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A VIOLÊNCIA

A fim de que o assunto seja tratado de forma científica, procurei consultar, não somente as Obras de Augusto Comte, especificamente, na Ciência Moral Positiva, no que se refere a Teoria Cerebral; como nas obras de um grande psiquiatra brasileiro e positivista, o Dr. Jefferson Sensburgo Vieira de Lemos, cujo resumo curricular, deste último, sintetizado pelo Dr. Anibal Silveira – Professor de Psiquiatria da Faculdade de Medicina de Jundiaí e Fellow em Fisiologia Cerebral em Chicago, nos USA, o fez com grande propriedade:

"Nascido em 13 de dezembro de 1877, em Ubá, Minas Gerais, o Dr. Jefferson Sensburg Vieira de Lemos, se consagrou à psiquiatria desde o final dos estudos médicos.

Já aos 22 anos incompletos era interno de Teixeira Brandão, de Juliano Moreira e de Márcio Nery. Desempenhou brilhantemente, sem alarde, sempre empregando ao máximo a grande capacidade e dedicação de que era dotado, todos os cargos públicos na assistência ao doente mental.

Como médico Positivista, distingui-se não só pela cultura filosófica e científica, mas também pelo domínio da clínica, pelo desenvolvimento à medicina preventiva e epidemiológica.

Integrou em 1903 a comissão sanitária que debelou a epidemia da febre amarela em Guaratinguetá. Logo depois o mesmo processo era aplicado com êxito por Oswaldo Cruz, no Rio de Janeiro.

Foi inspirada na psiquiatria social, haurida no Positivismo, a tese com que se doutorou em 1902 :

"Da influência dos fatores sociais, sobre a degenerência da espécie humana"

Redigiu inúmeros artigos técnicos, alguns publicados em Lisboa; e monografias , nas quais aliava a simplicidade da expressão à cultura científica, e a riqueza de concepções.

Ainda tinha produções em elaboração, quando faleceu, a 11 de julho de 1958."

1) INTRODUÇÃO

A base de todo trabalho à ser apresentado aqui, se substancia na Teoria Cerebral, percebida por Augusto Comte, que faz parte de uma das 7 Teorias da Ciência Moral Positiva; por isto, segue no Anexo I, uma descrição detalhada, desta Teoria, acompanhada do Quadro Sistemático da Abstração e Físico-Químico-Biológico do Encéfalo, elaborado por P. A . Lacaz – que pode ser visualizado no arquivo Acomte.xls, que acompanha este arquivo - A Violência5vend.doc, .

No arquivo Acomte.xls mostra esquematicamente o "Quadro Sistemático da Alma" – criado por Augusto Comte, que para os positivistas, é representado por 18 funções do Encéfalo.

A "Alma" pode ser visualizada, no arquivo Acomte.xls, na chave ( { ) Seção A Funcionamento Operacional da Abstração – aspecto dinâmico operacional – nível individual. No Anexo II, seguem informações sobre o Sistema Nervoso Central, no que tange a Fisiologia, na visão atualizada, e o Sistema Límbico, no contexto da Teoria Cerebral de Augusto Comte, que em nada conflitam, com as descobertas médicas, que utilizam, as atuais tecnológicas, em aparelhos ligados à ciência Física,

"O conjunto harmônico das funções cerebrais Subjetivas" apresentado por Augusto Comte, como função das atividades dos 18 "órgãos do Encéfalo" – como é mostrado no "Quadro Sistemático da Alma" – elaborado por A. Comte, com sede fisiológica demonstrável, e ao mesmo tempo definidas com sentido sociológico, foi possível imprimir à Ciência da Construção, isto é, a Ciência Moral Positiva, que trata do comportamento do indivíduo, um cunho realmente científico.

Assim à mais de 149 anos, quase 60 anos antes DeIvan Petrovotche Pavlov, já se podia com certeza realizar a fusão entre a "psicologia e a fisiologia, isto é, o subjetivo com o objetivo"

Augusto Comte deve a Joseph Gall (1757 – 1828), as bases de sua Teoria Cerebral, que este grande gênio iluminado, filósofo, anatomista, cranioscopista, organologista e fisiologista alemão, desconhecido e desprezado ainda hoje, e que recebeu de Jefferson de Lemos a análise de forma "elevada", ao seguir os passos do Mestre dos Mestre, Augusto Comte, que julgou a descoberta de Gall, relativa à sede cerebral dos sentimentos egoístas e altruístas, como a mais importante dos tempos modernos, superior mesmo, ao duplo movimento da Terra , que imortalizou Copérnico (1728-1779) e Galileu (1564-1642).

Na realidade esta descoberta veio fazer desmoronar, de uma vez, as concepções teológicas e metafísica, na parte mais importante das cogitações humanas, correspondentes aos nossos atributos superiores. Daí por diante, não seria mais preciso invocar a graça divina para explicar o amor as ações humanas, e nem precisaria mais as nossas Inteligências, debater-se na discussão interminável sobre a realidade ou não de suas entidades abstratas : o eu, o psiquismo, a consciência, etc.

O Homem ama , porque tem os órgãos do aparelho do amor; assim como vê, porque tem os órgãos do aparelho visual; e ouve, porque tem os órgãos do aparelho auditivo.

Foi Gall que fez a distinção entre os órgãos dos Sentimentos egoístas e os órgãos da sociabilidade, que Augusto Comte, mais tarde determinou de Altruístas. Esta descoberta esclareceu nossas concepções sobre os fenômenos Morais, tornando-se assim, das mais úteis em relação à Educação de nossa natureza; ao Julgamento comum dos indivíduos; à Medicina ( que se vê assim esclarecida sobre as moléstias cerebrais); à Criminologia, tornando-se mais fácil o julgamento dos criminosos. E finalmente, tornaría-se uma das bases da instituição da religião final, depois de receber a retificação e a sistematização de Augusto Comte; com base nas informações complementares de Cabanais ( 1757-1808), a respeito das relações entre o psico e o soma e vice e versa; por Broussais (1772-1838) fundador da patologia positiva; por Bichat (1771-1808) fundador da biologia; e podemos citar a influencia de Blainville (1778-1850) o último dos grande biologistas; e Lamark (1744-1829), que foi o instituidor da série das espécies e da influencia do meio.(Não é por ser do século passado que o filósofos erraram, nas suas previsões de hoje – Augusto Comte, afirmou da existência futura de uma única moeda na Europa, dentre outras coisas. Chegou a sugerir a esfinge de Carlos Magno; a França adotou por outros caminhos a mesma esfinge, no seu Euro, provavelmente sem saber da proposição feita por A . Comte.

Vamos garantir neste artigo, que tudo, que iremos expor, faz parte do Sentimento, que deveriam estar sendo orquestrados pelos Sacerdotes e Pastores das Religiões, dos Meios de Comunicação e dos Diretores de Marketing Patrocinadores; dos professores e das Mães e dos Pais, hoje todos totalmente omissos às suas obrigações sociais, ou melhor ao cumprimento dos seus deveres; procurando, somente anestesiar os problemas das vitimas, isto é, das suas ovelhas, dos seus mercados, dos seus alunos, e dos seus filhos, respectivamente; esquecendo de orientá-los, por meio de orações instrutivas, por mídias de altruísmo; por noções de Educação em sala de aula; e pelo amor familiar, respectivamente; necessários à formação da "função vetorial" social, isto é, deveriam estar à "Governar as Almas"; isto é, tocar e orientar os Sentimentos Altruísta Humanos, e subordinar o egoísmo ao altruísmo, isto é, a personalidade à sociabilidade, que tanto o capitalismo democrático, prega o inverso; e colhe o que nós estamos vendo socialmente, e somente se propaga a repreensão física violenta em todos os níveis ; isto é, nas crianças, nos jovens, e nos adultos. "Não se conhece as causas científicas, por isso, estas ficções teológicas e divagações metafísicas, que ainda perturbam, as explicações científicas do comportamento individual, que tem provocado, estas grandes devastações morais e sociais, de nossa época contemporânea, cujas conseqüências desastrosas, que todos nós sentimos e sofremos, mais ou menos gravemente, tem sempre posto este assunto na ordem do dia".

