Este artigo pertence ao conteúdo do portal Doutrina Positivista

                                  

           

                                                                                              Arapei, 03 de junho de 2007

 

 

Á

Secretaria da Área de Livre Comércio das Américas (ALCA)

Caixa Postal No 885,

Puebla, México

CEP : 72 001 - soc@ftaa-alca.com

 

 

Atenção: Senhor Presidente do Comitê de Representantes Governamentais sobre a Participação da Sociedade Civil.

 

 

Prezado Senhor Presidente,

 

    Segue em anexo uma minuta incompleta, da Concepção de um Novo Regime Político, expresso em uma Constituição Republicana Societocrática, Federativa, Municipalista, Capitalista / Trabalhista, que poderá colaborar com os interesses nacionais dos 34 países que compõem a ALCA e os interesses internacionais dos nossos parceiros ocidentais e orientais, para o cumprimento da existência de uma ALCA mais harmônica e Altruísta.

 

    Pretendo terminá-la até o final do ano de 2007, acompanhada de um código civil e penal compatíveis com esta Constituição.

 

    Não é possível continuar ocorrendo no meu País, tanta corrupção com desvio de recursos públicos – 1984 à 2007; mais de US$ 250 bilhões e tanto superfaturamento em detrimento de uma população tão sofrida, devido ao regime político, que os brasileiros e os latinos não sabem respeitar - A Democracia; provocando a criação de bolsões de miseráveis e de milionários.

 

Auxilie-nos a criar a Societocracia, que pode gerar pobres dignos e ricos honrados.

 

    Assim os poderosos do Mundo - os do Poder Secreto, poderão continuar sendo atendidos pelas suas necessidades de matérias primas estratégicas, de forma contingêncial, mas em contra partida, apoiariam os que desejam Governar estes países, que não sejam os corruptos e sim os moralistas, que possuem visão do comercio mundial e das suas necessidade patrióticas, para evitar o surgimento de líderes revolucionários populistas de tendência comunista, de formação déspota, que provocam estas anomalias muitas vezes, momentaneamente necessárias, mas que desequilibram os interesses dos do Poder Secreto e o estado de desenvolvimento de nossas Nações.

 

Em paralelo ao acima exposto, é necessário se analisar a tendência que existe devido a vários fatores no que se refere ao fim do capitalismo neoliberal, à medida que os eruditos ocidentais associam a ascensão do mercado do Leste Europeu, com o fim do socialismo; porém  o fim do socialismo, é demasiado falso e fundamentalmente errôneo.

 

 O caminho para transcender a ruína econômica, política e moral do capitalismo na América Latina me parece ser longo e árduo.

 

Sabemos que os organizadores dos esquadrões da morte podem muitas das vezes ter suas origens nas Polícias e em alguns paises dentro das Forças Armadas, de onde estarão cuidadosamente alimentadas pelos políticos beneficiados eleitoralmente pela democracia existente.

 

 Em contra partida, as economias já estão estritamente acorrentadas à rede financeira internacional; e as rupturas num extremo, provocam reações no outro. Como podemos notar os empresários que possuem fábricas na América Latina, porém investem seu capital no exterior.

 

    É com certeza que no momento em que as mudanças chegarem, sabemos que as medidas iniciais para a reestruturação da economia e as satisfações das necessidades sociais da população certamente serão dolorosas. Como é do vosso conhecimento, será necessário fazer uma transferência maciça de recursos pertencentes aos 20 - 35% da população para o restante; e não há dúvida que isto provocará estrondosa resistência.   

 

    As elites que esgotaram as opções econômicas e políticas não aceitarão que perderam o jogo  e  começarão a filosofar. A irracionalidade se elevará por meio de aplicação obsessiva e ingênua de um número cada vez maior de medida de austeridade, contra toda uma população, que literalmente não tem mais nada para dar, e é obvia que as pressões para continuar pagando os juros da  dívida,  apesar das astronômicas taxas de mortalidade infantil e da fome generalizada, principalmente pela falta de alimentos, cujas áreas de plantio e pecuária leiteira, foram levadas para biodiesel e álcool carburantes.    

 

    Assim é provável que o socialismo ressurja com mais força em um futuro próximo, porque é o único caminho possível para enfrentar a onda irracional da loucura de mercado, que ameaça defender a miséria geral, com uma violência sem limites.

 

    Para isso, só existe um jeito, em curto prazo, para amenizar: Mudar o Regime, para uma modalidade de regime, que fique entre a ditadura déspota ou tirânica do comunismo - capitalismo de Estado ou de uma ditadura militar  e o capitalismo democrático liberal ou neoliberal do Laissez-Faire - Laissez-Passer; da predominância da subordinação da sociabilidade à individualidade, para fazer frente à desgraça que se aproxima; ai já deveríamos ter nos antecipado pela variante da Societocracia.

 

    Fica claro que não sou comunista, nem fascista, nem nazista e tão pouco democrata. Sou societocrata. 

