nada modificar, e com Base nos Livros e Cultura deixada pelos Nosso Supremo-Mestre Augusto Comte, e Seus Dicípulos Miguel Lemos e Teixeira Mendes. Que poderão ser , melhor exclarecidos por meio de um Sacerdote da Humanidade ou como queiram Autoridade Espiritual, O Sr. Hernani Gomes da Costa, no Templo da Humanidade, na Rua Benjamin Constan 74, Glória, Rio de Janeiro- Brasil .Ou Internet - http:://www.doutrinapositivsta.hpg.com.br, onde Você poderá obter maiores Informações.

Estamos disponíveis para fazer Palestras , em Empresas , e em outros locais .

Isto tudo com vista, à levar a Educação Universal, para Cultivar o Sentimento Público; Conduzir e Aconselhar a Conduta Pública em Todas as Pátrias, e desta forma, favorecendo assim a Paz, e a Uniformidade da Linguagem, do Sistema de Medidas e das Legislações .

A Mãe- Por que meios vamos propagar esta Beleza de Doutrina?

O Sacerdote- Hoje estamos ligado ao Sistema Internet,

Venha nos Conhecer .

Saúde, Respeito e Fraternidade .

A Mãe - Como você resumiria o Regímen Sociocrático ?

O Sacerdote - Pelo Aparecimento da Virgem Mãe .Ou seja, pela transformação da Espécie Humana em Humanidade .

Para ficar mais Claro, basta lembrar as palavras do Nosso Mestre :

"Nós ainda não estamos se não no Início de Nosso aperfeiçoamento"

A Humanidade já está, Instituída, faltando apenas Constituí-la ; como concepção, Ela já existe e está plenamente definida, no entanto, as pessoas necessitam Sentir Espiritualmente, que são parte integrade desta Verdade, para com Ela comungar plenamente.

AUGUSTO COMTE

e

CLOTILDE DE VAUX

A MÃE- Quem foi o Fundador da Religião da Humanidade ?

O Sacerdote - O Fundador foi o Supremo Interprete da Humanidade, Augusto Comte, que, ao ficar subordinado a Santa Influência Moral de Clotilde De Vaux, em 16 de Maio de 1845, concebeu O Gran-Ser, como o Centro definitivo das Afeições do CULTO, das Concepções do DOGMA e das Ações do REGÍMEN DA

Religião da Humanidade .

A Mãe - Quais São os Precursores do Supremo Intérprete da Humanidade ,isto é, de Augusto Comte, na Instituição do Culto do Gran-Ser ?

O Sacerdote - Serão sempre aqueles que adoravam Os Fetiches, na Família, os Objetos Sagrados isto é, Os Talismãs, Amuletos, Totens, etc, que eram usados para proteger a Família,e para Inspirar os Bons Sentimentos; os que adoravam os Deuses na Pátria, isto é, o Politeísmo Greco-Romano e Egípcio ; os que adoravam a Um Deus, no Monoteísmo, presididos, por Moisés; Os que adoravam ao Deus feito Homem, presidido por São Paulo e São Francisco de Assis ; os que adoravam a Virgem Maria, presididos por São Bernardo e Santo Inácio de Loiola; os que adoravam os Santos; os que Glorificavam os Servidores da Humanidade e da Pátria e por fim os que praticavam o Culto dos Mortos na Família.

A Mãe - Quais são os Precursores do Supremo Intérprete da Humanidade, Augusto Comte, na construção do Dogma do Gran-Ser ?

O Sacerdote - São os Poetas, os Filósofos e os Sábios que desde Homero e Ésquilo; Platão e Aristóteles, Arquimedes e Hiparco, até Dante e Shakespeare , Condorcet e De Maistre, Gall e Bichat, idealizaram a Existência Moral ( Poetas), elaboraram as Concepções Sociais (Filósofos) e Construíram as Ciências : Matemática , Astronomia , Física , Química e Biologia ( Sábios ) .

O Supremo Intérprete da Humanidade, Augusto Comte, sob o Amparo Moral de sua Gloriosa Mãe, Rosália Boyer ; de sua Santa Inspiradora Clotilde De Vaux ; e de sua abnegada filha adotiva, Sofia Bliaux, completou a evolução científica, construindo a Sociologia e a Moral Positivas, que fizeram transportar para o Auge, os Fatos quaisquer, observados, ao grau de Ciência; A Ciência propriamente dita, ao grau de filosofia; e a filosofia, ao grau de Dogma da Religião da Humanidade .

Cabe aqui lembrar o quanto longe da verdade estão as maiorias das Enciclopédias , onde se costuma ler que Augusto Comte teria Reduzido a filosofia à Ciência . O que não é verdade , pois o que se operou de fato , foi a evolução das Ciências particulares, à uma concepção Geral do Mundo e do Homem, isto é, uma genuína Filosofia .

Daí, para dar o arcabouço a isto tudo, atendendo aos sentimentos femininos, proletários, patronais e religiosos, O Mestre Augusto Comte, concebeu uma Segunda evolução que consistiu em coordenar e harmonizar todos estes vetores , em torno de um centro comum ,ao qual se referem sempre os nossos mais altos sentimentos, pensamentos e ações. Este centro é a Humanidade- A esta Coordenação da vida Objetiva e Subjetiva; individual ou coletiva à Humanidade, chamamos de Religião .

A Mãe - Quais São os Precursores do Supremo Intérprete da Humanidade Augusto Comte, na Organização do Regímen do Gran-Ser ?

O Sacerdote -Foram aqueles que organizaram a Família no fetichismo; os que organizaram a pátria; no politeísmo, no monoteísmo e na metafísica, representados por César, Carlos Magno e Frederico o Grande .

Também foram os que organizaram a Igreja Católica, representados por São Paulo e Gregorio VII .

E por fim, os que desenvolveram a Indústria, desde o Legendário Prometeu, que simboliza a descoberta do manuseio do Fogo, até os organizadores da agricultura, do Fabrico , do Comércio, do Serviço e do Banco; e os Criadores de Mecanismos de Processos Físicos e dos Processos Químicos, presididos por Gutenberg .

A Mãe - Como você, meu Filho e Sacerdote, resume todas as Grandes Instituições religiosas do Supremo Intérprete da Humanidade, Augusto Comte .

O Sacerdote - Eu resumo, como sendo A VIRGEM Mãe, que expressa o Culto,o Dogma e o Regímen da Religião da Humanidade .

 

Agora Sim, Iniciamos o Entendimento.