"Mas as dificuldades em resolver os problemas, só tem permitido incrementar soluções empíricas e materialistas, afastando-nos das soluções científicas, criando soluções provisórias, hoje profundamente desacreditadas, instituídas pelas religiões teológicas, que guiaram os nossos primeiros passos da Humanidade; e que hoje não conseguem resolver os problemas; entrando na fase final do conflito, para tentar amenizar o sofrimento dos que atingiram o estado patológico.

Com o nome de psicologia, de ética ou moral, segundo o aspecto teórico ou mais pratico por que se apresentam, estes estudos pecam todos, por falta de necessária base científica, única capaz de dar-lhes à solução definitiva, segundo as exigências dos nossos dias.

Começando por confundir Educação com a simples Instrução, em virtude da premência que se dá a Inteligência sobre os sentimentos; os psicólogos e pedagogos contemporâneos, tem as suas mentes voltadas, muito mais para a parte Intelectual de nossa natureza , como se bastasse formulá-la e desenvolve-la para que o problema ficasse resolvido – no entanto, o que ocorre é que os sentimentos egoístas, são aguçados, para dar comando às atividades, onde se faz aplicar hoje em dia, a Inteligência e o caracter.

Assim esta forma de se instruir, com Educação egoísta, tornam a psicologia e a pedagogia de hoje, muito inferiores às Doutrinas Teológicas quaisquer, que sempre , mais se preocuparam com o cultivo dos sentimentos Altruístas; dos quais devem decorrer a disciplina normal da inteligência, segundo a máxima do grande místico do Catolicismo Tomás de Kempis (1380-1471), quando descreve na Imitação de Cristo, com toda a realidade, que os erros do "espírito* provem dos vícios do Coração" – isto é, "a Inteligência é comandada pelos sentimentos" ; complementada pelo grande moralista Vauvenargues (1715 – 1747) ao afirmar que os "grandes Pensamentos (inteligência), vêm do Coração (sentimentos bons ou altruístas) ; complementados por A . Comte, que unindo este apanhados empíricos, confirmou-os, mostrando e demonstrando que, "não pode haver pensamentos gerais sem sentimentos generosos".

"Por isso, não basta elevar a "Alma" humana , do caos em que hoje se encontra, preparando somente a Inteligência da criança e do jovem. Não será deste modo que se há de formar cidadãos aptos à Vida Social".

"O que é preciso é formar-lhes os sentimentos, subordinando o egoísmo ao altruísmo, que constitui o fundamento de nossa natureza Moral, incurtir-lhes os sentimentos generosos, corrigindo os defeitos egoístas, afim de que a sua inteligência, por meio dos seus raciocínios, bem como as suas ações , se libertem da escravização aos maus pendores, que constituem os nossos vícios originais.

Infelizmente, a crença da metafísica da superioridade da Inteligência sobre os sentimentos – o que é na verdade, a predominância dos sentimentos egoístas , agindo sobre a inteligência, arrastando desta forma um grande número de mulheres, eivadas de preconceitos contemporâneos, ao mesmo erro do orgulho masculino; no entanto a grande maioria das Mulheres ainda continuam sentindo , que o grande papel das Mulheres, está no Lar, mas sem ser explorada pelo homem ( Vide trabalho realizado por P. A . Lacaz – A Mulher1.doc , que esclarece a harmonia); mas a maioria continua a sentir e a amar femininamente, sem se deixar dominar pela grande ilusão chamada erroneamente de "feminismo"; que na realidade é propriamente mais "masculinismo". Pois a grande missão da Mulher é formar moralmente os Homens (Mulher e homem), na sua grande missão Educadora, formando os sentimentos dos seus filhos; pois cabe ao "homem sustentar a Mulher"; sem tirar o seu poder político, e remunerar materialmente muito bem esta nobre função.( Vide a Mulher1.doc)

Da necessidade passa-se ao costume, e deste às convicções errôneas da igualdade dos sexos, quando tudo, quer individualmente , quer socialmente, nos mostra que a Lei Social da separação dos Ofícios*, começa na separação das atribuições sociais e morais dos sexos. ( Vide A Mulher1.doc ) - * Aristóteles

Podemos assim dizer sem errar, que a confusão destas duas atribuições, moveu o maior grau de desordem social a que atingiu a Humanidade".

Vamos, neste momento, resumidamente nos dedicar a conhecer os Instintos egoístas, ou melhor, as funções relacionadas aos Sentimentos Egoístas, que são sete; grupados em : Ambição {orgulho(6) e vaidade(7)} e de Interesse {(Conservação e Aperfeiçoamento)} :

Conservação:

( do Indivíduo – Nutrição (1)

( da Espécie - Sexual (2) e Materno (3)

 

Aperfeiçoamento

( por destruição ou militar (4)

( por construção ou Industrial (5)

 

É a estes, sentimentos egoístas, que devemos nos dedicar, para conhecer as suas funções, nas varias faixas de idade do Ser humano, aplicando métodos de Educação, a fim de comprimi-los , não para atingir o estado de Santo; mas com o objetivo de subordiná-los aos sentimentos Altruístas, isto é, aos sentimentos de Amor ( Veneração, Apego e Bondade),. E ao mesmo tempo expandir os sentimentos Altruístas, para criarmos um certo grau de estado de Ternura; ambos altamente necessários a harmonia social, para criar a União (Família), a Unidade (Religião) e a Continuidade (Humanidade), da nossa espécie Homo sapiens, para atingirmos no futuro a espécie Homo altruisticus.

Como disse, é pela analise do comportamento destas funções egoístas, nos diversos níveis de idade, em que passamos pela vida objetiva, é que iremos indicar e diagnosticar, bem como sugerir, soluções reais, úteis, precisas, orgânicas relativas e sociais para minimizar os problemas de violência, que ronda o Brasil e Mundo Capitalista, já se acumulando por alguns séculos; pois que, no início do período do Sistema Católico Feudal, não era assim; não é por isto, que devemos retornar à este estado de comando pleno teológico; é só para registrar que existe também formas mais adequadas de se viver aqui na Mãe Terra; que o Positivismo propõe, pelo sistema Socialista Pacifista Trabalhista , de base Altruísta.

Resumindo o que já foi dito nesta Introdução, o que tem ocorrido é a ausência do comportamento Moral Positivo. E em contra partida, o Governo Temporal, pouco pode fazer, pois não dispõe de meios e conhecimentos para intervir em um problema de natureza Sentimental e Intelectual, porque , ele governo, não faz parte de um conjunto harmônico doutrinal: só se preocupa com planos materiais e intelectuais.

Sendo, o Poder Temporal, aquele que utiliza as forças do armamento e do dinheiro, e que deve ser separado totalmente do Poder Sacerdotal, que aconselha e articula a "Alma", dando novas idéias pacíficas, via uma única Doutrina; o que notamos, é que a autoridade política temporal, fica limitada à repressão dos abusos criminosos, não tendo competência em sugerir nenhum plano de ação concreto, para eliminar as causas, de origem sentimental egoísta; e nem melhorar a altruísta.

A origem deste mal é complexa e antiga, mas os estudiosos Positivistas, de à muito, já perceberam cientificamente, que isto tudo provem do enfraquecimento dos órgãos sociais, como a Família, a quem cabe formar o cidadão, sob a direção da Mulher Mãe. O lar precisa ser estável e constituída de maneira responsável, e só se dissolver, por motivos excepcionais, não levianamente como se costuma fazer hoje.

Só a Moral Positiva, resultante do conhecimento científico da natureza humana, a fim de aperfeiçoá-la poderá orientar a Educação Universal.

Infelizmente, atualmente, ao em vez de se elevar os sentimentos, cultivando o amor pela Família, à Pátria e à Humanidade, se desenvolve o mais baixo egoísmo, ao se estimular a cupidez pela riqueza, pelo instinto sexual e pelo instinto destruidor, que são os causadores da violência.

A Educação se processa por imitação dos exemplos, à nós apresentados.

O encanto do lar, a veneração pelos grandes vultos do Passado, e a preparação de um futuro social melhor são totalmente esquecidos, hoje em dia.