 

    Simultaneamente há necessidade de introduzirmos um plano de educação e instrução mais adequados aos princípios mais altruístas, subordinando os sentimentos egoístas aos sentimentos altruístas do ser humano; visando minimizar a competição, o esbanjar do supérfluo, o expansionismo, males crescente do capitalismo ortodoxo.

 

    Subordinando os direitos aos Deveres; o progresso à ordem; a redução das poluições e o controle da natalidade, e na defesa ecológica da Mãe Terra, que são fatores importantes de serem alterados, antes que  a entropia da moral, das nossas sociedades implôda, criando um grande buraco negro;  nos tragando a todos”.

 

    Contando com vossas reflexões, solicito que criem um grupo de trabalho visando tomarem conhecimento desta sugestão, objetivando congelar as diferenças, caso ocorram, para favorecer o estado de paz.

 

Sem mais para o  momento, permaneço no aguardo de notícias e me coloco as ordens para quaisquer esclarecimentos que se fizer necessário, desejando-lhes,

   

 

    Saúde, com respeito e Fraternidade,

 

 

    P. A . Lacaz

 

 

Paulo Augusto Antunes Lacaz - . {Consultor Autônomo – sobre Religião ( Culto – Dogma e Regime), Política e Filosofia, baseado na Doutrina Positivista}; Rua Professor Sabóia Ribeiro 47/ 201. Leblon – Rio de Janeiro – RJ – Brasil : CEP 22 430 130 ; E-mail: lacaze@terra.com.br ; Telefone / Fax : 55 : www.geocities.com/doutrinapositivista

o      Fazer referência a temas relacionados com o processo ALCA e/ou com o rascunho do Acordo da ALCA;

o      Referência ao tema –     CONSTITUIÇÃO DE UM REGIME SOCIETOCRÁTICO

             Processo ALCA

--------------------------------------------------------------------------------

Nome: Paulo Augusto Antunes Lacaz

Organização: Consultor Autônomo – sobre Religião ou Doutrina  ( Culto – Dogma e Regimen), Política e Filosofia, baseado na Doutrina Positivista}

Endereço : Rua Professor Sabóia Ribeiro 47/ 201. Leblon – Rio de Janeiro – RJ – Brasil : CEP 22 430 130 Telefone : 55 21

País : Brasil

Correio Eletrônico : lacaze@terra.com.br

Fax 55

Número de páginas : 04

Idioma : Português, Espanhol, Inglês

 

A Contribuição inclui os seguintes países : Antigua e Barbuda, República da Argentina, Commonwealth das Bahamas, Barbados, Belize, República da Bolívia, República Federativa do Brasil, Canadá, República do Chile, República da Colômbia, República da Costa Rica, Commonwealth de Dominica, República do Equador, República de El Salvador, Estados Unidos da América, Granada, República da Guatemala, República Cooperativa da Guiana, República do Haiti, República de Honduras, Jamaica, Estados Unidos Mexicanos, República da Nicarágua, República do Panamá, República do Paraguai, República do Peru, República Dominicana, Federação de San Kitts e Nevis, Santa Lúcia, São Vicente e Granadinas, República do Suriname, República de Trinidade e Tobago, República Oriental do Uruguai, República Bolivariana da Venezuela.

o      A Contribuição em causa serve para todas as ENTIDADES DA ALCA: PROCESSO ALCA

        •  
        • RESUMO EXECUTIVO : CONSTITUIÇÃO DE UM REGIME SOCIETOCRÁTICO.
        • O Exemplo em anexo, é de uma minuta incompleta, adaptada ao Brasil, mas que serve de base para os outros paises que participam da ALCA

Devido às deficiências do sistema atual de representação dos Governantes, suscitando discussões intermináveis sobre reformas políticas, a sugestão busca uma interface entre o regime sugerido por Augusto Comte, a Sociocracia Trabalhista, e o regime atual da Democracia Capitalista, que batizamos de Societocracia Trabalhista/Capitalista, uma 4ª via, diferente, portanto, do que vem sendo discutido no Mundo como 3ª via.

 

O dia-a-dia do turbo-capitalismo do regime democrático, de base metafísica, realmente se apresenta como aparente melhor solução para eliminar os danosos regimes: comunista, nazista, fascista e outras tiranias, que já demonstraram sua ineficácia como organização do Estado, grandemente danosas ao Ser Humano.

 

Todavia, existe uma crítica mundial ao regime Democrático, como ele é praticado, entendendo muitos que devemos buscar uma 3ª Via que não apresente os defeitos verificados nas Democracias atuais.

 

Para isso, estou criando um protótipo de uma Constituição Republicana Societocrática Federativa, que seja real, útil, certa, mais precisa, orgânica, relativa e principalmente moral e social, com uma base científica e não metafísica, teológica ou fetichista, passível de ser aplicada não só no Brasil como nos outros Países que compõem a ALCA, com suas devidas adaptações regionais e culturais.