Os jovens são criados como feras, sem carinho e nem fraternidade Humana.

A sociedade evolui lentamente, mas poderia acelerar a sua marcha, poupando sofrimentos, se os ensinamentos de Augusto Comte, fossem seguidos.

A Sociologia Positiva e a Moral Positiva, estão aí para guiar os Chefes Práticos (Governantes) e Teóricos (Sacerdotes).

Os responsáveis pelos meios de comunicação, em vez de explorarem os impulsos egoísticos do povo, por interesse pecuniário, deveriam depurar as suas apresentações e orientar a Sociedade , somente para objetivos nobres, construtivos e positivos.

Não é censura, e que fosse; pois se ainda temos nas idéias dos "propagandistas da educação", isto é; nas Mães, nos Professores, nos Diretores de Marketing, nos Escritores de Novela, etc., a Educação Negativa à sociabilidade, temos que executar, criando normas de decência humana, para não deixar a mediocridade introduzir a desgraça, que vem ocorrendo hoje em dia, num crescente violento; se continuar nesta tendência, a vida social se tornará insustentável.

A medicação clínica de hoje em dia, propagada pelos psiquiatras, isto é, pela medicação, por meio das drogas farmacêuticas, anestesiam os problemas das crises morais, não as curam; não está ai a solução dos problemas. Tão pouco nos psicólogos e nos economistas de hoje.

Está na Educação dos Sentimentos Humanos !

Em outro artigo, "As Soluções", irei sugerir soluções à Curto, à Médio e à Longo Prazo; para a Educação dos Sentimentos, De quem são as responsabilidades; bem como as etapas à serem implantadas; e algumas ações de extirpar radicalmente da sociedade, com vista à melhoria da Saúde futura da nossa Sociabilidade, alguns casos patológicos, que infelizmente Ela mesmo vem criando.

2 ) Análise das Funções Cerebrais Egoísticas

Este trecho do trabalho, estará disponível, quando das palestras.

Aos interessados, é somente agendar !

Nós vivemos, atualmente, no sistema Democrático Capitalista; "mas eu não vivo para trabalhar para ele; mas trabalho para viver nele, pois ainda necessitamos, das partes boas dele"

Espero ainda escrever muito, para alegrá-los!

Aguardo vosso contato ; lacaze@terra.com.br ; Visite www.doutrinapositivsta.hpg.com.br

Saúde, Respeito e Fraternidade,

P. A . Lacaz / Positivista

2 de Frederico de 210

6 de Novembro de 1999

PS – Leiam também um artigo, redigido por P.A . Lacaz, sobre esta problemática na pasta patousa.doc

BIBLIOGRAFIA CONSULTADA:

Augusto Comte :

Sistema de Filosofia Positiva ,em 6 volumes -

1830-1842 , 5 edição ,1892-1894

Volume I - Generalidades Preliminares e Filosofia Matemática

Prefácio de um discípulo, por Emille Littré

Estudo sobre o Progresso do Positivismo ou segundo Prefácio.

Tabela Alfabéticas das Matérias.

Dedicatória.

Advertência do Autor.

Tabela Sinóptica de Todo o Curso de Filosofia Positiva.

Iº Lição : Exposição do Objetivo do Curso , ou Considerações Gerais sobre a Natureza e a Importância da Filosofia Positiva.

IIº Lição: Exposição do Plano do Curso, ou Considerações Gerais sobre a Hierarquia das Ciências Positivas.

Terceira Lição : Considerações Filosóficas sobre o Todo da Ciência Matemática.

Quarta Lição : Visão Geral da Análise Matemática

Quinta Lição : Considerações Sobre o Calculo das Funções Diretas.

Sexta Lição : Exposição Comparativa dos diversos pontos de vista sob os quais podemos visualizar o cálculo das funções indiretas.

Sétima Lição : Tabela Geral do calculo das Funções Indiretas.

Oitava Lição : Considerações Gerais sobre o Calculo das Variações.

Nona Lição : Considerações Gerais sobre o Calculo Diferencial Finito.

Decima Lição : Visão Geral da Geometria

Decima Primeira - Considerações Gerais sobre a Geometria Espacial ou Preliminar.

Decima Segunda Lição : Concepção Fundamental da Geometria Geral ou Analítica.

Decima Terceira Lição : Da Geometria Geral à Duas Dimensões

Decima Quarta Lição : Da Geometria Geral à Três Dimensões.

Decima Quinta Lição : Considerações Filosóficas sobre os Princípios Fundamentais da Mecânica Racional.

Decima Sexta Lição : Visão Geral da Estática.

Decima Sétima Lição : Visão Geral da Dinâmica

Decima Oitava Lição : Considerações sobre as teorias gerais da mecânica racional.

 

Volume II - Filosofia Astronômica e Filosofia Física

XIX º Lição : Considerações Filosóficas sobre toda a Ciência Astronômica.

XX º Lição : Considerações Gerais sobre os métodos de observação em Astronomia.

XXI º Lição : Considerações Gerais sobre os fenômenos geométricos elementares dos corpos celestes.

XXIIº Lição : Considerações Gerais sobre o Movimento da Terra.

XXIIIº Lição : Considerações Gerais sobre as Leis de Képler, e sua aplicação ao estudo geométrico dos movimentos celestes.

XXIVº Lição : Considerações fundamentais sobre a lei da Gravitação.

XXVº Lição : Considerações gerais sobre a Estática Celeste.

XXVIº Lição : Considerações gerais sobre a Dinâmica Celeste.

XXVIIº Lição : Considerações gerais sobre a astronomia sideral, e sobre a cosmogonia positiva.

XXVIIIº Lição : Considerações Filosóficas sobre toda a Física.

XXIXº Lição : Considerações gerais sobre a Barologia.

XXXº Lição : Considerações gerais sobre a Termologia Física.

XXXIº Lição : Considerações gerais sobre a Termologia matemática.

XXXIIº Lição : Considerações gerais sobre acústica

XXXIIIº Lição : Considerações gerais sobre a ótica.

XXXIVº Lição : Considerações gerais sobre eletrologia.

 

Volume III - Filosofia Química e Filosofia Biológica.

XXXVº Lição : Considerações filosóficas sobre toda a Química.

XXXVIº Lição : Considerações gerais sobre a Química propriamente dita ou Inorgânica

XXXVII Lição : Exame filosófico da doutrina química das proporções definidas.

XXXVIII Lição : Exame filosófico da teoria eletro química .

XXXIX Lição : Considerações gerais sobre a química dita Orgânica

XL Lição : Considerações filosóficas sobre toda a Ciência Biológica.

XLI Lição : Considerações gerais sobre a filosofia anatômica.

XLII Lição : Considerações gerais sobre a filosofia biotáxica.

XLIII Lição : Considerações filosóficas sobre o estudo geral da vida vegetativa ou orgânica

XLIV Lição : Considerações gerais sobre o estudo geral da vida animal propriamente dita.

XLV Lição : Considerações gerais sobre o estudo positivo das funções intelectuais e morais , ou cerebrais.

Volume IV - Parte Dogmática da Filosofia Social.

XLVI Lição : Considerações políticas preliminares sobre a necessidade e oportunidade da física social, após analise fundamental do estado social atual.

XLVII Lição : Apreciação sumária das principais tentativas filosóficas empresariais com vista a constituir a ciência social.

XLVIII Lição : Característica fundamentais do método positivo no estudo racional dos fenômenos sociais.

XLIX Lição : Relações necessárias da física social com as outras ramificações fundamentais da Filosofia Positiva.

L Lição : Considerações preliminares sobre a Estática Social, ou Teoria Geral da Ordem Expontânea das Sociedade Humanas.

LI Lição : Leis fundamentais da Dinâmica Social, ou Teoria Geral do Progresso Natural da Humanidade.

Volume V - Parte Histórica da Filosofia Social

e tudo que se refere ao Estado Teológico e ao Estado Metafísico.

LII Lição : Resumo preliminar de toda evolução histórica - considerações gerais sobre o primeiro estado teológico da humanidade: era do fetichismo. Esboço expontâneo do regime teológico e militar.

LIII Lição : Apreciação do principal Estado Teológico da Humanidade.

LIV Lição : Apreciação Geral do Último Estado Teológico da Humanidade: Era do Monoteísmo. Modificação radical do regime teológico e militar.

LV Lição : Apreciação geral do Estado Metafísico das sociedades modernas: época critica , ou era da transição revolucionária . Desorganização crescente, primeiramente expontânea e depois sistemática, da totalidade do regime teológico e militar.

Volume VI - Complemento da Filosofia Social e Conclusões Gerais

LVI Lição : Apreciação geral do desenvolvimento fundamental dos diversos elementos próprios ao Estado Positivo da Humanidade : era da especialização , ou Época Provisória ,caracterizada pela universal preponderância do espírito de detalhe sobre o espirito geral. Convergência progressiva das principais evoluções expontâneas da sociedade moderna verso a organização final de um regime racional e pacifico.

LVII Lição : Apreciação geral da porção já terminada da Revolução Francesa ou Européia. - determinação racional da tendência final das sociedades modernas, de acordo com generalidade do passado humano : estado plenamente positivo, ou era da generalidade, caracterizada por uma nova preponderância normal do espirito de generalidade sobre o espirito de detalhe.

LVIII Lição : Apreciação Total do Método Positivo.

LVIX Lição : Apreciação filosófica de todos os resultados propostos à elaboração preliminar da Doutrina Positiva.

LX Lição : Apreciação Geral da ação Final própria à Filosofia Positiva.

 

Sistema de Política Positiva , ou Tratado de Sociologia instituindo a Religião da Humanidade. 4 vol , Paris, 1851-1854 ; 2 edição , 1881-1884 ; 3 edição Tradução para o Inglês por Richarde Congreve e outros.

Volume I - Do Sistema de Política Positiva , ou Tratado de Sociologia

Prefacio / Dedicatória

Complemento da Dedicatória : 1) Novela Lúcia; 2)A carta Filosófica sobre a comemoração social. 3) Os pensamentos de uma Flor.

Discurso Preliminar sobre o todo do Positivismo.

Preambulo Geral .

Primeira Parte - Espirito Fundamental do Positivismo.

Segunda Parte - Destino Social do Positivismo.

Terceira Parte - Eficácia popular do Positivismo.

Quarta Parte - Influencia Feminina do Positivismo.

Quinta Parte - atitude Estética do Positivismo

Conclusão Geral do Discurso Preliminar - Religião da Humanidade.

Introdução Fundamental à Fé Científica e Lógica.

Capítulo Primeiro - Apreciação Geral desta Introdução.

Capitulo segundo - Introdução Indireta , essencialmente analítica , ou Cosmológica.

Capitulo Terceiro - Introdução Direta , naturalmente sintética , ou Biológica.

Apêndice do Primeiro Tomo. Discurso fúnebre sobre Blaiville.

 

Volume II - Do Sistema de Política Positiva , ou Tratado de Sociologia

Apêndice do Prefácio - 1) Circular do autor sobre o livre subsidio instituído por ele.

2) Carta à M.M’ Clitock, diretor da Revista Reveu Méthodiste de New York.

3) Carta M. Viellard, senador da República Francesa

4) Prospecto da Revue Ocidentale

 

Preambulo Geral .

Capitulo Primeiro - Teoria Geral da Religião , ou Teoria Positiva da Unidade Humana

Capitulo Segundo - Aplicação Sociológica do Problema Humano; da Teoria Positiva da Propriedade Material.

Capitulo Terceiro - Teoria Positiva da Família Humana.

 

Capitulo Quarto - Teoria Positiva da Língua Humana.

Capitulo Quinto - Teoria Positiva do Organismo Social.

Capitulo Sexto - Teoria Positiva da Existência Social, sistematizada pelo Sacerdote.

Capitulo Sétimo - Teoria Positiva dos limites gerais da Variação propostas à Ordem Humana.

Conclusão Geral do Segundo Volume.

Volume III - Do Sistema de Política Positiva , ou Tratado de Sociologia

Prefacio ,

Apêndice do Prefácio : 1) Programa Sumario do Curso de Filosofia sobre Historia Geral da Humanidade.

2) Quarta Circular do autor sobre o livre subsidio instituído por ele.

3) Carta à S.M. o Czar Nicolas

4) Carta à S.E. Reschid-Pacha, ancien grande visir do Império Otomano

Preambulo geral

Capitulo Primeiro - Teoria Positiva da Evolução Humana, ou leis gerais do movimento intelectual e social.

Capitulo Segundo - Teoria Positiva da Era Fetichista, ou apreciação geral do regime expontâneo da Humanidade.

Capitulo Terceiro - Teoria Positiva do estado Teocrático, ou apreciação geral do politeísmo conservador.

Capitulo Quarto - Teoria Positiva da Elaboração Grega , ou apreciação geral do politeísmo intelectual.

Capitulo Quinto - Teoria Positiva da Incorporação Romana, ou apreciação geral do politeísmo social.

Capitulo Sexto - Teoria Positiva da Transição Catolico-feudal, ou apreciação geral do monoteísmo defensivo.

 

Capitulo Sétimo - Teoria Positiva da Revolução Ocidental, ou apreciação geral do duplo, movimento moderno.

 

Conclusão do terceiro volume.

 

Volume III - Do Sistema de Política Positiva, ou Tratado de Sociologia.

Prefácio Especial.

Primeira Parte (Julho 1819) - Separação Geral entre as Opiniões e os Desejos.

 

Segunda Parte (Abril 1820) - Sumaria apreciação total do passado moderno.

Terceira Parte ( Maio 1822) - Plano de trabalhos científicos necessários para organização da sociedade.

Quarta Parte ( Nov. 1825) - Considerações filosóficas sobre as Ciências e os Sábios.

Quinta Parte (Março 1826) - Considerações sobre o futuro espiritual.

Sexta parte ( Out. 1828) - Exame do tratado de Broussais sobre a Irritação.

Índice Analítico redigido por M.H. D’Oliver

- Catecismo Positivista , ou Sumaria Exposição da Religião Universal . 1 volume , Paris 1852 ; 2 edição , 1874 ; 3 edição 1890 . Nova edição 1891, com prefacio de J. Lagarrigue e notas de Miguel Lemos.

- Livro Jefferson de Lemos – A Alma Humana – Funções Cerebrais –1981

- Artigo de Henrique Batista da Silva Oliveira – A Violência – Publicado no "Diário da Manhã" de Passo Fundo, RS, em 17 de junho de 1997.

ANEXO I

I ) Teoria Cerebral :

O Primeiro problema que esta Ciência, a Moral Teórica Positiva, encara, que é o mais importante, isto é, o principal, é , a Teoria Cerebral, isto é, a teoria da "Alma"; tomando esta palavra, no sentido positivo, isto é, científico, como uma expressão geral, designando o conjunto de nossas faculdades, ou atributos, ou características mentais e morais. Estuda, a princípio, as funções simples do cérebro; depois as suas funções compostas, isto é, a associação de várias faculdades elementares, cuja resultante produz habitualmente, os meios reais da conduta do Homem.

Toda Função ou Instinto tem origem em um Órgão; vejamos:

Os Órgãos do SENTIMENTO :

O Egoísmo: - Ou Instintos Pessoais ou Individuais.

As funções simples são, as primeiras, relativas ao Egoísmo de Interesse que estão subdivididos em Instinto de Conservação e Instinto de Aperfeiçoamento:

1) O Instinto de Conservação, está subdividido em Instinto de Conservação Individual e de Conservação da Espécie.

1.1 - O de Conservação Individual, é o Instinto Nutritivo.

1.2 - E o de Conservação da Espécie, está subdividido em Instinto sexual e Instinto materno

2 - Instinto de Aperfeiçoamento está subdividido em : por Destruição, ou Instinto Militar; e por Construção , ou Instinto Industrial

As outras funções Simples do Egoísmo, são as de Egoísmo por Ambição:

1 - Ambição Temporal ou dos Governantes, dos Gerentes, dos Diretores, dos Executivos, isto é, o Orgulho, necessidade de domínio.

2 - Ambição Espiritual ou dos Sacerdotes, ou dos Mestres, isto é, a Vaidade, necessidade de aprovação.

O Altruísmo, ou Instintos Sociáveis ou de AMOR.

Sendo dois Instintos Especiais : o Apego ( Amor entre Iguais - Irmãos e amigos; e a Veneração - amor aos superiores - com conotação de respeito e admiração, pelos mais competentes, mais capazes, mais altruístas.

Sendo um de Sociabilidade Geral, a Bondade, ou o Amor, Universal- Simpatia, Humanidade - Amor aos inferiores ; aos menos cultos, às crianças, etc

O segundo grupo de Funções Simples, são relativas à INTELIGENCIA ;

 

Os Órgãos da INTELIGÊNCIA :

 

Dentro da Teoria Cerebral de Augusto Comte, encontramos 5 funções Intelectuais, distintas , pertencentes a seus respectivos Órgãos : Quatro órgãos pertencem ao Grupo da Concepção Intelectual; e o outro, indica a Expressão, isto é, que inventa os sinais para a comunicação dos sentimentos e dos nossos projetos - Mímica, Oral e Escrita.

A Concepção Intelectual , possui órgãos : no total de 4

 

Os Órgãos da Concepção Passiva ou da Contemplação, são dois :

Um, que realiza as operações passivas ou preparatórias; que tem suas fontes de dados, ligados diretamente no Exterior do cérebro, executa a operação de Contemplação Concreta : ou relativa aos seres - essencialmente sintética - Geral (M) ; e o outro órgão, executa a operação de Contemplação Abstrata: ou relativa aos acontecimentos - essencialmente analítica - Detalhe (H)

Os Órgãos da Concepção Ativa ou da Meditação, são dois :

Um, que executa a operação ativa ou de resultado ; executa a operação de Meditação Indutiva; que tem suas fontes de dados, na Contemplação Abstrata; operação intelectual de comparação, de onde saem as Generalizações (M).; o outro órgão, executa a operação de Meditação Dedutiva, também com base na Contemplação abstrata, operação intelectual, por coordenação, de onde se obtém a Sistematização (H).

 

NOTA :

Tudo que é relativo ao Mundo Interior do Homem, isto é, ao Sujeito que percebe o Mundo, chama-se

Subjetivo.

Tudo que é relativo ao Mundo Exterior do Homem, isto é, ao Objeto que é perceptível pelo Homem, chama-se Objetivo.

Com estas Explicações , e com o conhecimento da Teoria da Abstração, cujo os detalhes podem ser bem compreendidos , no capitulo, do livro Manobre Você Mesmo o Seu Destino, podemos , operacionalizar ou melhor dinamizar, as operações destes órgãos da Inteligência; no entanto sinteticamente temos:

A Teoria da Abstração, serve para compreender as Operações Cerebrais, executados pelos Órgãos da Contemplação e da Meditação: Vamos apresentar estas concepções, e definições , de forma detalhada, para facilitar o entendimento operacional do cérebro, segundo a teoria Cerebral de Augusto Comte:

 

ATRIBUTOS OU PROPRIEDADES ; IDÉIAS OU CONCEPÇÕES , LEIS ABSTRATAS.

O Trabalho ou Operação Intelectual de Abstração apresenta Três Resultantes ; os Atributos, as Idéias e as Leis Abstratas. O Principal Destino de toda Operação Intelectual é o estabelecimento das Leis Teóricas, que disciplinam nossa Inteligência e regulamentam nossas Atividade ou Ações.

Para chegar ao conhecimento das Leis Abstratas, temos necessariamente que passar por uma série de etapas preparatórias. A maior parte da preparação desta Operação Intelectual, se deve a Contemplação, ao passo que a Coordenação definitiva dos acontecimentos, é realizada pela Meditação.

A primeira fase da Abstração é aquela em que a Contemplação Abstrata, utilizando a Imagem do Ser Concreto, preparada pela Contemplação Concreta, decompõe esta Imagem, separando os diversos atributos ou propriedades abstratas. Sobre este atributos assim obtidos, a Meditação exerce agora a sua atividade, coordenando-os para estabelecer as Leis Naturais ou Relações Abstratas. Como resultado intermediário do primeiro trabalho ou operação de coordenação, combina os atributos, formando as IDÉIAS ou as Concepções e os TIPOS ABSTRATOS ( ou IMAGENS SUBJETIVAS CRIADAS PELO ENCÉFALO ), sobre os quais melhor se desenvolve nosso Raciocínio.

Assim , observamos por conseqüência, três fases, bem definidas no Trabalho de Abstração :

1) A primeira, quando a Contemplação Abstrata separa os Atributos ou Propriedade Abstrata;

2) A Segunda, quando institui as Idéias e os Tipos Abstratos.

3) A Terceira, quando a Meditação Coordena e estabelece as Leis Naturais.

1) O Atributo ou Propriedade Abstrata

Durante toda a fase de alimentação cerebral, isto é, no período em que são transmitidas ao nosso cérebro as informações objetivas, por meio sensorial, informações estas que geram as Imagens, que vão servir de base `a nossa concepção ou idéia intelectual, durante a recomposição interior dos Seres Concretos para a Construção de Idéias (pela Contemplação Abstrata); toda a combinação de Imagens se faz de modo puramente concreto, inteiramente ligado e subordinado `a realidade objetiva, tal como a percebemos. Formam-se assim as Imagens Concretas dos Seres.

A Contemplação Abstrata realiza a seguir o primeiro trabalho ou operação de abstração, quando separa, na Imagem do Ser Concreto, seus diversos acontecimentos ou atributos ou propriedades, pondo em evidenciar aquele atributo ou propriedade, em que mais nós estamos interessados .

Exemplo: Se desejarmos estudar a forma geométrica de uma figura, para tomar conhecimento de determinada relação ou lei, o nosso trabalho preparatório de abstração consiste em separar, nas Imagens dos Seres fornecidos pela Contemplação Concreta, esta Imagem que nós desejamos nos atentar, isto é, neste caso com a forma, afastando subjetivamente todos os outros atributos , por meio dos quais conhecemos o Ser Concreto.

Abstrairmos portanto o peso, a cor e todas as propriedades ou atributos físicos e químicos, etc. , que o Ser Concreto possa apresentar, para examinarmos apenas a sua Forma. A Forma, assim separada do Ser Concreto, constitui a propriedade ou atributo Abstrato.

Os atributos ou Propriedades Abstratas são construções Subjetivas, retiradas portanto, da existência Objetiva, por meio de nossa Inteligência. Quando por exemplo, concebemos o peso dos corpos, estamos realizando um trabalho de abstração, separando dos corpos ou Seres Concretos; essa propriedade peso, que isolada, não existe na realidade exterior; o que observamos objetivamente são corpos pesados, podendo entretanto, a nossa inteligência conceber o peso em separado das outras propriedades que o Ser Concreto possui.

2) IDÉIAS ABSTRATAS e TIPOS ABSTRATOS.

Da comparação das propriedades ou atributos abstratos, originários de vários Seres ou Corpos concretos, resulta a Concepção Subjetiva da Idéia, que formamos sobre este atributo ; é a Idéia Abstrata ou Concepção Abstrata, a qual por sua vez , conduz a Inteligência `a construção dos TIPOS ABSTRATOS, pois a Concepção Concreta, ou Concepção Objetiva da Idéia ou da Imagem, é aquela fase, onde os atributos ainda estão unidos aos Seres Concretos correspondentes.

A Operação de decomposição dos Seres Concretos, para exame de suas propriedades ou atributos abstratos, é exercido normalmente com muita intensidade pelo Encéfalo Humano, que obtém uma série de propriedades ou atributos semelhantes, retirados de outros Seres Concretos diversos, para coordenar e induzir ou deduzir as relações existentes entre estas propriedades.

Por exemplo: A forma esférica abstraída de um Ser Concreto, depois de outro e de muitos outros Seres Concretos esféricos, nos conduz `a Concepção de uma Idéia mais Geral : a da esfera, independente de novo exame de corpos esféricos. Formamos deste modo em nossa inteligência, uma nova espécie de Imagem Abstrata, em grau mais adiantado que a anterior, mas sem que tenhamos ainda induzido ou deduzido as Leis deste Atributo ou desta Propriedade. É a Idéia Abstrata.

A nossa inteligência armazena, então, uma nova Série de Imagens, de maior grau de abstração e mais complexas, isto é, as Idéias Abstratas, como o peso, o calor, o triângulo, a esfera, a vida, etc., que não estão ligadas diretamente a nenhum ser exterior, mas que resultam da observação de muitos Seres Concretos, onde predominava, constantemente, um determinado Atributo.

A Idéia Abstrata constitui uma fase intermediária entre a simples decomposição dos Seres Concretos, pela Contemplação, e a consideração dos atributos abstratos, para se obter as Relações ou Leis Naturais, pela Meditação .

Esta fase intermediária apresenta uma nova modalidade, mais adiantada, mais complexa e mais subjetiva , que é representada pelo Tipo Abstrato.

Por meio das Idéias Abstratas que formamos sobre os atributos que constituem os Seres Concretos, podemos agora, combinando estas Idéias Abstratas, reconstituir abstratamente o SER, obtendo assim o TIPO ABSTRATO .

Com todas as Idéias Abstratas que criamos sobre os diversos atributos ou propriedades e com o conhecimento, que percebemos, por exemplo, do Homem, reconstruímos, em nossa inteligência , a imagem do homem, formando assim o correspondente Tipo Abstrato . Temos assim no nosso encéfalo a Idéia do que seja um Homem; idéia que apresenta todos os caracteres gerais, geométricos, físicos, biológicos, morais, etc. do Homem , e que no entanto não está ligada a nenhuma existência real e particular de determinado Homem, nem apresenta as características simples das Idéias Abstratas. É uma Idéia Composta, na qual são abstratamente reunidos todos os atributos ou propriedades que caracterizam o ser Humano. Do mesmo modo, as Idéias que formamos dos animais, das árvores, etc. , nos levam `a construção dos tipos abstratos. O cavalo, o cão , a árvore, que imaginamos, e que permitem reconhecer esses seres quando se nos apresentam, na realidade objetiva, são Tipos Abstratos, que não estão ligados diretamente a nenhum cavalo, cão ou árvore de existência concreta.

Tendo sido os Atributos, as Idéias Abstratas e os Tipos Abstratos, adquiridos pela Inteligência, esta pode agora realizar a coordenação definitiva das propriedades ou atributos, induzindo e deduzindo as Leis Naturais, pela Meditação.

3) A Expressão Científica de uma Relação Abstrata ou Lei Natural.

A comparação de atributos semelhantes retirados por abstração (pela contemplação concreta e abstrata) de grande número de seres concretos, conduz nossa Meditação Indutiva a verificar o que existe de comum no meio da variedade observada. Ao aproximarmos desta maneira os atributos, é estabelecida, como preliminar, a Relação Abstrata. Esta, uma vez reconhecida, serve diretamente para a instituição da Lei Natural, que é a constância no meio da variedade ou a expressão científica da relação abstrata.

As Leis Naturais são obtidas por duas modalidades de raciocínio : Indutivo e Dedutivo.

A Meditação Indutiva, primeiramente compara as diversas Imagens Abstratas , aproximando-as entre si e procurando o que é de mais comum na variedade, para estabelecer as relações abstratas, e por meio destas as Leis Indutivas ou de Semelhança. ( ou Leis Básicas Indutivas ).

Em seguida, a Meditação Dedutiva sistematiza as Leis Indutivas, coordenando-as, isto é, extraindo as conseqüências das Leis de Semelhança, que são as Leis Dedutivas ou de Sucessão.

Da combinação das Leis Básicas Indutivas e de suas Conseqüentes Leis Dedutivas, resulta a construção e Expressão final das Teorias Abstratas, referentes `as varias Classes de Atributos, desde os mais simples, da Matemática, até os mais complexos da Moral Positiva.

3.1) Duplo destino das Leis Abstratas ou Leis Naturais.

As Leis Abstratas ou Leis Naturais são destinadas a disciplinar nossa inteligência e a regular a nossa Ação ou Atividade. As Teorias Abstratas, construídas pela nossa Inteligência, preenchem pois, dupla necessidade da Espécie Humana : Uma de Ordem Moral Positiva e outra de Natureza Prática.

A de Ordem Moral Positiva emana da Unidade ( Integridade e Comunhão) , que deve ser instituída, para realizar a Harmonia Interior das funções encefálicas e a convergência exterior de todos os Seres Humanos. A disciplina de nossa inteligência, pela subordinação da Análise `a Síntese, resulta diretamente da Instituição Abstrata da escala de acontecimentos e da Convergência das diversas categorias de Atributos, para o conhecimento e o aperfeiçoamento da existência Humana, coletiva e individual.

A de Natureza Prática é a conseqüência da instituição das Leis Abstratas, é a que regula as nossas Ações ou nossas Atividades. Os conhecimentos abstratos são sob esse aspecto, encarados como os esclarecimentos de que necessita nossa inteligência, para guiar nossas Atividades, na Modificação do Mundo e do Homem, e na submissão ao que os atributos apresentam de modificável.

O ÓRGÃO DA EXPRESSÃO :

Este órgão é o que fornece aos animais, o meio deles transmitirem ao exterior, o seu estado interior, de sentimento , pensamento e projetos.

Este meio deles transmitirem, ao exterior o seu estado interior, depende também da abstração e consequentemente reage sobre ela, estimulando-a. O objetivo da Expressão é traduzir o resultado de nossas construções intelectuais e, portanto, depende normalmente de todas as Operações da Inteligência; (excetuados apenas os casos anormais de pura coordenação de palavras).

Constituindo a Abstração, uma das Operações Fundamentais da Inteligência, é evidente a correlação que existe entre ela e a Expressão. Está, pois , a Abstração, iniciada ,quando ocorre a Contemplação Abstrata, ligada a todo o conjunto da Inteligência, e desse conjunto, vai depender sua realização operacional.

A Inteligência forma um Sistema onde seus diversos Órgãos colaboram em conjunto, para uma mesma finalidade.

Assim não se pode separar uma função do conjunto das outras; há sempre entre elas uma plena interdependência.

Os Órgãos do CARATER:

Ou órgãos da atividade, onde são expressas as nossas 3 qualidades práticas, sendo duas de atividade, a Coragem e Prudência; e uma da Firmeza, isto é, de perseverança.

Augusto Comte, afirmava que todo o Ser ativo, deve ser dotado de coragem, para empreender; de prudência para executar; e de perseverança para realizar

 

 

ANEXO II

(D) Parte Fisiológica - Aspecto Dinâmico Operacional das Funções Orgânicas - Funções Operacionais Físico-Químicas . Principais Funções dos Órgãos do Sistema Nervoso Central e Periférico já Confirmados Hoje em dia - 1997 - não contrariando as indicações contidas nas Obras do Filósofo Augusto Comte.

I) Sistema Nervoso Central

1) Encéfalo

1.1 Cérebro

1.1.1 Telencéfalo

1.1.1.1 - Lobo Frontal - Área Motora Principal do Cérebro - Caráter e Inteligência - Centro Cortical da Palavra Falada.

Raciocínio - Olfato.

Sentimento - ligado ao Sistema Límbico e Hipotálamo Parte não Motora do Lobo Frontal- Ligado ao, Sistema Límbico - Raciocínio , Memória .

1.1.1.2 -Lobo Temporal - Parte importante do Sistema Límbico e controle do Sistema Autônomo.

Memória Recente.

1.1.1.3 - Lobo Parietal - Área Septal - Prazeres

1.1.1.4 - Lobo Occipital - No Córtex - Ligação com os órgãos visuais 1.1.1.5 - Lobo Central - Ínsula

1.1.1.6 - Face Medial

1.1.1.6.1 - Corpo Caloso - Conecta áreas corticais dos dois Hemisférios , exceção das do lobo Temporal.; o corpo caloso permite a transferencia de conhecimentos e informações de um hemisfério para outro, fazendo com que eles funcionem harmonicamente; seção cirúrgica faz a incapacidade de descrever objetos colocados na mão esquerda , embora os reconheça.

1.1.1.6.2 - Fórnix - Órgão que faz a ligação do Hipocampo aos Corpos Mamilares -

ligado ao Sistema Límbico.

1.1.1.6.3 - Sépto Pelúcido - Nada encontramos sobre a sua funcionabilidade

1.1.1.7 -Córtex - Substancia cinzenta que se dispõe numa camada fina , na superfície do cérebro e do cerebelo; o córtex é funcionalmente heterogêneo: possuindo áreas sensitivas , motoras e de associação.

1.1.1.8 - Massa Branca

1.1.1.9 - Hipocampo - Estrutura do Sistema Límbico relacionada principalmente com a estabilização do comportamento da "Alma".

1.1.1.10 - Ventrículo - São espaços

1.1.2 - Diencéfalo

1.1.2.1 - Tálamo - Função de Sensibilidade - Todos os Impulsos sensitivos ou sensações , antes de chegar ao córtex , param em um núcleo talâmico, fazendo exceção apenas os impulsos olfatórios ; o tálamo distribui às áreas especificas do córtex; Sensações que recebe das vias leminiscas, integrando-os e modificando- os. Algumas sensações como os relacionados à dor, temperatura e tato protopático, já são interpretados em nível talâmico . O tálamo possui função motora, emocional ,e com a ativação do ativadora do córtex. Mas a sensibilidade talâmica , ao contrario da cortical não é discriminativa, e não permite o reconhecimento da forma e do tamanho de um objeto pelo tato Esteregnosia

1.1.2.2 - Hipotálamo- Possui funções muito numerosa quase todas ligadas a Homesostase , isto é, com a manutenção do meio interno , dentro de limites compatíveis com o funcionamento adequado dos diversos órgãos de controle do sistema nervoso autônomo ; regulador da temperatura corporal; regulador do comportamento emocional; regulador do sono e da vigília; regulador da ingestão de água e de alimentos; regulador da diurese; regulador do sistema endócrino; regulador e gerador dos ritmos circadianos.

1.1.2.3 - Eptálamo- Possui formações Endócrinas e não endógenas ; a formação Endócrina mais importante é a glândula Pineal ; as formações não endócrinas , pertencem ao Sistema Límbico; se relacionando com o comportamento emocional e o reflexo consensual . A glândula Pineal excreta o hormônio Melatonina; as funções deste órgão são ainda controvertidas ; inibe as gônadas ; regula os ritmos circadianos; o "relógio interno" ; regula a atividade imunologica.

1.1.2.4 - Subtálamo - Regula a Motricidade Somática. Lesões do Núcleo Subtalâmico, provocam uma síndrome conhecida Henibalismo; caracterizada por movimentos anormais das extremidades . Estes movimentos são muitos violentos muitas vezes, não desaparecem nem com o sono, podendo levar o doente a exaustão.

1.1.2.5 - Glândula Pineal - Vide Eptálamo

1.1.2.6 - Glândula Hipófise - Tem ação Primordial sobre os testículos e os ovários, produzindo certos tipos de hormônios excruciais à reprodução, tanto feminino como masculino.

1.1.2.7 - Corpo Mamilar - Nada obtivemos neste momento sobre a sua ação funcional

1.1.2.8 -Pituitária - O controle do crescimento e alguns distúrbios corporais são causados pelos hormônios gerados nesta glândula

1.1.3 - Núcleos da Base e Centro Medular - Núcleos da base do Encéfalo- influência sobre as áreas motoras do córtex no movimento voluntário já iniciado , e pelo próprio planejamento do ato motor- a degeneração de suas células provoca a Síndrome de Alzeimer (demência Pré Senil) onde ocorre uma perda de memória e de raciocínio abstrato subjetivo - Área do centro do cérebro - linguagem.

1.2 - Tronco Encefálico- O Papel do tronco Encefálico é agir basicamente na Expressão das Emoções.

1.2.1 Mesencéfalo- A substância cinzenta do mesencéfalo possui papel regulador de certas formas de comportamento agressivo.

1.2.2 - Ponte- Atua nos nervos faciais -Síndroma de Millard-Gubler, impedindo o movimento dos olhos ; afeta também o nervo Trigêmeo

1.2.3 - Bulbo- Afeta a metade da língua; afeta os músculos da faringe e laringe; afeta a metade do corpo, Síndroma de Wellemberg ; Provoca a perda da sensibilidade térmica; perda da sensibilidade dolorosa da metade do corpo.

1.3 - Cerebelo - Manutenção do equilíbrio e da postura , controle do tônus muscular , controle dos movimentos voluntários e aprendizagem motora.

2) Medula Espinhal -Possuem neurônios responsáveis pelo sistema respiratório; quando agredidos por vírus que destruam os neuronios motores , temos a poliomielite. Responsável pelo sentido de posição e movimento; responsável pela perda do tato ; responsável pela perda da sensibilidade vibratória.

 

II) Sistema Nervoso Periférico

1) Nervos

1.1 Espinhais : São aqueles que fazem conecção com a Medula Espinhal , e são responsáveis pela enervação do Tronco, Membros e parte da Cabeça. São em número de 31 pares, que correspondem aos 31 seguimentos medulares existentes.

1.2 Cranianos : São os que fazem conecção com o Encéfalo. A maioria deles se liga ao tronco encefálico, excetuando-se os nervos olfatórios e ópticos que se ligam respectivamente ao Telencéfalo e ao Diencéfalo.

2) Gânglios : Com relação a alguns nervos e raízes nervosas , existem dilatações constituídas principalmente de corpos de neuroneos; conhecidos como os gânglios . Do ponto de vista funcional existem os gânglios Sensitivos e os Gânglios Motores Viscerais.

3) Terminações Nervosas : Nas extremidades das fibras nervosas, situam-se as terminações nervosas, que do ponto de vista funcional são de dois tipos : Sensitivas (Aferentes) e Motoras (Eferentes)

(D) Parte Fisiológica - Orgânica

Divisão do Sistema Nervoso Com Base em Critérios Funcionais

Podemos dividir o Sistema Nervoso em Sistema Nervoso de Vida de Relação ou Somático, e o Sistema Nervoso da Vida Vegetativa ou Visceral.

 

 

1) Sistema Nervoso Somático - É aquele que relaciona o Organismo com o meio ambiente, por meio de impulsos.

 

1.1 Aferente

1.2 Eferente

2) Sistema Nervoso Visceral - É aquele que se relaciona com a inervação e controle das estruturas viscerais.

2.1 Aferente

2.2 Eferente ou Sistema Autônomo

2.2.1 Simpático

2.2.2 Parasimpático

(D) Parte Fisiológica - Aspecto Dinâmico

Organização Morfofuncional

do

Sistema Nervoso

Nos mais primitivos dos seres Vivos , sempre existe a necessidade deles se ajustarem continuamente ao meio ambiente para sobreviver. Devido a esta necessidade, três propriedades do protoplasma são essencialmente importantes : irritabilidade, condutibilidade e contratilidade. Isto acontece até em Sociedade, a começar pela célula a Família.

As células responsáveis por estas operações são conhecidas como neurônios, isto é, células nervosas, com prolongamentos designados oxônios, cujas as extremidades desenvolve-se uma formação especial conhecida como receptor. O receptor transforma vários tipos de estímulos físicos ou químicos em impulsos nervosos ou sensações , que podem então serem transmitidos ao efetuador ( músculo ou glândulas).

Nos animais superiores existe uma união de neurônios, de diversos tipos unidos de formas diferentes ,para formarem elementos nervosos avançados e sofisticados, cujo grupamento se forma o Sistema Nervoso Central.

Este sistema nervoso recebe impulsos nervosos ou sensações , vindos de certos tipos de células nervosas - Neurônios Aferentes, conhecidos também por neurônios sensitivos- que através do seu Axônio , cujo o terminal a Sinapse , que está acoplado a um outro neurônio receptor - conhecido como Neurônio Eferente , se for de um músculo- é codificado como, neurônio motor se for de um Glândula - promovendo uma contração ou uma secreção. Estes Neurônios pertencem ao Sistema Nervoso Autônomo .

Estes elementos envolvidos formam o que conhecemos por Arco Reflexo Simples

Cabe aqui deixar registrado que existe um tipo de neurônio, o de Associação , que promoveu nos vertebrados um grande numero de Sinapse, aumentando a complexidade do sistema nervoso e permitindo a realização de padrões de comportamento cada vez mais elaborado.

Os Neurônios Sensitivos ou Aferentes , cujos corpos estão nos Gânglios Sensitivos, conduzem para a medula ou para o tronco encefálico (Sistema Nervoso Segmentar) impulsos nervosos ou sensações que tiveram as suas origens nos receptores, situados na superfície - na pele, ou no interior - vísceras , músculo e tendões do animal.

Os prolongamentos centrais destes neurônios, ligam-se diretamente (reflexo simples) ou por meio de neurônios de associação aos neurônios motores (somáticos ou viscerais), os que levam o impulso ou sensações aos músculos ou as glândulas, formando-se assim , arcos reflexos mono e polissinápticos.

Exemplo :

Tocamos a mão em uma chapa quente . Neste momento , é importante que o sistema nervoso supra-segmentar - Cérebro e Cerebelo , seja "informado" do ocorrido. Assim os neurônios sensitivos ligam-se a neurônios de associação, situados no Sistema Nervoso Segmentar. Estes neurônios de associação levam estas sensações ou impulsos ao cérebro , onde o mesmo é interpretado , tornando-se consciente e manifestando-se como dor. O Primeiro é a sensação de calor - a calorição , depois vem a retirada reflexa , e por fim vem a dor. A mão é retirada devido a calorição.

As fibras que levam ao Sistema Nervoso Supra-Segmentar as informações recebidas do Sistema Nervoso Segmentar , constituem as grandes vias ascendentes do sistema nervoso.

As Ações Subsequentes após a dor, demandam uma série de movimentos que envolverá a execução de um ou vários atos motores voluntários. Neste momento os neurônios do Córtex Cerebral enviam uma "ordem" ou melhor "Ordens Codificadas" , por meio das fibras descendentes aos neurônios motores, situados no Sistema Nervoso Segmentar, informações sobre o grau de contração e descontração tridimensional e, envia por meio de vias descendentes complexas , impulsos capazes de coordenar a resposta motora , via cerebelo.

 

(D) Parte Fisiológica - Aspecto Dinâmico Operacional Físico-Químico e Biológico

Do

Sistema Límbico

Na fase medial de cada Hemisfério Cerebral observa-se um Anel Cortical contínuo constituído pelo Giro do Cíngulo, Giro Para-Hipocampal e Hipocampo. Este Anel Cortical , contorna as formações inter-hemisféricas e foi considerado por Broca , como um Lobo Independente , o Grande Lobo Límbico( de Limbo = Contorno) . Este Lobo é Filogenéticamente muito antigo, existindo em todos os vertebrados.

O Lobo Límbico, está relacionado ao Hipocampo e Tálamo, unidos no circuito de Papez. Desempenham funções, como a elaboração do processo subjetivo central da Emoção, mas também participa da expressão de tais emoções . O Lobo Límbico pode ser conceituado como um Sistema Relacionado Fundamentalmente com a regulação dos processos Emocionais afetando o sistema nervoso autônomo.

(D) - Parte Fisiológica da "Alma"

Áreas Encefálicas Relacionadas com a Alma.

 

Introdução :

O comportamento do estado da Alma, isto é, das 18 "Funções Vetoriais do Encéfalo", indicadas por Augusto Comte, afetado internamente, primeiramente e primordialmente pelo "órgão" do Sentimento (10) (3 altruístas e 7 egoístas), que gera o Estado Sentimental, que por sua vez é acompanhado, subjetivamente, por um vetor Subjetivo E , que externa a harmonia ou desordem entre os Sentimentos Altruístas e o egoístas ; cujo o grau de oscilação, deste vetor subjetivo E, que definimos como Emoção, isto é, o seu conjunto expressa o Estado Emocional do Ser : complementando: é a forma ou modo de externar os Sentimentos.

Esta Emoção também ocorre acompanhada simultaneamente de um componente do "órgão" da Inteligência", a Expressão ( mímica, oral, escrita etc) , cuja a intensidade e facilidade de Comunicação gerada ,vai depender do nível de Pensamento, que por sua vez depende da lucidez do conjunto das Idéias, que estão armazenadas nas Memórias.

Isto tudo acoplado ao Caráter ( prudência, perseverança e coragem) .

Esta parte dita subjetiva da interligação do Sentimento, com a Inteligência e com o Caráter do Ser, a Medicina Moderna, codifica de " Conjunto Emocional Central Subjetivo", que para os Positivistas é um velho conhecido, e explicado, pela Teoria da Abstração - por meio da Contemplação e da Meditação.

E por outro lado, a Expressão ( oral , escrita e mímica) gera a Comunicação , que a Medicina Moderna codifica como " Conjunto Emocional Periférico, cuja a ação recai sobre o Soma (somático), sobre as Vísceras (visceral) e podemos dizer agora, com certeza, sobre a Sociedade(social) .

Os distúrbios ou as harmonias viscerais , provocadas pelas Emoções, promovem por sua vez, outros distúrbios ou outras harmonias, que inicialmente não constavam do Soma, do próprio Encéfalo e da Sociedade, de forma patológica ou de saúde.

Como não havia Prêmio Nobel em 1825, Gall não foi agraciado e somente mais tarde, quase 120 anos depois, Hess veio a confirmar o que Gall já havia escrito nos seus 6 volumes- Sur les Fonctions du Cerveau et Sur Celles de Chacune de ses Parties- a respeito dentre outras coisas, de que o cérebro era um aparelho e não um único órgão.

Sabemos hoje que a "Alma" ocupa territórios bastante grandes do Telencéfalo e do Diencéfalo, nos quais se encontram as estruturas que integram o Sistema Límbico, a Área Pré-Frontal , o Hipotálamo, o Tálamo e o Tronco Encefálico - que participam da formação e das atividades de nossa "Alma" -

Existe uma teoria que admite que o Encéfalo seja formado de diversos Sistemas de Programas-Software, semelhante ao que ocorre com os computadores, que participam de diversos Órgãos -Hardware ; segue a idéia de alguns "programas":

1) Viver e Escolher ;2) - Crescer , Reparar e Envelhecer; 3) Pensar; 4) Evoluir ;5) Controlar e Codificar ; 6) Repetir ; 7) Despregar, desdobrar ; 8) Aprender , Recordar e Esquecer ; 9) Tocar, Sentir e Lastimar ; 10) Ver ; 11) Necessitar, Nutrir e Avaliar ; 12) Amar e Cuidar ; 13) Temer , Odiar e Lutar ; 14) Ouvir , Falar e Escrever ;15) Saber e Pensar ;16) Dormir Sonhar e Estar Consciente ; 17) Ajudar , Ordenar e Obedecer; 18) Desfrutar , Jogar e Criar; 19) Crer e Venerar ; 20) Concluir e Continuar etc.

Do ponto de vista neuroquímico, os territórios encefálicos relacionados , com a "Alma", são afetados pela alteração da concentração de alguns dos seus componentes, aqui não eletrónicos de uma placa de CPU de computador mas, de produtos químicos, que alteram o Estado Emocional ; estes produtos ativos ou melhor, estas substâncias ativas , onde podemos destacar os peptídios, os opiáceos e as monoaminas, estas últimas originárias em grande parte nos neurônios do Tronco-Encefálico. A riqueza destas áreas em monoaminas, em especial, noradrenalina, serotonina e dopamina, é muito importante, tendo em vista que muitos medicamentos utilizados em psiquiatria para tratamento de distúrbios do comportamento(ação) e da afetividade(sentimento), agem modificando o teor de monoaminas encefálicas. Recentes pesquisas provam que algumas monoaminas e o opióide endógeno beta-endorfina, exercem uma ação moduladora sobre a memória.